.

"A Cidade Global. Lisboa no Renascimento."

Museu Nacional de Arte Antiga, 24/02 a 09/04

Agenda

Exposição a visitar no Museu Nacional de Arte Antiga. Condições especiais para clientes Caixa. 09-02-2017

Baseada no livro editado recentemente no Reino Unido The Global City. On the streets of the Renaissance Lisbon, da autoria conjunta de Annemarie Jordan Gschwend (Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar) e de Kate Lowe (Universidade Queen Mary de Londres), a exposição pretende abordar as realidades urbana, económica, social, cultural e científica, vividas em Lisboa em pleno Séc. XVI, em que nomeadamente a Rua dos Mercadores, desaparecida no terramoto de 1755, surgia como a grande praça financeira da Europa.

A tese das historiadoras que, com o acompanhamento cientifico de Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, comissariam esta exposição, é ilustrada pelos quadros de um artista anónimo, pintados entre a década de 1570 e 1620, que têm agora oportunidade de ser vistos pela primeira vez em Lisboa. Além destas duas peças, de referência para o conhecimento histórico daquele período da nossa história, a exposição inclui peças como a Vista Panorâmica de Lisboa (Leiden University Library), o Cofre-relicário de São Vicente (Sé Patriarcal de Lisboa), a vista ribeirinha de Lisboa da Crónica d’el Rei D. Afonso Henriques (Museu Condes de Castro Guimarães/Câmara Municipal de Cascais), as Obras Matemáticas de Francisco de Melo (Stadtarchiv der Hansestadt Stralsund), entre muitas outras.

Vantagens Caixa

Entre 24 de fevereiro e 9 de abril, os clientes Caixa podem visitar gratuitamente esta exposição temporária assim como a coleção permanente do Museu Nacional de Arte Antiga (acesso pelo Largo 9 de abril). Basta que apresente o seu cartão de débito, crédito ou caderneta da CGD na bilheteira do Museu.
Cada cartão dá acesso a 1 entrada gratuita para o seu titular.


Datas: 24 de fevereiro a 9 de abril de 2017
Local: Museu Nacional de Arte Antiga
Horários:
Fevereiro: De terça a domingo: 10h00 - 18:00;
Março e Abril: Terça a quinta e domingos: 10h00 - 18h00 | Sextas e sábados: 10h00 - 20h00

Créditos

  • Texto CGD
  • Fotografias © Cortesia The Society of Antiquaries
Exposição A Cidade Global. Lisboa no Renascimento.