Linha de Apoio Turismo + Sustentável

 Linha de Apoio Turismo + Sustentável

Apoiar as empresas do setor do turismo na área da sustentabilidade ambiental

Linha gerida pelo Banco Português de Fomento (BPF) com uma dotação de 50M€, com garantia mútua, em crédito para apoiar investimentos na área da sustentabilidade ambiental (gestão da energia, gestão da água, gestão de resíduos, biodiversidade).

Características

Destinatários

- Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), bem como Small Mid Cap e Mid Cap, e Grandes Empresas, que desenvolvam atividade principal nos CAE identificados pela Entidade Gestora da Linha (BPF) e localizadas em território nacional.

- Sejam empresas aderentes ao Programa Empresas Turismo 360º,

Finalidade

Apoiar as empresas na realização de investimentos em equipamentos, sistemas e soluções que garantam:

  • Gestão eficiente da energia (produção para autoconsumo, aquecimento/arrefecimento, isolamento térmico, ventilação, climatização, iluminação, monitorização e controlo inteligente, etc.);

  • Gestão eficiente da água (infraestruturas e equipamentos de uso eficiente, monitorização e controlo inteligente do consumo, reutilização e redução de perdas, otimização de rega, etc.);

  • Mobilidade sustentável (veículos elétricos e pontos de carregamento);

  • Gestão eficiente de resíduos (prevenção, reutilização e valorização orgânica ou material);

  • Economia circular (redução do impacto ambiental);

  • Biodiversidade (proteção e valorização dos espaços exteriores e dos recursos naturais).

Montante máximo

Até 750.000 € por empresa.

Prazos

Mínimo de 12 meses.
Máximo de 180 meses.

Garantia

As operações de crédito a celebrar no âmbito da presente Linha beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas SGM, destinada a garantir até 80% do capital em dívida a cada momento.

Taxa de juro

Taxa de Juro Fixa ou Variável, com spread máximo até 275 pb.

Comissões

  • Comissão de estruturação e montagem da operação.
  • Comissão de Garantia (a cobrar pela SGM).

 

Elegibilidade Operações

Operações destinadas a financiar investimentos enquadrados nas categorias abaixo indicadas:

  • Gestão da Água
  • Gestão da Energia
  • Mobilidade Sustentável
  • Gestão de Resíduos
  • Economia Circular
  • Biodiversidade

As operações devem incluir, pelo menos, investimento na categoria "Gestão da Água" ou na categoria "Gestão da Energia", não sendo enquadráveis candidaturas em que o investimento corresponda, exclusivamente, a intervenções no âmbito das demais categorias.

 

Setores restritos 

Operações para aquisição de imóveis, bens em estado de uso e viaturas ligeiras que não assumam o caráter de “meios de produção”.
Admite-se a aquisição de imóveis que sejam afetos à atividade empresarial, desde que o montante máximo do financiamento destinado à sua aquisição não exceda 50% do total de financiamento. A aquisição de viaturas ligeiras no âmbito do “CAE 771 - Aluguer de veículos automóveis ligeiros” é enquadrável no conceito de “meios de produção”, desde que se demonstre possuir meios para propulsão com base em energias limpas.

Conversão em valor não reembolsável

Uma parte do empréstimo poderá ser convertida em subvenção não reembolsável, tendo como limite 20% do valor do financiamento contratado, desde que cumpridas determinadas condições.

Prazo de Vigência da Linha

Até 12 meses após a abertura da Linha podendo ser prorrogada por comunicação pelo Banco Português de Fomento (BPF), caso a mesma não se esgote no primeiro prazo

Mais informações

Contacte o seu Gestor Caixa Empresas ou Caixa Negócios para mais informações.