Tempo estimado de leitura: 7 minutos
A Caixa Geral de Depósitos promoverá a próxima sessão do Ciclo Tudo o que Precisa de Saber sobre Banca online, onde se divulgarão os benefícios e procedimentos da autenticação forte nos pagamentos online. Uma iniciativa em parceria com a Associação Portuguesa de Bancos (APB).
Trata-se da sexta sessão de um ciclo de 12 sessões mensais que se subordinam ao tema geral Tudo o que Precisa de Saber sobre Banca online. A APB tem promovido estas ações com a sua rede de parceiros pela literacia financeira e digital onde se integram vários bancos do mercado nacional, nomeadamente a Caixa.
O tema da sessão da próxima quinta-feira sobre o tema Como Fazer Pagamentos Online com Cartão (autenticação forte) falará da importância e utilidade daquele mecanismo de segurança nas compras e pagamentos virtuais. Se mantém dúvidas sobre os cuidados de segurança no pagamento das suas compras online, este é o momento para as esclarecer.
Tome Nota:
Como pode inscrever-se?
Garanta inscrição prévia aqui. A sessão é exclusivamente online (neste link de acesso) e gratuita.
Pode ainda inscrever-se ao enviar um email para educacaofinanceira@apb.pt, onde identificará o número de pessoas a inscrever para a sessão. Aproveite a oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre como fazer pagamentos online e de como usar a autenticação forte. Saiba mais detalhes sobre este Programa no portal da APB.
Leia também:
- Tudo o que precisa de saber sobre banca online
- Segurança online: como estar atento e evitar os perigos da internet
O que se vai passar?
A iniciativa acontece online a 24 de fevereiro entre as 10 e as 12 horas. Depois de um pequeno vídeo demonstrativo sobre o que consiste e como funciona um pagamento online com recurso à autenticação forte, assistiremos à apresentação de Luís Cameira, técnico da Direção de Pagamentos e Crédito de Consumo da Caixa Geral de Depósitos.
Com base na sua experiência, este especialista falará sobre a importância da segurança online; dos seus riscos e ameaças mas também dos cuidados que consumidores devem ter em conta. Luís Cameira dará conta dos mecanismos adotados pela Banca para robustecer a segurança dos seus serviços e dar mais confiança os seus clientes. Um deles é a autenticação forte
Luís Cameira esclarecerá estes e outros tópicos à volta do tema dos pagamentos online, assim como destacará a necessidade de os clientes bancários se manterem atualizados sobre o tema da segurança digital - procurando informação relevante em portais como o Saldo Positivo.
O que é autenticação forte?
Trata-se de um mecanismo de validação de identidade do cliente nos acessos ao homebanking ou para concluir um pagamento online. Na prática, obriga a um conjunto de passos adicionais que resultam em mais segurança. Este reforço passa por solicitar pelo menos dois de três elementos da identidade do cliente. Um elemento de conhecimento, como um código ou número de identificação pessoal; um elemento de posse como é o caso de um telemóvel e um elemento de inerência, como a impressão digital ou reconhecimento facial.
Leia também:
A importância da Literacia Financeira
A Caixa tem assumido uma posição de grande envolvimento e empenho na defesa de melhores níveis e práticas de literacia financeira das famílias e particulares. Sendo um pilar fundamental da sua estratégia de sustentabilidade, tem-se refletido num conjunto alargado de iniciativas ao longo do tempo. Desde logo, com o lançamento do portal Saldo Positivo, ainda em 2008, um projeto pioneiro à época.
Paralelamente, com um histórico de intervenção comunitária, tanto junto do segmento mais jovem como das gerações mais idosas, a Caixa mantém-se coerente com os seus padrões de responsabilidade social. Destaca-se o seu envolvimento mais recente - como investidor social - do Programa Eu Sou Digital.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Fazer compras online exige que as possa pagar num ambiente seguro e capaz de fazer frente às ameaças do mundo virtual. Saiba que cautelas deve ter em conta nesta peça Saldo Positivo. Até lá, conheça as alternativas para gerir a sua vida bancária de modo flexível e sem sair de sua casa, através da internet.
Leia também:
- Universidades seniores: o saber ocupa tempo e não ocupa lugar
- Como ensinar amigos e familiares a usar a internet?
- Conta Base e Conta de Serviços Mínimos: o que as distingue?
- 7 regras para evitar filas no acesso aos serviços públicos
- Trabalhar depois da reforma: quais as obrigações e os benefícios?
- Quer fechar a sua conta no banco? Saiba o que tem de fazer
- Subsídio de assistência a netos: uma ajuda para avós trabalhadores
- Estatuto do cuidador informal: saiba o que muda e como requerer
- Revalidar ou substituir carta de condução: quando e como o fazer