Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas
Fundos Europeus e apoios CGD
Fundos Estruturais e apoios CGD
Parcerias
logo PT 2020
O que é

Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão, que adota os princípios de programação que estão alinhados com o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, prosseguindo a ESTRATÉGIA EUROPA 2020, consagrando uma política de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial que estimula o crescimento e a criação de emprego em Portugal.

Este acordo reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

Objetivos

A aplicação dos fundos comunitários do Portugal 2020 será realizada em torno de quatro grandes objetivos temáticos:

Competitividade e internacionalização da economia portuguesa, constituindo-se como principal destinatário dos fundos, concentrando cerca de 40% do total de apoios disponíveis;

Sustentabilidade e eficiência no uso de recursos: visa apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono. E ainda, promover a adaptação às alterações climáticas e proteger o ambiente;

Inclusão social e emprego: visa promover a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade. Além disso, propõe-se promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação;

Capital humano: visa promover o sucesso educativo, o combate ao abandono escolar e reforçar a qualificação dos jovens, bem como promover o ensino superior e a formação avançada.

Programas Operacionais

O Portugal 2020 está organizado em 16 programas operacionais. Cada um tem diferentes objetivos e prioridades de investimento. É essencial conhecer bem o seu projeto e selecionar o programa mais adequado para o seu caso.

Programas Regionais
Norte2020Programa operacional NORTE 2020 é o instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal
Centro2020Programa Operacional da Região Centro tem como base uma estratégia de desenvolvimento regional partilhada com os parceiros regionais
Lisboa2020Programa POR Lisboa 2020 estrutura-se em quatro eixos prioritários: Competitividade, Inovação e Conhecimento, Sustentabilidade Territorial, Coesão Social e Assistência Técnica
Alentejo2020Programa Operacional Regional do Alentejo
Algarve 2020Programa Operacional Regional do Algarve
Açores 2020Programa Operacional Regional da Região Autónoma dos Açores
Madeira 2020Programa Operacional Regional da Região Autónoma da Madeira
Programas Temáticos no Continente
PDR 2020Plano estratégico para a persecução de objetivos estratégicos no âmbito do desenvolvimento rural
POSEUR 2020Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos pretende contribuir especial/ na prioridade de crescimento sustentável
POCH 2020Programa Operacional Capital Humano visa o desenvolvimento e a promoção da convergência económica e social, através do investimento na educação, formação profissional e aquisição de competências
POISE 2020Programa Operacional Inclusão Social e Emprego visa promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego, apoiar a mobilidade dos trabalhadores e promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação
Compete 2020Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (SI Qualificação PME, SI Inovação, SI I&DT)
Montantes disponíveis
ProgramaAno limite Execução Disponível (€MM) 
 PT2020 2023 3.1
 REACT EU 2023 1.2
 PRR 2026 4.6
 PT2030 2029 5.0
 Total disponível 2021-2029 13.9
Última atualização: 30ABR2021

Processo de candidatura e execução do projeto

Defina o seu projeto e os objetivos

Identifique o Programa Operacional que melhor se aplica ao seu projeto

Registe-se no Balcão 2020

Recolha a informação e documentação necessária para justificação e suporte à candidatura

Elabore o planeamento do projeto

Elabore a candidatura com suporte na legislação e no guia do formulário

Simule e justifique a avaliação prevista da candidatura

Valide o formulário de candidatura

Faça upload dos documentos necessários

Submeta a candidatura

A Caixa apoia os seus projetos

Oferta Caixa: PRR | PT2030 | PT2020

  • Parceiros para apoiar a sua empresa na apresentação das candidaturas de acordo com o enquadramento mais adequado.

  • A Caixa está disponível para efetuar uma análise preliminar da vertente financeira do seu projeto.

    Fechar

    Emissão de declarações

    No momento da candidatura poderá ser necessário assegurar as fontes de financiamento comprovando a respetiva capacidade financeira da sua empresa. A Caixa está disponível para efetuar uma análise preliminar da vertente financeira do seu projeto, emitindo:

    - Declaração de Intenção de Financiamento;
    - Declaração de Capacidade Financeira;
    - Declaração de Aprovação de Financiamento.

  • Receba mais cedo os subsídios atribuídos ao seu projeto. A Caixa tem a solução.

  • Garantimos o cumprimento das obrigações da sua empresa perante terceiros em contratos nomeadamente relacionados com as ajudas comunitárias.

  • Financiamento de médio e longo prazo para apoio aos investimentos não enquadráveis ou para montantes acima dos limites definidos.

    Fechar

    Financiamento complementar

    A Caixa está disponível para financiar a componente do investimento que não foi considerada incentivo no seu projeto, através de financiamento de curto, médio e longo prazo. Apoiamos os investimentos não enquadráveis, nomeadamente aquisição de imóveis, viaturas e terrenos, bem como os investimentos de montantes acima dos limites definidos.

    Financiamento associado
    a Parcerias

    Empresas fornecedoras parceiras da Caixa (a divulgar brevemente).

  • Através do Caixa BI, temos a solução para fontes alternativas de financiamento para PME e Grande Empresas.

    Fechar

    Banca de Investimento

    O Caixa Banco de Investimento, em articulação com a CGD, promoverá junto do universo de empresas nacionais a potenciação de fontes alternativas de financiamento para PME e Grande Empresas:

    Estruturação, montagem e colocação de obrigações grupadas;

    Estruturação, montagem e colocação de dívida subordinada;

    Mezzanine finance, Equity finance & Capital de Risco;

    Apoio a clientes interessados em Projetos de Elevada Dimensão como sejam Descarbonização, Hidrogénio e Energias Renováveis;

    Fomento da atividade e prestação de serviços de assessoria em Fusões e Aquisições.

  • A Caixa em parceria com a Fidelidade disponibiliza uma vasta gama de seguros para proteção do seu negócio, património e dos seus trabalhadores.

  • Domicilie os fundos numa conta na Caixa e beneficie das vantagens que temos para a sua empresa.

    Fechar

    Domiciliação de Subsídios

    Domicilie os fundos numa conta na Caixa e beneficie*:
    - Redução em 50% na Comissão mensal de manutenção de conta pacote;
    - Redução de 50% na comissão de emissão de Declarações (Intenção, Capacidade Financeira/Idoneidade Comercial e Aprovação Financiamento)

    *Sujeito a confirmação de instrução irrevogável de receção de fundos na conta de Depósitos à Ordem.

  • Conheça as soluções destinadas a mitigar diversos riscos, permitindo à sua empresa desenvolver a sua atividade com maior segurança.

    Fechar

    Cobertura de Risco

    (*) Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Caixa Geral de Depósitos, S.A. (“CGD”), Avenida João XXI, 63, 1000-300 Lisboa, Agente de Seguros nº 419501357 (registado junto da Autoridade Financeira de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 21/01/2019 - informações adicionais relativas ao registo disponíveis em www.asf.com.pt), autorizada a exercer atividade nos Ramos de Seguro de Vida e Não Vida com a Seguradora Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. e no Ramo de Seguro Não Vida com a COSEC - Companhia de Seguros de Crédito, S.A. A CGD, S.A. não está autorizada a receber prémios nem a celebrar contratos em nome da COSEC e, na qualidade de agente de seguros, não assume qualquer responsabilidade na cobertura dos riscos inerentes ao contrato de seguro.
    COSEC - Companhia de Seguros de Crédito, S.A., Sociedade Anónima de Seguros, com sede na Avenida da Liberdade, 249, 6º piso, 1250-143 Lisboa, autorizada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) a exercer atividade no Ramo de Seguro Não Vida - Crédito e Caução. Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de matrícula e identificação fiscal nº 500726000, com o capital social de € 7.500.000.

Parcerias

Disponibilizamos um conjunto de Entidades Parceiras de Consultoria com o objetivo de apoiar as Empresas no âmbito da preparação, elaboração e acompanhamento das candidaturas para acesso a apoios e instrumentos financeiros (nacionais e/ou comunitários) concedidos no âmbito do Portugal 2020. Consulte aqui a Rede de Parceiros:

Logo ISQ

O ISQ tem experiência consolidada em candidaturas a fundos europeus e nacionais, como o Horizonte Europa, Horizonte Portugal e Portugal 2020, que visem potenciar projetos inovadores em diferentes áreas tecnológicas, caso de sustentabilidade, energia ou i4.0.

Logo LCG

A LCG presta serviços de consultoria, com competência multidisciplinares nas áreas de gestão estratégica e operacional, de sistemas de informação e tecnologia de inovação desruptiva. Sendo uma empresa acreditada, a LCG tem vindo a apoiar empresas do seu grupo e clientes na realização de candidaturas aos diferentes Sistemas de Incentivos.

Logo SPI

Empresa de consultadoria especializada em Inovação, Ciência e Tecnologia, e Território, a SPI conta com presença em Portugal, Espanha, EUA, China e também junto da União Europeia, em Bruxelas. No âmbito do Portugal 2020 e 2030, a SPI detém ampla experiência no apoio à preparação de Candidaturas aos Sistemas de Incentivos previstos nestes Programas.

Logo Yunit

A Visão da Yunit é ser o principal parceiro das Empresas, do pensamento estratégico à implementação da mudança, com competências em Consultoria Financeira e no Apoio ao Investimento e Financiamento, assim como na Fiscalidade e na Eficiência, com o foco na melhoria da performance e criação de valor.

Nota: Estas descrições são da inteira responsabilidade de cada um dos parceiros.