.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Linhas de crédito FDU JESSICA CGD

 Linhas FDU JESSICA - CGD

Regeneração e reabilitação urbana.

Apoio a projetos de regeneração e reabilitação urbana apresentados no âmbito dos Programas Operacionais das Regiões Norte, Centro e Alentejo, no âmbito da Iniciativa Comunitária JESSICA.

Características

Destinatários

As Linhas FDU JESSICA - CGD destinam-se a Empresas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Municípios e/ou empresas municipais, Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU) e Fundos de Investimento Imobiliário.

Finalidade

Estes instrumentos têm como finalidade, entre outras:

a. Reabilitação e regeneração urbana em meios urbanos;

b. Projetos que visem a eficiência energética e a produção de energia renovável;

c. Revitalização económica de áreas urbanas direcionada para PME’s e empresas inovadoras/exportadoras;

d. Disseminação de tecnologias de informação e comunicação;

e. Investimentos que potenciem a integração social e o desenvolvimento cultural;

f. Apoio a infraestruturas desportivas e de lazer, infraestruturas e equipamentos de apoio empresarial e modernização de infraestruturas urbanas e espaços públicos.

Linha de crédito para financiamento de projetos que respeitem critérios de elegibilidade dos fundos comunitários JESSICA

Direcionada para entidades públicas ou privadas e parcerias por estas dominadas, sem prejuízo do apoio a atividades com relevante interesse para o desenvolvimento urbano, esta linha destina-se ao financiamento de projetos de construção de unidades residenciais para idosos, residências universitárias, equipamentos sociais, ninhos de empresas e projetos que fomentem a criação de emprego e a dinamização de atividades em centros urbanos, entre outros.

Incorpora capitais provenientes do JESSICA Holding Fund Portugal e da CGD, tendo associado um fundo de equity que participará no capital de projetos muito específicos.

Complementa, quando aplicável, os capitais a financiar em projetos participados por fundos comunitários ou pelo fundo de equity.

Linha de crédito complementar para financiamento de projetos de reabilitação e regeneração urbanas (nas componentes não elegíveis)

Preferencialmente direcionada a entidades privadas ou parcerias por estas dominadas, sem prejuízo de complementar a oferta de financiamento para as entidades públicas ou parcerias por estas promovidas, esta linha destina-se ao financiamento de projetos de regeneração e reabilitação de edifícios existentes, ou em construção, que fomentem a melhoria das atividades económicas e das condições de vida nos aglomerados urbanos.

Complementa, quando aplicável, os capitais a financiar em projetos participados e pela linha anteriormente apresentada.

Outras condições

As operações de crédito candidatas ao financiamento no âmbito do FDU JESSICA CGD devem cumprir todos os critérios de enquadramento definidos para a Iniciativa JESSICA, mostrarem-se economicamente viáveis e serem coerentes com a política de investimento dos Fundos de Desenvolvimento Urbano e do Programa Operacional Regional respetivo.

Os projetos serão analisados caso a caso e o spread a aplicar será variável, de acordo com o montante e o nível de risco associado a cada operação.

Ao spread apurado com base no risco do projeto será deduzida uma bonificação até 1,500%*, por forma de transferir para o cliente final o benefício resultante da utilização de Fundos Comunitários.

Para mais informações, dirija-se à sua Agência ou Gabinete Caixa Empresas ou contacte-nos através do email iniciativa.jessica@cgd.pt.


*TAE de 3,557% calculada com base na TAN de 3,500% (Euribor 12 meses (0,000%) + 3,5%) em março de 2017, para um crédito de 500.000 €, com reembolso a 7 anos e carência de capital de 12 meses.