Apoio ao Turismo - Médias e Grandes Empresas

 https://sdcgd.grupocgd.com/Empresas/Investimento-Capitalizacao/PublishingImages/Apoio-MG-Turismo-Covid/LCF_Turismo_CGDpt_480x380.jpg

Apoio à atividade e manutenção dos postos de trabalho

Linha de crédito para fazer face às necessidades de Tesouraria das Médias e Grandes Empresas do Turismo salvaguardando a sua atividade e a manutenção dos seus postos de trabalho.

Características

Dotação global

300.000.000 €.

Finalidade

Apoio ao emprego e à manutenção dos postos de trabalho das médias e grandes empresas do setor do Turismo fortemente afetadas pela pandemia Covid-19.

Destinatários

Médias Empresas (PME), tal como definido na Recomendação 2003/361/CE da Comissão Europeia, certificadas pela Declaração Eletrónica do IAPMEI, ou

Small Mid Cap e Mid Cap, como definido no Decreto-Lei n.º 81/2017, de 30 de junho, ou

Grandes empresas

com atividade em território nacional, que desenvolvam atividade principal ou secundária, nas listas de CAE elegíveis e que cumpram cumulativamente requisitos de elegibilidade. Ver  CAE no Documento de Divulgação da Linha.

Prazo de Vigência da Linha

Até 31 de Dezembro de 2021.

Montante máximo por empresa

4 000 € por posto de trabalho comprovados através da última folha de remunerações entregue à Segurança Social antes da contratação da operação com a banca.

Ver Documento de Divulgação da Linha.

Prazos

Até 6 anos, após a contratação da operação

Período de carência: até 18 meses após contratação da operação.

Prazo de Utilização: Uma única utilização da totalidade do montante, até 30 dias corridos a contar da data de contratação, não podendo o Banco atribuir data-valor do crédito na conta do cliente anterior à data da disponibilização efetiva dos fundos.

Taxa de juro

Na modalidade de taxa fixa ou variável.

Os juros serão integralmente suportados pelo beneficiário e liquidados mensal e postecipadamente.

Garantia Mútua

Garantia mútua de 80% do capital em dívida a cada momento, prestada à primeira solicitação pela Sociedade de Garantia Mútua.

Elegibilidade Operações

Operações destinadas exclusivamente ao financiamento de necessidades de tesouraria.

Não são aceites ao abrigo desta linha:

Operações que se destinem à reestruturação financeira e/ou impliquem a consolidação de crédito vivo ou destinadas a liquidar ou substituir financiamentos anteriormente acordados com o Banco.

Operações destinadas à aquisição de terrenos e imóveis em estado de uso, bem como de imóveis de uso geral que não possuam já (antes da aquisição) características específicas adequadas às exigências técnicas do processo produtivo da empresa.   

Conversão em valor não reembolsável

Uma parte do empréstimo poderá ser convertida em subvenção não reembolsável, tendo como limite 20% do valor do financiamento.

Comissões

- Comissão de gestão/acompanhamento
- Comissão de Garantia

Mais informações

Contacte o seu Gestor Caixa Empresas ou Caixa Negócios para mais informações.