DIA MUNDIAL DA FLORESTA AUTÓCTONE
DEBATE, PRÉMIOS E EXPOSIÇÃO



A Caixa e a LPN (Liga para a Proteção da Natureza) realizaram um debate subordinado ao tema “Floresta Portuguesa: que futuro?”, no Dia Mundial da Floresta Autóctone, no dia 23 de novembro, na Fundação CGD Culturgest. Após o evento foram entregues os prémios do Concurso Nacional de Fotografia “Floresta a Nossa Herança Global” e foi inaugurada a exposição do Concurso.

Debate “Floresta Portuguesa: que futuro?”

O debate “Floresta Portuguesa: que futuro?” insere-se no conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Caixa e pela LPN no âmbito do Ano Internacional das Florestas (AIF).

No decorrer do evento foram apresentadas comunicações de relevância para o conhecimento sobre a gestão e produção florestal, bem como as estratégias futuras para a prevenção dos incêndios florestais. A sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo e com os representantes da CGD e LPN. A moderação do debate esteve a cargo da coordenadora do programa televisivo Biosfera, Arminda Deusdado.

Concurso Nacional de Fotografia “Floresta a Nossa Herança Global”

No final do debate foram entregues os prémios do Concurso Nacional de Fotografia, evento oficial do AIF com o apoio da Autoridade Florestal Nacional, da Olhares e da Yunit. Esta competição esteve aberta à participação do público de 15 de julho a 25 de setembro de 2011, contando com um total de 802 participantes, a nível nacional.

Foram selecionadas três fotografias vencedoras, nas categorias de “Melhor Fotografia”, “Melhor Mensagem” e “Floresta Autóctone”, entre cerca de 2000 imagens muito representativas da nossa floresta que estiveram a concurso. As fotografias vencedoras e as restantes fotos podem ser visualizadas no portal Olhares.

A exposição digital de fotografia com as melhores imagens esteve patente no Átrio Central do Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos, até ao dia 7 de dezembro de 2011e, no dia 19 de dezembro, na Assembleia da República, dia em que se encerraram as comemorações oficiais do Ano Internacional das Florestas 2011.

 

Debate Floresta Portuguesa: que futuro?

Iniciativas Caixa | LPN

Temas relacionados