Voluntariado

Na Caixa promovemos a mobilização e a tomada de consciência cívica, social e ambiental. Esta é a nossa imagem pública, conseguida pelo reconhecimento de todos e fundamentada em iniciativas concretizadas, no apoio a causas que defendem os mesmos valores e a mesma filosofia de intervenção.

Somos um banco que promove a sustentabilidade, nas mais diversas frentes, ao mesmo tempo que desenvolvemos as melhores práticas de governação e de conduta ética.

Em coerência com esta atuação, a palavra mobilização faz-se do interior para o exterior. A primeira frente desta mobilização é constituída, de facto, pelos nossos colaboradores, que se interessam e dedicam a causas. Sensíveis à mudança e aos apelos decorrentes dos tempos, olham a sociedade e o bem comum como um foco de interação permanente.

Ajudar, colaborar e interagir com a comunidade é o esforço da Caixa e é o esforço de todos quantos nela trabalham. Uma entrega de que já existem evidências em todo o País, cada uma delas com a animação e empenho de quem participa e zela pelo bem comum, com igual consciência de quem toma conta de si próprio.

Missão, Visão e Objetivos Estratégicos

A Missão do Voluntariado na Caixa passa por incentivar práticas internas de voluntariado e participação comunitária, projetando a CGD como uma instituição próxima, responsável, com valores e práticas de referência.

A Visão alargada do Voluntariado, materializa-se num trabalho em que se procura contribuir para a obra de instituições que trabalham em prol da redução de assimetrias e desigualdades sociais, ambientais e culturais – em primeira instância com recursos humanos, mas também logísticos e financeiros – adaptando a sua escala de atuação às realidades nacional e locais, com igual nível de eficácia.

Os Objetivos Estratégicos do Voluntariado da CGD passam por:

  • Contribuir para que as ações de voluntariado dinamizem as áreas de intervenção social já identificadas como estratégicas para a CGD, como Ambiente, Mar, Literacia Financeira, Empreendedorismo, etc..
  • Obter afirmação institucional com as ações desenvolvidas na área do voluntariado.
  • Desenvolver ações de voluntariado por todo o país, dando oportunidade para participar a todos os colaboradores, no ativo e reformados.
  • Aumentar o número de voluntários que participam em ações de voluntariado.
  • Criar uma estrutura, suportada em canal eletrónico, que apoie todas as ações realizadas.
  • Obter um impacto social uniforme em áreas de intervenção de âmbito nacional e local.
 

Voluntariado corporativo

Iniciativas permanentes

Ações Realizadas

Ano Europeu do Voluntariado