Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas

Crédito às Agências de Viagem e Op.Turísticos

 LA Agências de Viagem

Apoiamos o reforço de tesouraria

Crédito para apoio à tesouraria das Agências de Viagens e Operadores Turísticos destinado ao reembolso das viagens que não foram efetuadas ou foram canceladas por causa da COVID-19.

Características

Linha de Crédito de apoio à tesouraria destinada às empresas de Agências de Viagens e Operadores Turísticos para fazer face à obrigação de reembolso dos valores recebidos para viagens organizadas, que não foram efetuadas ou foram canceladas por facto imputável ao surto da pandemia da doença COVID -19.

Finalidade

Apoiar as necessidades de tesouraria.

Beneficiários

Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), Small Mid Cap e Mid Cap, com atividade em território nacional, que desenvolvam atividade com CAE 79, que:
 
i. Que não eram consideradas como empresas em dificuldades a 31 de dezembro.
ii. Não tenham incidentes não regularizados junto da Banca e do Sistema de Garantia Mútua;
iii. Tenham, à data do financiamento, a situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social;
iv. Não sejam consideradas Entidades com sede ou direção efetiva em países, territórios ou regiões com regime fiscal claramente mais favorável;
v. Não sejam consideradas Sociedades dominadas, por entidades, incluindo estruturas fiduciárias de qualquer natureza, que tenham sede ou direção efetiva em países, territórios ou regiões com regime fiscal claramente mais favorável, ou cujo beneficiário efetivo tenha domicílio naqueles países, territórios ou regiões.
vi. Cumpram com a obrigação de registo no Registo Central do Beneficiário Efetivo.
vii. Assumam o compromisso de pelo prazo de 6 meses desde a data de contratação da operação, não promover, processos de despedimento coletivo ou despedimento por extinção do posto de trabalho;
viii. Assumam o compromisso de não distribuir lucros e dividendos, sob qualquer forma, nomeadamente a título de levantamento por conta.


Operações elegíveis

Operações destinadas exclusivamente ao reembolso dos valores recebidos para viagens, que não foram efetuadas ou foram canceladas por facto imputável ao surto da pandemia da doença COVID -19, montante esse comprovado através de declaração de contabilística certificado/ROC com identificação dos vales (agências de viagens) e vouchers (operadores turísticos) de viagem para reembolso.

Montantes por projeto

Financiamento máximo por operação:

Valor igual ao comprovado montante de reembolsos devidos pelo beneficiário a consumidores finais ou a empresas titulares de Registo Nacional das Agências de Viagens e Turismo (RNAVT) relativos aos valores recebidos para viagens organizadas na aceção do Decreto-Lei n.º 17/2018, de 8 de março, que não foram efetuadas ou foram canceladas por facto imputável ao surto da pandemia da doença COVID -19, montante esse comprovado através de declaração de contabilística certificado/ROC com identificação dos vales (agências de viagens) e vouchers (operadores turísticos) de viagem para reembolso.

O montante de capital do empréstimo acima referido não poderá ainda exceder:
i. o dobro da massa salarial anual do cliente (incluindo encargos sociais, os custos com o pessoal que trabalha nas instalações da empresa, mas que, formalmente, consta da folha de pagamentos de subcontratantes) em 2019 ou no último ano disponível. No caso de empresas criadas em ou após 1 de janeiro de 2019, o montante máximo do empréstimo não pode exceder a estimativa, devidamente documentada, da massa salarial anual dos dois primeiros anos de exploração; ou 
ii. 25 % do volume de negócios total do cliente em 2019.


Condições do financiamento

Prazos máximos:
Até 6 anos
- Período de carência: até 24 meses

Taxa de juro

Fixa ou variável.

Garantia Mútua

As operações de crédito a celebrar no âmbito da presente Linha beneficiam de uma garantia autónoma:
- 90% do capital de cada um dos empréstimos garantidos com Micro e Pequenas Empresas
- 80% do capital de cada empréstimo das Médias Empresas, Small Mid Cap e Mid Cap

Não será exigido ao cliente qualquer tipo de aval ou garantia complementar (pessoal ou patrimonial.

Comissões

Comissão de gestão/acompanhamento | 0,25% / ano sobre saldo em dívida.
Comissão de Transferência para os clientes do beneficiário |  1 Euro por transferência SEPA
Transferências não SEPA  | Conforme Preçário
 

Prazo de Vigência da Linha

Até 30 de junho de 2021.

Mais informações

Contacte já o seu Gestor ou a Agência da Caixa mais próxima para conhecer esta linha em pormenor e beneficiar destes apoios.