.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Garantia Mútua

 Garantias Mútuas

Para garantir o crédito da sua PME.

A garantia mútua é um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às micro, pequenas, e médias empresas, através de garantias financeiras que facilitam a obtenção de crédito nas condições de preço e prazo mais adequadas aos investimentos e ciclos de atividade da empresa.

Características

Finalidade

Facilitar a concretização de operações de financiamento através da prestação de uma garantia financeira.

Condições de acesso

Têm acesso a este produto financeiro as PME:

a. Com 2 ou mais anos de atividade, dos setores industrial, energético, construção, turismo, comércio e serviços;

b. Que sejam titulares de ações de uma SGM, correspondentes a, pelo menos, 2% do valor da garantia a prestar por uma daquelas entidades e no mínimo de 100 euros (ou percentagem diferente que a venha substituir em resultado da alteração das condições de concessão das garantias);

c. Com sede, direção efetiva ou estabelecimento estável em Portugal e que cumpram, preferencialmente, os seguintes indicadores:

- resultados operacionais e líquidos positivos nos 3 últimos exercícios;

- autonomia financeira mínima de 15% no último exercício ou à data de contratação (20% no caso de empresas agro-industriais ou de capital intensivo.

Como funciona

A garantia mútua é um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às micro, pequenas, e médias empresas, que se traduz, fundamentalmente, na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições de preço e prazo adequadas aos seus investimentos e ciclos de atividade.

Através da prestação de garantias a instituições financeiras, em nome das empresas, as SGM intervêm nas operações de financiamento, como se de um fiador ou garante se tratasse, assegurando, de forma irrevogável e à primeira solicitação, o pagamento da percentagem do capital do financiamento garantido que esteja em dívida.

As garantias mútuas podem ser utilizadas como garantias em financiamentos de curto, médio e longo prazo, incluindo contas correntes.

Coberturas

a. até 75% ou 50% das responsabilidades de capital da operação de crédito assumidas pelos beneficiários quando estes sejam PME/ENI, consoante o prazo da operação de crédito seja igual ou superior a 3 anos (exceto locação financeira) ou inferior, respetivamente.

b. até 65% ou 80% das responsabilidades de capital da operação de crédito assumidas pelos beneficiários quando estes sejam Jovens Agricultores, em 1ª instalação, em Empréstimos e Créditos de Campanha, consoante o prazo da operação de crédito seja inferior a 3 anos ou igual ou superior (exceto locação financeira), respetivamente.

Prazos

O prazo da operação é até 7 anos, com possibilidade de 2 anos de carência nos casos em que as operações comportem tal período.

Custos

A taxa de juro é variável, indexada à Euribor, na base 360 dias a 1 mês, 3 ou 6 meses, acrescida de um spread.

O valor das comissões a cobrar pela SGM nas operações de crédito varia em função do prazo e do montante envolvido.

Exclusões

As garantias mútuas não abrangem as operações:

a. que prevejam como garantias, parciais ou totais, aplicações em dinheiro ou títulos;

b. que visem a aquisição de partes sociais de empresas;

c. de locação financeira;

d. de reestruturação financeira, nomeadamente as que envolvam a consolidação de créditos.

O montante máximo de garantia mútua é de 750.000 euros por empresa ou grupo de empresas, podendo, no entanto, este montante ser elevado até 1.500.000 euros por empresa ou grupo empresarial, mediante a constituição de um consórcio entre as SGM para prestação da garantia.

Vantagens

A partilha de risco com outras entidades financeiras facilita o acesso das PME ao crédito, em condições vantajosas:

a. Obtenção de melhores taxas de juro;

b. Possibilidade de redução, ou dispensa, da prestação de garantias reais da empresa e pessoais dos sócios ou acionistas;

c. Obtenção das garantias necessárias ao financiamento da sua atividade.