CAIXADIRECTA ON-LINE



Perguntas frequentes

1. Existem limites para as operações?
2. Que tipo de contas posso movimentar no Caixadirecta on-line?
3. De que contas e para que contas posso realizar transferências ?
4. Posso imprimir o comprovativo de operações?
5. Onde posso utilizar o Caixadirecta on-line?
6. Qual é o horário de funcionamento?
7. O que é a matriz ?
8. Quando é que utilizo a matriz?
9. Como ativar a matriz?
10. O que é o SMS Token
11.Quando é que utilizo o SMS Token?
12. Como aderir ao SMS Token?
13. Como posso desativar o Caixadirecta on-line?
14. O que devo fazer se me esquecer do código de acesso?
15. Como posso desbloquear o Caixadirecta on-line?

1. Existem limites para as operações?
Existem limites diários para as transferências efetuadas no Caixadirecta on-line:

  • Para as suas contas no serviço: sem limite
  • Para outras contas da Caixa: €4.500
  • Para contas de outros bancos nacionais: €4.500
  • Para contas de bancos internacionais: €4.500.

Estes limites aplicam-se também às transferências agendadas que poderão ser consultadas na opção Agendamentos.

Existe também um limite de €200 por dia para os pagamentos de telemóveis efetuados através da opção Transferências e pagamentos » Pagamentos » Telecomunicações, internet e transportes.
Para este limite contribuem os agendamentos de pagamento de telemóvel efetuados através desta opção e disponíveis para consulta na opção Agendamentos.

Por razões de segurança, para confirmação de algumas operações são necessários mecanismos adicionais de segurança:

  • Matriz: combinação de números de 3 algarismos;
  • SMS Token: código enviado por sms para o seu telemóvel.

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2. Que tipo de contas posso movimentar no Caixadirecta on-line?

No Caixadirecta on-line terá acesso às contas à ordem, a prazo e poupança de que é titular único ou conjunto em regime de solidariedade.
Poderá ainda consultar e movimentar contas de menores (filhos ou outros) de que é autorizado. O acesso manter-se-á até à data em que o titular da conta adquirir poderes de movimentação (entre os 15 e os 18 anos conforme definido na abertura da conta).

Poderá restringir o universo de contas que pretende gerir neste serviço, entrando na opção Personalização » Serviço Caixadirecta » Contas, Cartões, Créditos, Títulos e Débitos Diretos. Pela mesma via poderá repor as contas retiradas.

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3. De que contas e para que contas posso realizar transferências?

Pode realizar transferências a partir de contas à ordem e poupança para contas da Caixa ou de outros bancos. Terá de ter sempre em atenção a especificidade de cada conta e a suas condições de movimentação.

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4. Posso imprimir o comprovativo das operações realizadas?

Sim, imediatamente após a realização da operação ou sempre que pretender na opção de menu "Comprovativos de operações".

Aqui são apresentadas todas as operações realizadas no Caixadirecta on-line, telefone, mobile, sms, APP Caixadirecta e Caixautomática durante os últimos 2 anos. Poderá consultar, imprimir e enviar por e-mail com os comentários que pretender.

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5. Onde posso utilizar o Caixadirecta on-line?

Pode utilizar o Caixadirecta on-line em qualquer computador com acesso à Internet.

Poderá utilizar indiferentemente o seu PC de casa, do emprego, da escola ou outro porque não precisa, para além do browser, de instalar qualquer outro software no computador. Redobre os cuidados de segurança em locais públicos.

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6. Qual o horário de funcionamento?

O Caixadirecta on-line está disponível 24 horas, podendo existir alguns períodos de indisponibilidade durante a noite.

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7 . O que é a matriz de segurança?

A matriz é um conjunto único de 64 números de 3 algarismos que funciona como elemento de segurança adicional para operações realizadas no serviço Caixadirecta on-line, Caixadirecta telefone, Caixadirecta mobile, Caixadirecta sms e APP Caixadirecta (iOS, Android e Windows 8). A matriz é associada ao contrato Caixadirecta do cliente através de um processo simples de ativação realizada por telefone ou on-line.

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8. Quando é que utilizo a matriz?

Sempre que efetuar uma operação até ao montante diário acumulado igual ou inferior a € 500 ser-lhe-ão solicitados 3 dígitos aleatórios da matriz. Para montantes diários acumulados superiores a € 500, será solicitado o SMS Token.

Para o somatório dos € 500 contribuem as várias operações efetuadas, num mesmo dia, em sessões diferentes e nos vários serviços.

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9. Como ativar a matriz?

Para ativar a matriz, deve aceder ao Caixadirecta online e selecionar a opção Personalização » Gestão do serviço Caixadirecta » Gerir mecanismos.

Em alternativa, pode ativar a sua matriz no serviço Caixadirecta telefone, selecionando a opção 2 no teclado para falar com o Assistente.

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10. O que é o SMS Token?

O SMS Token é um mecanismo de segurança do Caixadirecta on-line, Caixadirecta telefone e APP Caixadirecta (iOS, Android e Windows 8).

O SMS Token consiste na confirmação das operações através de um código numérico que é enviado por sms para o seu telemóvel e que deverá ser introduzido no Caixadirecta on-line, Caixadirecta telefone ou na APP Caixadirecta.

Com este mecanismo adicional de confirmação, aumenta a segurança das operações no serviço Caixadirecta on-line, Caixadirecta telefone e APP Caixadirecta.

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11. Quando é que utilizo o SMS Token?

O SMS Token é utilizado sempre que:

  • Efetuar uma operação (ex: transferência, pagamento, etc.) cujo montante diário acumulado seja superior a € 500;
  • Efetuar um pagamento de telemóvel com montante igual ou superior a € 50;
  • Efetuar uma transferência internacional;
  • Efetuar requisição de cheques;
  • Ativar o SMS Token;
  • Subscrever o MB-Net.

Quando solicitar uma operação nas condições anteriores será enviado para o seu telemóvel um sms com:

  • Os dados da operação (que deverá verificar se estão corretos);
  • Um código numérico que deverá inserir no Caixadirecta on-line, Caixadirecta telefone ou na APP Caixadirecta. A utilização deste código pressupõe a validação da operação indicada no sms.

Cada código só pode ser utilizado uma vez e tem uma validade de 60 segundos. Ao fim deste tempo terá de solicitar novo código para confirmar a operação.

Sem o SMS Token, poderá continuar a utilizar o Caixadirecta on-line, Caixadirecta telefone e APP Caixadirecta, para consultas e operações onde não seja necessária a confirmação com este mecanismo.

Apenas o detentor do telemóvel terá conhecimento do código correto. Após 3 tentativas falhadas de resposta os serviços Caixadirecta bloqueiam.

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12. Como aderir ao SMS Token?

Para aderir ao SMS Token, deve associar o seu número de telemóvel ao contrato Caixadirecta.

Se o nº de telemóvel que pretende utilizar para o SMS Token for o registado aquando da adesão ao contrato Caixadirecta, então a ativação é imediata após introduzir o código de ativação que foi enviado por SMS.

O processo de ativação poderá ser feito através do:

  • Caixadirecta on-line, selecionando as opções Personalização » Gestão do Serviço Caixadirecta» Gerir mecanismos
  • Ou ainda através de um Assistente do Caixadirecta telefone.

Se desejar ativar um número de telemóvel diferente dos que tem registados como contactos, então o SMS Token apenas ficará ativo após receção da proposta que é enviada para a sua morada.

A qualquer momento poderá alterar o telemóvel associado ao contrato. Para tal deve selecionar no Caixadirecta on-line a opção Personalização >> Gestão do serviço Caixadirecta >> Gerir mecanismos. Deverá clicar em “Editar” junto ao número de telemóvel e indicar o novo contacto. Após o registo do seu pedido, será enviada para a sua morada uma proposta com o pedido de alteração que deverá assinar e devolver à Caixa através do envelope RSF. Após a receção da proposta é efetuada a ativação do novo contacto associado ao SMS Token.

Só após esta ativação poderá utilizar o SMS Token.

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13. Como posso desativar o serviço Caixadirecta on-line?

Para desativar o serviço Caixadirecta on-line selecione a opção Personalização>> Gestão do serviço Caixadirecta>> Ativar ou desativar serviço.
Poderá também ligar para o serviço Caixadirecta telefone.
De seguida, selecione as opções::

5 - Alterações e cancelamento do Caixadirecta
3 - Desativar os serviços Caixadirecta
1 - Desativar o canal on-line

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14. O que devo fazer se me esquecer do código de acesso?

No caso de esquecer os seus códigos de acesso dos serviços Caixadirecta, deverá pedir a regeneração do código:

  • em qualquer Caixautomática
  • em qualquer Agência da Caixa
  • por telefone: 707 24 24 24, 91 405 24 24, 93 200 24 24 ou 96 200 24 24, selecione a opção 2 no teclado para ligar ao assistente.

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15. Como posso desbloquear o Caixadirecta on-line?

Para desbloquear o contrato Caixadirecta, basta solicitar a regeneração do código de acesso aos serviços Caixadirecta.
Se tiver conhecimento do seu código de acesso, poderá pedir o desbloqueio do contrato numa Agência da Caixa ou num Caixautomática.
Se não tiver conhecimento do seu código de acesso, poderá pedir o desbloqueio do contrato sendo atribuído um novo código:

  • em qualquer Caixautomática
  • em qualquer Agência da Caixa
  • por telefone: 707 24 24 24, 91 405 24 24, 93 200 24 24 ou 96 200 24 24, selecione a opção 2 no teclado para ligar ao assistente.

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