Deixamos muitas vezes de fazer atividades em família em períodos financeiros de maior contenção por acharmos que nos vai fazer gastar muito dinheiro mas, isso nem sempre é verdade.
Hoje, quero propor-lhe 10 atividades que pode fazer em família que exigem apenas algum dinheiro, ou são gratuitas. Porque aproveitar o melhor da vida não precisa de ser caro!
Visitar uma zona do nosso país e explorar através de caminhadas, com direito a piquenique
Dependendo da distância, nem sequer precisará de gastar muito em combustível já que existem recantos encantadores de norte a sul do país, passando obviamente pelas ilhas e por isso, pode escolher um destino por explorar que seja próximo de casa. Para completar recorra ao bom e velho piquenique que é sempre um ótimo pretexto para criar boas memórias.
Visitar museus gratuitos ao fim de semana
Geralmente acontece ao domingo, mas dependendo das localidades e das festividades poderá encontrar noutras alturas oportunidades para visitar alguns museus de forma gratuita e ficar a conhecer um pouco mais sobre os tesouros que temos guardados. Mas há também a possibilidade de pagar pouco para aceder a alguns museus e posso dizer-lhe que muitas entradas têm preços irrisórios e valem muito a pena a visita.
Passear num parque da sua cidade
Se não for no parque da cidade, já que algumas cidades mais pequenas podem ter jardins de tamanho mais reduzido, tenho a certeza que encontra uma mata, ou jardim próximo onde pode fazer uma caminhada em família e aproveitar a vida ao ar livre.
Passeios de bicicleta em família com paragens para admirar a paisagem
Uma opção para famílias mais desportistas consiste em praticarem desporto em conjunto e ao mesmo tempo aproveitarem para fazer algumas paragens e admirar as paisagens pelo caminho, poupando tempo e investindo em saúde.
Cozinhar em família uma refeição diferente
Quando convidamos alguém para nos visitar, convidamos invariavelmente para uma refeição, almoço, jantar, ou até mesmo lanche, isto porque à volta da comida surgem conversas deliciosas e a verdade é que pode aproveitar estes momentos apenas com as pessoas de casa, cozinhando em família uma refeição diferente para a qual todos contribuam e, claro, que agrade a todos os paladares.
Aproveitar os eventos gratuitos do seu Município, por exemplo das Bibliotecas Municipais
Muitas vezes por preguiça de pesquisar, ou simplesmente porque estamos desinformados sobre os melhores locais para procurar esta informação, deixamos passar oportunidades de atividades que ocorrem literalmente à porta de nossa casa. Sabia que a maioria das bibliotecas municipais têm sessões de leitura para miúdos e graúdos?
Passear na praia seja Verão ou Inverno
Pôr os pés na areia, desligar do mundo digital e aproveitar o mundo físico em contacto com a natureza e ouvindo o som do mar, uma ótima forma de aproveitar uma manhã ou tarde em família e os mais pequenos adoram.
Ver um filme em família com direito a pipocas e refrigerantes
Qual foi a última vez que se sentou em família para ver um programa conjunto? Até podemos estar todos na mesma divisão, mas, na grande maioria das vezes, cada um está atento ao seu dispositivo e o entretenimento é individual. Sugiro um dia de cinema por semana, em que todos deixam o telefone noutra divisão e se concentram em família no mesmo filme e se fazem acompanhar de pipocas e refrigerantes.
Fazer uma caça ao tesouro em família
Dedicar o nosso tempo na preparação de algo para alguém de que gostamos torna-se cada vez mais raro, inclusive com o que oferecemos que é apenas escolhido e pago, com muito pouco investimento do nosso tempo. E se preparasse uma caça ao tesouro em família, com um prémio e pistas feitos por si?
Fazer voluntariado para uma causa que defendam em família
Sabemos que uma das melhores formas de educar é através do exemplo, por isso, se é uma pessoa de causas e esse é um valor que quer passar aos mais novos, fazer voluntariado em família pode ser a solução para passar ensinamentos que de uma forma apenas verbal podiam ter um impacto diferente.
Quero terminar lembrando-lhe que é fundamental reservarmos uma parte do nosso orçamento para lazer e que esta rubrica serve muitas vezes para nos ajudar a manter o equilíbrio entre trabalho e aquilo que para muitos da nós é uma prioridade, a família. Assim sendo, defina um orçamento para algumas das atividades sugeridas e ao longo do mês vá acompanhando os seus gastos para perceber se se mantém dentro do previsto.
Susana Rosa, @econoMisses
Leia também:
- Poupança Familiar: Como poupar nas despesas da casa?
- O que faz subir o preço dos combustíveis?
- Volta à rotina: como poupar em compras de supermercado
- Os sete passos para gerir a sua carteira de despesas