.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Caixa apoia a Cultura

Apoiamos e promovemos iniciativas culturais para a divulgação da música, literatura, artes plásticas e a língua portuguesa em Portugal e no mundo.

Faz parte da tradição histórica da Caixa a assunção de um papel ativo na comunidade enquanto ator social, cujo papel não se restringe, e muito menos se esgota, na criação de valor económico, antes privilegia a criação de valor global para todas as partes interessadas/stakeholders.

No domínio das atividades culturais, a Caixa Geral de Depósitos assume um papel inequívoco, com uma atuação ímpar nas mais diferentes comunidades e locais, promovendo a Música, a Literatura, as Artes-Plásticas e a Língua Portuguesa em Portugal e no mundo.

Com o objetivo principal de promover uma ampla difusão da cultura, a nossa política de atuação integra:

  • Uma ação direta como grande agente cultural, através da Fundação CGD-Culturgest;
  • Uma presença no mercado da arte contemporânea com o enriquecimento da Coleção da Caixa Geral de Depósitos;
  • Uma intervenção descentralizadora através da promoção de eventos com qualidade mediante o desenvolvimento de parcerias com entidades que, por todo o país, desempenham um papel fulcral na organização de iniciativas culturais de prestígio.

De salientar, ainda, o Projeto Orquestras CGD, em curso desde 2001, que, com a parceria de várias orquestras nacionais - Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra Clássica do Centro e, mais recentemente, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra XXI -, tem permitido uma ação continuada e consistente no apoio à divulgação da música, à descentralização da realização de eventos de qualidade e à promoção da criação de novos públicos.