Perguntas Frequentes



As questões apresentadas pretendem auxiliar no esclarecimento das dúvidas mais frequentemente apresentadas pelos clientes.

Abertura e movimentação de contas
Como posso movimentar a minha conta na Caixa a partir do estrangeiro?
Que fazer em caso de perda, roubo ou extravio de um cartão?
O que é um cash-advance?
Em que moeda são debitadas as transações efetuadas com cartão fora da zona euro?
Como posso pagar os impostos em Portugal? O que é a Domiciliação de Pagamentos?
Como posso domiciliar os meus pagamentos?
Que condições devo ter para estar isento de despesas de manutenção?

Estruturas de contacto com a Caixa
Que operações podem ser efetuadas num Escritório de Representação?
Como posso subscrever o serviço Caixadirecta para aceder, por telefone ou on-line, às contas na Caixa?
Qual o horário de funcionamento do Caixadirecta on-line?
Quais os custos do serviço Caixadirecta on-line?
A partir de que países se pode aceder às linhas telefónicas gratuitas do Caixadirecta Residentes no Estrangeiro?

Transferências
Quais os dados que necessito para fazer uma transferência internacional?
O que é o Código Swift?
O que é o IBAN e como posso sabê-lo?

Crédito
Posso pedir crédito num Escritório de Representação ou Sucursal para compra de casa em Portugal?
A Caixa financia os estudos no estrangeiro?
Um estrangeiro que não reside em Portugal pode pedir crédito à habitação na Caixa?

Outras
Como devo comunicar à Caixa a alteração da minha morada?

Abertura e movimentação de contas

Como posso movimentar a minha conta na Caixa a partir do estrangeiro?
Poderá movimentar a sua conta através do serviço Caixadirecta on-line pela Internet ou através do Caixadirecta telefone através dos números: 00 800 351 351 00 (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suíça), 011 800 351 351 00 (EUA e Canadá), 0 800 888 12 13 (Brasil), 0 800 100 4698 (Venezuela), 0 800 961 (Macau), 0 800 980 964 (África do Sul)  ou +351 707 24 24 24 (restantes países).
Poderá ainda dirigir-se a qualquer Representação da Caixa no estrangeiro.

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Que fazer em caso de perda, roubo ou extravio de um cartão?
Em caso de perda, furto ou extravio do seu cartão, deverá participar de imediato a ocorrência, através do Serviço de Apoio ao Utilizador +351 21 842 24 24, disponível 24 horas, ou em qualquer Agência.

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O que é um cash-advance?
A transação, denominada de Cash-Advance, permite-lhe utilizar de imediato o Plafond de um Cartão de Crédito, sendo efetuada uma transferência da Conta Cartão em causa, para a Conta de Depósitos à Ordem associada.

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Em que moeda são debitadas as transações efetuadas com cartão fora da zona euro?
As transações são sempre debitadas na moeda da Conta à Ordem a que o Cartão em causa está associado, ou seja, o Euro.

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Como posso pagar os impostos em Portugal?
Se precisa de pagar os seus impostos em Portugal, pode fazê-lo através do serviço Caixadirecta on-line ou telefone. O serviço Caixadirecta on-line tem a funcionalidade “Pagamentos - Estado e Setor Público” com as várias opções – pagamento de IRS, de IRC, IVA, IMI, IMV, Imposto de Circulação e Camionagem, Imposto de Selo, Imposto Especial sobre o Consumo e Multi-Imposto. Se preferir utilizar o Caixadirecta telefone, ligue 00 800 351 351 00 (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suíça), 011 800 351 351 00 (EUA e Canadá), 0 800 888 12 13 (Brasil), 0 800 100 4698 (Venezuela), 0 800 961 (Macau), 0 800 980 964 (África do Sul)  ou +351 707 24 24 24 (restantes países).

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O que é a Domiciliação de Pagamentos?
Trata-se de um serviço gratuito, que proporciona de uma forma simples e cómoda, a realização de pagamentos frequentes, como a água, luz, telefone, entre outros, sem correr o risco de esquecimento ou de extravio de faturas.

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Como posso domiciliar os meus pagamentos?
Poderá aderir ao Sistema de Débitos Directos (SDD) que permite de uma forma simples e eficaz assegurar o pagamento das suas despesas regulares por débito em conta sem qualquer custo adicional.
O acesso ao SDD poderá ser através do serviço Caixadirecta, no Multibanco ou em qualquer Agência da Caixa. Para poder ativar a sua autorização de débito em conta, a entidade de que é cliente, associado ou utente terá de facultar-lhe previamente o Número de Entidade e o número atribuído à sua autorização de débito em conta. Depois, através do serviço Caixadirecta (opção Pagamentos/ Débitos Diretos) ou do Multibanco (opção Débitos Diretos), preencha e confirme os dados solicitados.

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Que condições devo ter para estar isento de despesas de manutenção?
A Caixa isenta da cobrança de despesas de manutenção as contas de depósitos à ordem de acordo com as condições descritas no preçário.

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Estruturas de contacto com a Caixa

Que operações podem ser efetuadas num Escritório de Representação?
De acordo com a legislação em vigor, num Escritório de Representação não é possível efetuar operações bancárias. No entanto, os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços, assim como entregar documentação para várias finalidades, nomeadamente:

  • Abertura de Contas;
  • Adesão aos Cartões de Débito e de Crédito;
  • Adesão ao Caixadirecta;
  • Pedidos de Crédito Pessoal e de Crédito Imobiliário;
  • Aplicações Financeiras;
  • Provas de Emigrante e de Não Residente.

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Como posso subscrever o serviço Caixadirecta para aceder, por telefone ou on-line, às contas na Caixa?
Se não é cliente do serviço telefónico poderá, em simultâneo, aderir a ambos os serviços (telefone e on-line). Pode solicitar a adesão através do site www.cgd.pt. O seu pedido irá desenrolar-se em 3 passos:
1. Preencha o questionário de adesão, e escolha os códigos que pretende utilizar, por telefone e on-line;
2. De seguida receberá, via e-mail, a proposta de adesão e as condições gerais de utilização, que deverá assinar e devolver para a morada indicada;
3. Finalmente, receberá, via e-mail, a confirmação de ativação do serviço. Neste momento, com os códigos (que escolheu no passo 1) e o seu número de contrato (que recebeu no passo 2) já poderá aceder ao serviço Caixadirecta, por telefone e on-line.

Em alternativa pode:

  • Dirigir-se a qualquer Escritório de Representação ou Agência da Caixa onde receberá, na mesma altura, o seu número de contrato e códigos de serviço;
  • Solicitar a adesão para o e-mail caixadirecta@cgd.pt indicando o seu nome completo e a morada onde deseja receber a Proposta de Adesão;
  • Solicitar a adesão por telefone, através dos números: Se já é cliente Caixadirecta telefone poderá, apenas com um telefonema, ativar e escolher o seu código de acesso do serviço Caixadirecta on-line.

A partir desse momento, poderá aceder ao seu serviço de Internet banking para consultas e um conjunto restrito de operações. De seguida, receberá na sua morada o cartão matriz, que servirá de chave adicional de segurança para operações de pagamentos e transferências.

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Qual o horário de funcionamento do Caixadirecta on-line?
O Caixadirecta on-line está disponível todos os dias da semana a qualquer hora, exceto entre as 2h00 e as 5h00 da manhã (hora de Portugal Continental).

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Quais os custos do serviço Caixadirecta on-line?
A adesão e utilização do Caixadirecta on-line são gratuitas. As operações realizadas têm um preçário próprio, nalguns casos inferior ao praticado nas Agências da Caixa (transferências interbancárias, requisição de cheques e ordens de bolsa). Transferências entre contas CGD, pagamentos de serviços, telemóveis, Estado, cartão de débito, compras e autorizações de débitos diretos são grátis.

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A partir de que países se pode aceder às linhas telefónicas gratuitas do Caixadirecta Residentes no Estrangeiro?
Países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suíça) - 00 800 351 351 00
EUA e Canadá - 011 800 351 351 00
Brasil - 0 800 888 12 13
Venezuela -0 800 100 4698
Macau - 0 800 961
África do Sul - 0 800 980 964  

As linhas gratuitas são exclusivas para clientes residentes no estrangeiro com contrato Caixadirecta. A partir de outros países, os clientes devem ligar o número +351 707 24 24 24 (chamada paga).

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Transferências

Quais os dados que necessito para fazer uma transferência internacional?
Para realizar uma Transferência Internacional, deverá possuir o Código SWIFT, referente ao Banco Estrangeiro, o Nome do Banco, a sua Morada, o País correspondente, o IBAN ou Número de Conta e o Nome do Beneficiário.

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O que é o Código Swift?
É o Código que permite a identificação de um Banco, e deverá ser obtido junto do Banco Beneficiário Estrangeiro.

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O que é o IBAN e como posso sabê-lo?
O IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) identifica o número de Conta à Ordem de um Cliente, a nível internacional, validando o País, Banco e Conta do beneficiário e permitindo melhorar a eficácia do serviço prestado pelos Bancos em Transferências Internacionais.
Pode encontrar o IBAN da sua conta na caderneta, no extrato de conta à ordem, no serviço Caixadirecta, no serviço Caixautomática (disponível em qualquer Agência em Portugal) ou ainda através dos nossos Escritórios de Representação.

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Crédito

Posso pedir crédito num Escritório de Representação ou Sucursal para compra de casa em Portugal?
Sim. Os Escritórios de Representação e as Sucursais estão habilitados a assistir os clientes e a encaminhar os processos de crédito à habitação para as Agências em Portugal.

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A Caixa financia os estudos no estrangeiro?
A Caixa financia a formação em Portugal e no estrangeiro (cursos superiores, pós-graduações, mestrados, doutoramentos, trabalhos de investigação, especializações, formação profissional), aquisição de computadores, material informático ou outro material ligado à formação. Pode pedir o crédito até 30.000€ (formação em Portugal) ou 60.000€ (formação no estrangeiro) e com prazos de crédito até aos 16 anos (formação em Portugal) e até 15 anos (formação no estrangeiro). Conheça as condições do Crediformação.

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Um estrangeiro que não reside em Portugal pode pedir crédito à habitação na Caixa?
Podem usufruir da oferta “Live in Portugal”, os clientes que, simultaneamente, possuam nacionalidade e residência num dos seguintes países: Reino Unido, Irlanda, Espanha e Alemanha. Poderão ser ainda analisadas, casuisticamente, propostas de residentes noutros países.

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Outras

Como devo comunicar à Caixa a alteração da minha morada?
Para atualizar a sua morada, pode imprimir e preencher o formulário e enviar, juntamente com uma fotocópia de comprovativo de morada, para qualquer agência da Caixa em Portugal ou no Estrangeiro ou ainda para a morada:
Caixa Geral de Depósitos
Direção de Suporte Operacional
SSO2 - Base de Dados
Av. João XXI, 63
1000-300 Lisboa

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