.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Programa de Baixo Carbono

Programa de Baixo Carbono

Caixa Banco Sustentável.

A Caixa tem como compromisso ser uma instituição sustentável, minimizando o seu impacto no planeta.

Enquadrado na sua política de ambiente, a Caixa criou o Programa de Baixo Carbono como resposta às alterações climáticas. A posição tomada pela Caixa vem ao encontro da sua atitude ativa, através da liderança na resposta às novas exigências de uma economia onde, a nível global, as restrições às emissões de carbono são já uma realidade.

O programa é constituído por cinco setores de atuação:

1. Quantificação de emissões - Monitorização dos consumos energéticos e emissões de gases com efeitos de estufa associados à sua atividade.

2. Redução de emissões - Aplicação de medidas com vista à redução dos consumos energéticos e respetivas emissões

3. Compensação de emissões - Programa de compensação das emissões inevitáveis através de projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável

4. Financiamento de baixo carbono - Desenvolvimento de soluções financeiras ambientalmente responsáveis

5. Sensibilização da comunidade - Ações de sensibilização junto da sociedade, contribuindo para a adoção de boas práticas na área

A estratégia foca-se em duas vertentes:

  • Ação interna: assumindo a responsabilidade pela quantificação, redução e compensação das emissões de gases com efeito de estufa resultantes da sua atividade;
  • Ação externa: atuação junto dos seus stakeholders e também na sociedade em geral, contribuindo para a implementação de uma economia de baixo carbono.

Financiamento de Baixo Carbono

A Caixa aposta na criação de soluções financeiras que facilitam o acesso a produtos ambientalmente responsáveis, bem como na integração destas componentes nas soluções já existentes. Os Clientes particulares, empresariais e institucionais necessitam de novas soluções financeiras que lhes permitam reduzir a sua fatura energética e carbónica. O desenvolvimento de novos produtos e soluções financeiras que promovem a adoção de comportamentos e tecnologias de baixo carbono constitui por isso um vetor fundamental do Programa de Baixo Carbono.

A Caixa participa anualmente em diversos índices e ratings externos de forma a avaliar o seu desempenho. Como exemplo e na área das alterações climáticas destaca-se a participação voluntária, desde 2009, no Carbon Discloure Project (CDP).

As classificações atribuídas pelo CDP constituem uma importante ferramenta para investidores e outros agentes com poder de decisão avaliarem a preparação das empresas para as novas exigências do mercado e a robustez dos seus desempenhos para reduzir os impactes das alterações climáticas.

Ao longo dos anos, o percurso da Caixa, na redução das emissões de carbono e na mitigação dos riscos das alterações climáticas, tem vindo a ser reconhecido. Em 2015, a Caixa alcançou uma pontuação máxima de 100 pontos em Disclosure (transparência da informação reportada), integrando assim o Climate Disclosure Leadership Index (CDLI) ibérico.

A Caixa tem como compromisso ser uma instituição sustentável, minimizando o seu impacto no planeta.

Estratégia CGD