ACESSO AO CAIXADIRECTA com CHAVE MÓVEL DIGITAL
A. Questões sobre a CHAVE MÓVEL DIGITAL (CMD)
1. O que é a CMD?
A Chave Móvel Digital permite ao cidadão autenticar-se em vários portais de entidades públicas e não só.
A autenticação é feita com:
- Introdução do Número de telemóvel – onde irá receber o código de segurança;
- Introdução do Código PIN da Chave Móvel Digital – composto por 4 algarismos;
- Introdução do Código de segurança temporário – código numérico, único e temporário (5minutos), composto 6 dígitos OTP (one-time-password) enviado por SMS ou email.
Exemplos de portais de entidades que utilizam a autenticação através da CMD:
- Instituto dos Registos e Notariado (IRN)
- Autoridade Tributária e Aduaneira
- Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)
- Registo Criminal Online
- Segurança Social
- Portal Serviço Nacional Saúde (SNS)
- ADSE
- Outros bancos (BCP, AB, NB)
- EDP Comercial
(fonte: https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital)
2. Como aderir à CMD?
No site CGD existe um link para a página autenticacao.gov para Pedido de Chave Móvel Digital.
Na internet
- Para os portadores de Cartão de Cidadão + leitor de cartões + código PIN de autenticação;
- Através do Portal das Finanças, e exclusivamente para fins de autenticação, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital.
Presencialmente
Para titulares de Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte, num balcão de atendimento dos:
- Espaços Cidadão e Espaços Empresa.
- No momento da entrega do Cartão de Cidadão nos serviços Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)
(fonte: https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave)
3. Como desbloquear a CMD?
- No registo online, na Área Pessoal pode aceder aos seus dados do registo na Chave Móvel Digital com o seu cartão de cidadão, introduzir o seu PIN de autenticação e clicar em "Desbloquear";
- No atendimento presencial pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital.
(fonte: https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-faqs)
4. Presencialmente onde se pode consultar as moradas para adesão/desbloqueio da CMD?
Na página: https://eportugal.gov.pt/locais-lojas-e-espacos (endereços em Portugal e no estrangeiro)
5. Como alterar o PIN ou cancelar a CMD?
Ao aceder à Área Pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Alterar PIN" ou "Cancelar registo".
(fonte: https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-faqs)
6. A utilização da CMD é segura?
A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança: uma palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN) e um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS ou e-mail.
Ao optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.
(fonte: https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-faqs)
7. Outras questões sobre a CMD?
https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital
B. Questões sobre o ACESSO AO CAIXADIRECTA com a CHAVE MÓVEL DIGITAL
1. Como funciona o acesso ao Caixadirecta com a CMD?
Com envio do código de segurança via SMS:
- Nas páginas https://www.cgd.pt ou de acesso ao Caixadirecta online: Clicar no ícone de AUTENTICAÇÃO.GOV.PT
- Clicar no botão AUTORIZAR, para autorizar a CGD a aceder aos dados como o nome e o NIF
- Introduzir o Número de telemóvel + PIN + clicar no botão AUTENTICAR
- Introduzir o código de segurança + clicar no botão CONFIRMAR
- Clicar no botão CONFIRMAR, depois de apresentados o nome e o NIF do cliente
Abre a página inicial do Caixadirecta Online com o cliente autenticado
Com geração do código de segurança através da APP Autenticação.Gov:
São os mesmos passos do 1 ao 5 acima indicados via SMS, exceto o 4 que oferece 2 alternativas para quem ativou a APP: 4. Introduzir o código de segurança gerado pela APP ou clicar no botão “ENVIAR POR SMS” + clicar no botão CONFIRMAR.
2. Qual é a vantagem do acesso via CMD face ao acesso com as credenciais do Caixadirecta?
É uma boa alternativa para quem não se recorda das credenciais Caixadirecta: Nº Contrato + Código acesso. Apenas substitui as credenciais de acesso. Tudo o resto mantém-se: Matriz e SMS Token.
3. Em que canais Caixadirecta está disponível o acesso através da CMD?
Apenas no acesso Caixadirecta online: https://www.cgd.pt.
4. É possível utilizar a CMD no primeiro acesso após a adesão ou atribuição de novo código de acesso do Caixadirecta?
Não. É obrigatório que primeiro personalize o código de acesso inicial acedendo com as credenciais Nº Contrato + Código acesso.
5. Qual é a o remetente e o conteúdo do SMS com o código de segurança?
Origem: CMD
Texto: “Código de segurança: 000000. Autenticação em Caixa Geral de Depósitos.”
6.Qual é a validade do código de segurança?
A validade é de 5 minutos.