Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas

Linha Capitalizar 2018 – Empresas com Exposição ao Brexit

 Capitalizar 2018 – Empresas com Exposição ao Brexit

Assegure a continuidade dos seus negócios com o Reino Unido.

Beneficie de uma linha de crédito garantida para apoio às empresas com exposição ao Brexit que financia o reforço de fundo de maneio e o investimento das PME nacionais que tenham trocas comerciais com o Reino Unido

Características

A linha “Apoio às empresas com exposição ao Brexit” é uma linha específica de crédito com garantia mútua que integra as soluções de financiamento da Caixa para Micro, Pequenas e Médias Empresas, protocolada com as Sociedades de Garantia Mútua –, o IAPMEI e a PME Investimentos.

Montante da linha

Até 50.000.000 € (até 10% destinam-se exclusivamente a empresas do setor primário).

Finalidade

Minorar os efeitos negativos do Brexit junto das micro, pequenas e médias empresas com trocas comerciais relevantes com o Reino Unido, apoiando operações destinadas a financiar necessidades de fundo de maneio ou investimento, tais como:

a. Projetos de investimento em ativos produtivos, que envolvem novos investimentos e/ou ampliação ou melhoria das instalações existentes;
b. Gastos em investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+i), custos de desenvolvimento, obtenção ou compra de marcas e patentes;
c. Aquisição de empresas que complementem a atividade desenvolvida;
d. Aquisição de imóveis que sejam afetos à atividade empresarial, desde que o montante máximo destinado à sua aquisição não exceda 50% do montante total do financiamento e que a empresa não desenvolva atividade na CAE da divisão 68.

Contempla operações de financiamento bancário, locação financeira imobiliária e locação financeira de equipamentos.

Beneficiários

Micro Pequenas e Médias Empresas, certificadas por declaração eletrónica do IAPMEI, ou outras Empresas de pequena-média capitalização que empreguem menos de 500 pessoas (Small Mid Cap), localizadas em território nacional, e que:

a. Desenvolvam uma estratégia para minorar o efeito negativo do Brexit.
b. Efetuem trocas comerciais com o Reino Unido, cujas exportações e/ou importações tenham um valor superior a 15% do seu volume de negócios.

Montante máximo por empresa

1.000.000 €

Prazos

Fundo de maneio:
até 5 anos para amortização e período de carência até 12 meses.

Investimento:
até 10 anos para amortização e período de carência até 36 meses.

Taxa de juro

A taxa de juro pode ser fixa ou variável. Os juros são integralmente suportados pelas empresas beneficiárias e liquidados postecipadamente, de acordo com a periodicidade das amortizações de capital.

Garantia Mútua

As operações de crédito beneficiam de uma garantia à primeira solicitação prestadas pelas SGM destinada a garantir até 75% do capital em dívida em cada momento do tempo.

Comissões, bonificações e encargos

Comissão de garantia mútua integralmente bonificada pelo FINOVA.
Comissão de Estudo e Contratação de 0,50%.
Isenção das restantes comissões e taxas habitualmente cobradas, excluindo-se todos os custos e encargos, associados à contratação do financiamento.

Prazo de vigência da linha

Até 31 de março de 2020.

Para informações detalhadas sobre as condições de elegibilidade, consulte aqui o Documento de Divulgação e contacte o seu gestor Caixa Empresas ou a Agência da Caixa mais próxima.