A organização financeira é o meio mais eficaz para conseguir obter sucesso financeiro. Ajuda a perceber de que forma gastamos o nosso dinheiro, se as escolhas que fazemos estão de acordo com os nossos objetivos de médio e longo prazo e ajuda-nos a constituir poupanças que funcionam. Primeiro, como uma rede de apoio e mais tarde, como forma de conseguirmos tudo aquilo a que nos propomos.
E se sobra mês para o dinheiro que temos disponível?
Só existem duas vias para conseguirmos poupar dinheiro, ou organizarmo-nos por forma a gastarmos menos do que aquilo que recebemos todos os meses ou, caso isso não seja possível, teremos mesmo que encontrar opções alternativas para fazer mais dinheiro, seja mensalmente, seja pontualmente.
Como pode aumentar o seu rendimento?
Um aumento pontual
Um aumento pontual pode ser feito através de um trabalho extra que realiza pontualmente, mas também o pode conseguir vendendo algumas coisas de casa, das quais já não precisa. São disso exemplo livros, equipamentos eletrónicos, eletrodomésticos que não utiliza, mobília, roupa, artigos de criança, ou qualquer outro objeto que está fora de uso, que esteja em bom estado e que ainda cumpra as suas funções.
Um aumento mensal recorrendo a um part-time
Há momentos na jornada da organização financeira em que pode ser necessário realizar um trabalho extra durante algum tempo para conseguir fazer face a um determinado projeto, como por exemplo amortizar uma dívida, ou criar o seu Fundo de Emergência. Nessas fases, ter um part-time que pode durar alguns meses, ou até anos, se for compatível com a seu dia-a-dia, pode ser a solução que precisa.
Um aumento por criação de um negócio próprio em part-time ou a tempo completo
Hoje em dia é cada vez mais acessível, barato e fácil criar um negócio próprio. Vemos cada vez mais pessoas a tornar os seus hobbies em negócios lucrativos, que se podem manter em paralelo com uma vida profissional noutra área a tempo inteiro, ou que muitas vezes se torna mesmo um negócio que ocupa as oito horas diárias de trabalho, trazendo uma vida profissional mais satisfatória e até mais rentável.
Um aumento por via de retorno dos seus investimentos
Por fim, chegamos à concretização da famosa frase “pôr o dinheiro a trabalhar para si” e que nada mais é do que poder pagar parte ou a totalidade das suas despesas mensais com o retorno dos seus investimentos. Poderá materializar esta opção, por exemplo, com o investimento imobiliário, a forma mais tradicional que os portugueses utilizam para este efeito, através da compra de imóveis para arrendamento, tendo assim uma renda mensal de retorno na sua conta.
Mas pode fazê-lo também por outras vias, como investindo em mercados financeiros por forma a rentabilizar o seu dinheiro, podendo vender parte do seu património a longo prazo após a valorização do mesmo, ou usufruindo dos dividendos que este tipo de investimento lhe pode trazer.
Seja qual for a opção que melhor se enquadra na sua realidade e disponibilidade, o importante é saber que existem diversas soluções e opções para quando sentir que, depois de cortar em todas as contas possíveis do seu mês, mesmo assim acaba por faltar dinheiro para concretizar sonhos e projetos. Mesmo que esse projeto comece por ser pagar uma dívida, ou criar uma rede de apoio que o impeça de recorrer novamente ao crédito como tábua de salvação.
Sabia que…
A sua app DABOX permite, para clientes Caixa, fazer mealheiros onde pode ir guardando o dinheiro que se destina a cada um dos seus projetos? Escolhendo a opção Mealheiro, pode definir um, ou mais objetivos para as suas poupanças e o montante associado a cada um desses objetivos, bem como automatizar todo este processo para que consiga poupar quase sem esforço.
Susana Rosa, @econoMisses
Leia também:
- Ano Novo com Vida Nova: organizar dinheiro em casal
- Fundo de oportunidade: em que consiste e como criar o seu?
- Os 12 mandamentos do investidor
- Os sete passos para gerir a sua carteira de despesas