.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Linha de Crédito garantida com as SGM

 Crédito garantido com as SGM

Facilita operações de financiamento às PME.

Uma Linha de Crédito Especial para Pequenas e Médias Empresas, com garantia mútua, para melhorar as condições de acesso e assegurar preços mais atrativos no financiamento das PME Portuguesas.

Características

Finalidade

Esta Linha de Crédito Especial para Pequenas e Médias Empresas (PME), com garantia mútua, foi criada no âmbito de uma parceria entre a Caixa Geral de Depósitos e as Sociedades de Garantia Mútua (SGM), com o objetivo de melhorar as condições de acesso e assegurar preços mais atrativos no financiamento das PME Portuguesas.

Operações enquadráveis

Apoio de tesouraria e/ou investimento (com exceção das operações que configurem simples reestruturação financeira ou respeitem a PME com atividade há menos de 3 anos).

As operações de crédito podem assumir as seguintes alternativas:

1º Escalão — Operações até 250.000 euros, com prazo ≤ 5 anos
A decisão deste tipo de operações é efetuada na CGD, podendo as SGM confirmar ou recusar a aprovação da garantia mútua.

2º Escalão — Restantes operações (incluindo situações de análise casuística)
Carecem de aprovação da CGD e das SGM.

"Pricing" máximo

O pricing máximo das operações será determinado em função da "notação de risco" atribuída pela CGD ao cliente, tendo em consideração a percentagem de cobertura da garantia mútua.

A taxa de juro* do crédito bancário a aplicar é a Euribor, acrescida de um spread máximo até 5,75% e de uma comissão de garantia mútua máxima até 2,25%.

Participação mutualista

A empresa beneficiária do crédito adquire obrigatoriamente ações da SGM no montante de 2% da garantia prestada (múltiplos de 100 euros), nas seguintes condições:

a. a participação não pode ser objeto de transmissão até à extinção da garantia;
b. é uma contragarantia da garantia prestada, ficando em penhor a favor da SGM que garante a operação.

É assegurada a recompra das ações pela SGM à PME mutualista, pelo mesmo valor, uma vez terminada a operação, e caso esta queira vender.

Vantagens

a. Obtenção de melhores taxas de juro

b. Obtenção das garantias necessárias ao financiamento da sua atividade.

c. As ações das SGM ficam isentas de comissão de guarda, quando adquiridas por empresas mutualistas no âmbito da presente linha de crédito.


*TAE de 3,721%, calculada com base na TAN de 3,671% (Euribor 3M na base 360 (-0,329%, arredondada à milésima, em dezembro de 2017, acrescida de spread de 4,0%) para empréstimo de 200.000 euros, pelo prazo de 60 meses (com prestações de capital constantes, acrescidas de juros, pagos trimestral e postecipadamente) e com 80% de garantia mútua. Inclui juros, comissão de estudo, de contratação e de acompanhamento e gestão.