Caixadirecta

Companies
Individuals
Close

Caixadirecta

Individuals
Companies
Serviço MB Net
Serviço MB Net

Como fazer compras com MB NET

Agora a autenticação de compras de montante ou risco elevado em pagamentos com MB Net é feita na APP Caixadirecta, assegurando o cumprimento das normas europeias para uma maior segurança nas compras online.


O que é o serviço MB NET

O MB NET é um serviço gratuito que permite a criação de cartões MB NET (cartões virtuais para pagamentos não presenciais), a partir de um cartão bancário de débito, crédito ou pré-pago, para a realização de compras não presenciais em comerciantes que aceitem as marcas MasterCard ou Visa.

O MB NET reforça a segurança dos pagamentos não presenciais, uma vez que os dados do cartão bancário real nunca são disponibilizados ao comerciante e a utilização dos cartões MB NET está sujeita a limites próprios pré-definidos.

Adesão

O serviço MB NET está disponível no Caixadirecta via web ou através da APP. Para aderir deve seguir os seguintes passos:

  • Selecione a opção Cartões» Serviço MB NET» Adesão ao MB NET;
  • Escolha qualquer um dos seus cartões, de Débito, de Crédito ou Pré-Pago, sobre o qual pretende gerar o Cartão virtual MB NET. A adesão é efetuada por cartão;
  • Defina o montante máximo de compras, por dia, associado ao cartão bancário no serviço MB NET.

Este montante poderá ser alterado em Cartões» Serviço MB NET» Alterar montante máximo diário.

Para gerar um Cartão Virtual MB NET no Caixadirecta, siga os seguintes passos:

  • 1. Selecione a opção Cartões» Serviço MB NET» gerar cartão MB NET;
  • 2. Selecione o cartão bancário que entretanto escolheu na adesão ao serviço MB NET;
  • 3. Escolha o tipo de cartão MB NET que pretende gerar: Cartão de compra única para a realização de uma compra ou Cartão Comerciante para efetuar um número ilimitado de compras no mesmo comerciante (validade até 12 meses);
  • 4. Defina o valor máximo do cartão MB NET (corresponde ao valor máximo das compras efetuadas com o cartão MB NET, independentemente do tipo de cartão escolhido);
  • 5. Atribua um nome ao cartão MB NET para melhor identificação no momento das suas consultas;
  • 6. No site do comerciante introduza o n.º do cartão, data de validade e CVV2/CVC2;
  • 7. Se se verificar a necessidade de autenticação, ser-lhe-á enviada uma notificação via APP Caixadirecta;
  • 8. Deve aceder a MY CGD » Tarefas pendentes para autenticar a operação. Dispõe de 4 minutos;
  • 9. De seguida, volte ao site do comerciante e escolha “Continuar” para concluir a compra. É importante manter a sua APP Caixadirecta atualizada, ativar as notificações da APP Caixadirecta no seu telemóvel; manter os seus dados e contactos sempre atualizados.

De imediato será gerado um cartão MB NET, com os dados necessários à realização de pagamentos não presenciais (Número de cartão MB NET, Data de validade e Código de segurança CVV2 / CVC2).

Consultas e alterações

A consulta dos cartões MB NET gerados pode ser efetuada através da opção Cartões» Serviço MB NET» Consulta de Cartões MB NET.

Esta funcionalidade apresenta a lista de cartões MB NET gerados e permite:

  • 1. Consultar as características dos cartões (número, nome, tipo de cartão, valor utilizado, valor disponível e estado);
  • 2. Consultar os movimentos;
  • 3. Consultar os dados de segurança do cartão (Número de cartão MB NET, Data de validade e Código de segurança CVV2 / CVC2);
  • 4. Cancelar o cartão MB NET.

O cancelamento de um cartão MB NET não desresponsabiliza o titular do cartão de qualquer compra anterior ao pedido de cancelamento.

Consulte regularmente as recomendações de segurança para uma utilização segura dos serviços de pagamento através da internet.

Perguntas frequentes

Porque motivo tenho de autenticar a compra MB NET?

De acordo com as normas da PSD2, o utilizador passa a ter de autenticar a compra sempre que a transação seja considerada de maior risco, seja pelo montante ou pelo tipo de comerciante.

Onde devo autenticar a compra?

Na APP Caixadirecta, ou na App MB WAY, se o cartão for gerado na App MB WAY.

Como faço a autenticação?

Deve aceder à APP Caixadirecta, MY CGD » Tarefas pendentes para autenticar a operação.

Quanto tempo tenho para autenticar a compra?

Após receber o pedido de Autenticação, dispõe de 4 minutos para confirmar.

Não recebi o pedido de autorização da compra. O que devo fazer?

Para garantir que recebe sempre as notificações, verifique que:
- tem APP Caixadirecta instalada;
- tem as notificações ativas nas definições da aplicação no seu telemóvel e na APP Caixadirecta;
- tem atualizado o seu n.º de telemóvel.

Fiz a autenticação, mas a compra não foi efetuada. Porquê?

Após autenticar a compra MB NET, deve regressar ao site/app do comerciante e selecionar “CONTINUAR” para concluir a compra com sucesso.