.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Linha ANDC

 Linha ANDC/CGD

Linha Protocolada entre a CGD e a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC)

Pequeno empréstimo destinado a apoiar pessoas que, não tendo acesso ao crédito bancário normal, têm uma boa ideia de negócio que pretendem concretizar e para a qual reúnem condições e capacidades pessoais.

Características

A quem se destina?

O microcrédito foi concebido para apoiar cidadãos:

a. com capacidade para promover a criação do seu próprio emprego ou pequenos negócios;

b. sem incidentes ou com incidentes justificados no Banco de Portugal;

d. residentes em Portugal, independentemente de serem nacionais ou imigrantes, desde que devidamente legalizados;

e. sem capacidade de recorrer ao crédito bancário tradicional;

f. com dificuldades de acesso e afirmação no mercado de trabalho.

Quais as despesas elegíveis?

São consideradas elegíveis as despesas com a aquisição de equipamentos e outras componentes no âmbito do lançamento de pequenos negócios.

Condições do financiamento

Os proponentes que se candidatam a um empréstimo de microcrédito podem vir a usufruir de condições excecionais, quer ao nível de spreads e comissões praticadas quer ao nível de garantias exigidas:

  • Montante: Até €15.000
  • Prazo: Até 60 meses, incluindo um período de utilização e/ou diferimento até 3 meses
  • Plano de Reembolso: Prestações mensais constantes de capital e juros, durante o período de amortização
  • Taxa de juro*: Euribor (3M), arredondada para a milésima de ponto percentual mais próxima, acrescida de um spread de 3% (*)
  • Comissões, Encargos e Custos: Isenção total de comissões
  • Amortizações Antecipadas: São permitidas amortizações totais ou parciais, sem encargos adicionais, desde que coincidam com a data de vencimento de qualquer das prestações mensais.
  • Garantias: Não são exigidas garantias reais. Será exigida a constituição de uma garantia pessoal (fiança) com o valor correspondente a 20% do capital originalmente constituído em dívida

Como apresentar a candidatura?

Para apresentar um projeto de candidatura, o proponente poderá começar por obter as informações e os esclarecimentos necessários junto da ACM - Agência Central para o Microcrédito, através da Linha de Apoio ao Cliente 808 200 980 ou da mail box microcredito@cgd.pt.

A ACM encaminha posteriormente o potencial micro-empresário para a ANDC, para que esta associação proceda ao estudo e avaliação do projeto de investimento por este apresentado.

Caso a ANDC considere o projeto viável, reconhecendo no candidato e no projeto as características que permitem perspetivar um negócio de sucesso, é elaborado um plano de negócio e uma proposta de financiamento, que serão, posteriormente, enviadas para a ACM.

A ACM decide sobre a concessão do empréstimo, após verificar se os intervenientes na proposta de crédito (proponentes e fiadores) cumprem as condições exigidas.

O acompanhamento posterior dos clientes e dos empréstimos é efetuado de forma articulada entre a ACM e a ANDC.

Consulte também as Perguntas Frequentes »


*TAE de 9,442%, calculada com base na TAN de 2,705% (Euribor 3M (-0,295%) +spread de 3,0%), em agosto de 2016, para uma operação de 10.000 euros, pelo prazo de 48 meses (com prestações mensais, constantes, de capital e juros). Isenta de comissões de estudo, de contratação e de processamento.
Linha de apoio ao Microcrédito