.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Linha de Crédito Comércio Investe

 Linha Comércio Investe

Modernize o seu comércio.

A Comércio Investe é uma linha de crédito protocolada entre a Caixa, as Sociedades de Garantia Mútua, o IAPMEI e a PME Investimentos, para financiar empresas com projetos de investimento aprovados no âmbito da Medida Comércio Investe para a modernização do setor do comércio.

Características

Finalidade

Apoiar o investimento novo e reforço de fundo de maneio de empresas com projetos de investimento aprovados no âmbito da Medida Comércio Investe (1) de modernização do setor do comércio, em especial em espaços dos centros urbanos.

Beneficiários

Poderão candidatar-se à linha Comércio Investe  as empresas com investimentos em projetos individuais ou em projetos conjuntos a que sejam aderentes, aprovados no âmbito da Medida Comércio Investe de modernização do setor do comércio, em especial em espaços dos centros urbanos, e que:

a. não tenham incidentes não regularizados junto da Banca à data da emissão de contratação;

 

b. tenham a situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social à data da contratação do financiamento.

Tipologia das operações

Empréstimos de médio e longo prazo e locação financeira de equipamentos destinados ao financiamento dos investimentos de seguida classificados como elegíveis.

Operações elegíveis

São elegíveis operações destinadas a financiar as despesas elegíveis de projetos previstos em candidaturas aprovadas no âmbito da Medida Comércio Investe, incluindo:

a. investimento novo em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos,

b. reforço do fundo de maneio associado ao projeto aprovado.

Não são consideradas elegíveis as operações que se destinem à reestruturação financeira e/ou impliquem a consolidação de crédito vivo e operações destinadas a liquidar ou substituir de forma direta ou indireta, ainda que em condições diversas, financiamentos bancários anteriormente acordados.

Montante máximo

Até 160 mil euros por empresa, com um limite máximo por projeto correspondente às despesas elegíveis do projeto, acrescidas de 10% destinados a reforço do fundo de maneio associado ao projeto e deduzidas do valor dos incentivos e dos novos capitais próprios exigidos pela Medida Comércio Investe.

Prazos

Até 9 anos após a contratação da operação (e até 2 anos de carência de capital).

Utilização

Até à data limite fixada para conclusão do projeto, conforme declaração comprovativa das condições do projeto a emitir pelo IAPMEI, com o máximo de 3 utilizações.

Taxa de juro*

Euribor a 6 meses +  spread máximo de 4,2%

Garantias e comissões

Cobertura por garantia mútua até 70% do capital.

Isenção de comissões bancárias.

As comissões relativas à garantia mútua prestada pelas SGM nas operações serão integralmente bonificadas pelo Finova.

Prazo de vigência

Até 22/01/2017.
Extensão do prazo aprovada pela PME Investimentos em junho de 2015. 

_____________________________

(1) As candidaturas à Medida Comércio Investe decorreram até 25.11.2013. Gerida pelo IAPMEI, esta Medida foi criada no âmbito do Fundo de Modernização do Comércio e regulamentada pela Portaria nº 236/2013 de 24 de julho.


*TAE de 4,101% calculada com base na TAN de 3,959% (Euribor 6M (-0,241%) + spread de 4,2%) em março de 2017, para um financiamento de 160.000 euros, prazo de 9 anos e período de carência de 24 meses, sem despesas.