Em linha com a estratégia definida, em setembro de 2022 a Caixa Gestão de Ativos, SGOIC, S.A. (CXA) tornou-se também signatária da Net Zero Asset Managers Initiative (NZAM)1 , iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de estufa líquidas nulas até 2050.
Neste contexto, assumindo a responsabilidade da transição para uma economia neutra em carbono em 2050, através das decisões na gestão das carteiras dos seus Clientes, e no apoio às empresas na resiliência e adaptação aos riscos climáticos e ambientais, a CXA torna públicos os seus compromissos intermédios iniciais2 , já validados pela NZAM, e que visam garantir uma neutralidade carbónica das carteiras geridas se não antes, em 2050.
Incidência sobre os investimentos diretos em ações e dívida corporate – Correspondente a 22,5% dos ativos geridos3 ; Objetivos:> Compromisso de Descarbonização das Carteiras Geridas (Dezembro 2030):
- Intensidade de Emissões (âmbito 1 e 2)4 – Redução de 50% vs 2019 – 36,3 tCO2e/Million USD invested (40,8 tCO2e/Million EUR)
> Compromissos de Envolvimento (Dezembro 2030):
- No mínimo 50% das emissões associadas às carteiras geridas, estarão associadas a emitentes com compromissos de neutralidade carbónica validados cientificamente5 ;
- No mínimo 50% das emissões associadas às carteiras geridas, estarão associadas a emitentes com os quais a CXA participará em atividades de envolvimento6 em questões ambientais.
> Compromissos de Investimento em Emitentes com Compromissos SBTI :
- 2025 - 75% do investimento direto realizado incidirá sobre emitentes com compromissos de redução de emissões de gases de estufa no contexto da SBTI ;
- 2030 - 85% do investimento direto realizado incidirá sobre emitentes com compromissos de redução de emissões de gases de estufa no contexto da SBTI.
A CXA reconhece que ao utilizar informação e análise fundamental externa nesta matéria depende da qualidade, precisão e atualização da informação recolhida. Paralelamente, o cumprimento das metas de redução das emissões das carteiras geridas depende do alinhamento e desempenho dos emitentes nos quais a CXA investe nesta redução, bem como do desenvolvimento de novas leis e regulamentos que a incentivem.
Importa ainda referir que no que se refere às suas atividades próprias, a CXA concorre para os objetivos de Neutralidade Carbónica definidos para o Grupo Caixa Geral de Depósitos.
Notas:1 Iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de estufa nulo até 2050, valores consistentes com a meta de limitar o aumento máximo de temperatura em 1,5°C até 2100, em relação aos níveis pré-industriais.2 De acordo com as metodologias Net Zero Investment Framework e Science Based Target initiative for Financial Institutions. 3 Dados com referência a 30/06/2023.4 De acordo com a definição estabelecida pela Greenhouse Gas Protocol , incluindo no caso do âmbito 1 as emissões de gases de efeito de estufa decorrentes das atividades diretas dos emitentes e, no âmbito 2, as emissões indiretas decorrentes da utilização de energia adquirida.5 Targets aprovados pela Science Base Target Initiative (SBTI)6 Atividades de envolvimento incluindo exercício de direitos de voto em AGM’s ou atividades de envolvimento