Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas

Linha de Crédito Capitalizar 2018 – COVID-19

 Capitalizar 2018 – Empresas afetadas pelo Covid-19

Caixa apoia as empresas e os negócios afetados pelo surto de Covid-19.

Beneficie de uma linha de crédito garantida específica criada para apoiar as empresas e negócios afetadas pelo surto de COVID-19, para reforço de fundo de maneio e financiamento do plafond de tesouraria.

Características

A Linha de Crédito Capitalizar 2018 – Covid-19 é uma linha específica de crédito com garantia mútua que integra as soluções de financiamento da Caixa para Micro, Pequenas e Médias Empresas, protocolada com as Sociedades de Garantia Mútua –, o IAPMEI e a PME Investimentos.

Montante da linha

Até 200.000.000 €, com dotações específicas para:

a. Fundo de Maneio, no valor de 160.000.000 euros.
b. Plafond de Tesouraria, no valor de 40.000.000 euros

Finalidade

Esta linha constitui-se como uma linha específica da Capitalizar 2018 e visa apoiar as empresas cuja atividade se encontra afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de Covid-19.

Beneficiários

Micro Pequenas e Médias Empresas, certificadas por declaração eletrónica do IAPMEI, ou outras empresas, localizadas em território nacional, que desenvolvam atividade enquadrada na lista de CAE em vigor na Linha Capitalizar 2018, com situação líquida positiva no último balanço aprovado, sem incidentes não regularizados e que apresentem declaração explicitando os impactos negativos do surto de Covid-19 na sua atividade económica que fundamentam a necessidade específica de obtenção de financiamento, de acordo com minuta a disponibilizar pela entidade gestora da linha.

Condições de acesso

Dotação Fundo de Maneio
Operações destinadas a financiar necessidades de fundo de maneio, através de financiamentos bancários de curto e médio prazo.

Dotação Plafond de Tesouraria
Operações destinadas a financiar necessidades de fundo de maneio, através de operações em regime de revolving excluindo operações de garantia.

Montante máximo por empresa

1.500.000 €

Prazos

a. Fundo de maneio: até 4 anos (48 meses) para amortização e período de carência até 12 meses
b. Plafond de Tesouraria: 1, 2 ou 3 anos, com possibilidade de denúncia anualmente para operações com prazo superior a 1 ano (limite reutilizável)

Taxa de juro fixa ou variável

Os juros são integralmente suportados pelas empresas beneficiárias e liquidados postecipadamente, de acordo com a periodicidade das amortizações de capital.

Garantia Mútua

As operações de crédito beneficiam de uma garantia à primeira solicitação prestadas pelas SGM destinada a garantir até 80% do capital em dívida em cada momento do tempo.

Comissões, bonificações e encargos

a. Comissão de garantia mútua integralmente bonificada pelo FINOVA.
b. Comissão de Estudo e Contratação de 0,50%
c. Comissão de reembolso de 0,25% sobre o valor reembolsado antecipadamente.
d. Isenção das restantes comissões e taxas habitualmente cobradas, excluindo-se todos os custos e encargos, associados à contratação do financiamento

Prazo de vigência da linha

Até 31 de maio de 2020.

Para informações detalhadas sobre as condições de elegibilidade, consulte aqui o Documento de Divulgação e contacte o seu gestor Caixa Empresas ou a Agência da Caixa mais próxima