técnicas de poupança

Volta à rotina: como poupar em compras de supermercado

DABOX

Parece-lhe o segredo mais bem guardado das técnicas de poupança? Pois pode aplicá-lo já na próxima visita. Confira em By Dabox. 17-09-2021

Já fez as contas e concluiu que a segunda maior despesa do seu mês, se não a primeira, é com compras de supermercado? A verdade é que esta conclusão está certíssima e esse é o motivo pelo qual precisamos de ter um controlo apertado nesta rubrica do nosso orçamento.

A pensar nisso e no facto de este ser um mês tendencialmente mais difícil de gerir, mas também o recomeço ideal para implementar novos hábitos, neste artigo vamos falar sobre como poupar em compras de supermercado, com dicas práticas que pode aplicar desde já.

 

Fazer um planeamento das refeições da semana

Saber o que precisa para a sua semana é fundamental para evitar os desperdícios muitas vezes relacionados com frutas e legumes que compramos, mas que acabamos por deixar fora das nossas refeições.

Por outro lado, como boas famílias portuguesas que somos, muitas vezes cozinhamos mais do que seria necessário e acabamos por guardar sobras de um dia para ou outro e esse é o motivo pelo qual pode deixar três ou quatro refeições da sua semana por planear, aproveitando o que guardou do dia anterior.

 

Fazer uma lista de compras

Depois de feito o planeamento, precisamos de reunir numa lista todos os ingredientes necessários a comprar para que as refeições aconteçam da forma como as imaginamos, mas de nada nos adianta uma lista rigorosa se deixarmos de a seguir. Exceção apenas feita para algumas trocas por produtos substitutos, sempre que os principais estejam esgotados, ou quando conseguimos algo semelhante, mas que está em promoção.

 

Comprar online

Com a pandemia muitas pessoas optaram por fazer compras online e este é um hábito que se tem mantido em muitas casas. Primeiro porque poupa tempo e em segundo lugar porque, com menos distrações, podemos gastar menos dinheiro e aproveitar da melhor forma as promoções.

 

Evitar ir ao supermercado com fome, ou perto da hora das refeições

Uma sugestão clássica, assim como a da lista de compras, mas imprescindível para conseguirmos resistir a algumas tentações, muitas vezes menos saudáveis, mas que captam facilmente a nossa atenção.

 

Comprar produtos da época e nacionais

Produtos nacionais são tendencialmente mais baratos quando comparados com outros, embora haja exceções, já que os custos de transporte são mais baixos e existe menos logística envolvida em todo o processo. Se a essa escolha associarmos os produtos da época, com menos custos de produção porque crescem de forma menos artificial, conseguimos, sem dúvida, preços mais interessantes para a nossa carteira.

 

Aproveitar descontos oferecidos

Conseguir aproveitar todas as promoções de todos os supermercados que existem ao nosso redor pode ser uma tarefa hercúlea, mas nada nos impede de aproveitar as promoções que o nosso supermercado habitual nos oferece semana após semana e estaremos certamente a poupar alguns euros ao longo do mês.

 

Fazer stock

Fazer stock pode ser uma faca de dois gumes que por um lado nos permite economizar bastante, mas quando mal gerida, também pode dar lugar ao desperdício. Desta forma, fazer stock de determinados produtos aproveitando promoções é uma dica importante, mas apenas se o fizermos com produtos que não se estraguem e que utilizemos de forma habitual, com alguma regularidade.

 

Evite os embalados

Por esta altura, já concluiu que algumas estratégias têm duas faces e que devem ser aplicadas com moderação e neste caso a sugestão repete-se. Evitar produtos embalados pode trazer uma poupança considerável ao longo do mês já que abrimos mão da embalagem e manipulação do que está no seu interior, mas caso precisemos de uma pequena quantidade de, por exemplo, uma determinada verdura, a opção pela embalagem pode ser uma solução que, mesmo sendo mais dispendiosa em proporção, se pode tornar mais barata ao pensarmos no desperdício que vamos gerar.

Poupar nas compras de supermercado nada mais é do que fazer boas escolhas e essa é a principal ideia que deve ter em mente quando fizer as suas compras.

 

Susana Rosa, @econoMisses

 

Leia também: