European Money Quiz

European Money Quiz 2021 já tem os campeões em literacia financeira

Sustentabilidade

Este concurso europeu visa consolidar os níveis de literacia financeira dos jovens europeus. Já fechou a sua quinta edição. 21-05-2021

Já se conhecem os vencedores da final europeia do European Money Quiz 2021. Saiba mais sobre esta prova.

O European Money Quiz foi criado em 2018 pela Federação Bancária Europeia (EBF), sendo este o quarto ano consecutivo em que a Associação Portuguesa de Bancos (APB) se associa a esta ação de Literacia Financeira em que a Banca nacional é parceira.

A Caixa integra o Grupo de Trabalho de Educação e Literacia Financeira da APB que apoia e promove estas iniciativas com o objetivo de fomentar a educação financeira junto dos mais jovens.

A seleção nacional aconteceu a 22 de março, quando foi apurada a dupla vencedora que representou Portugal na grande Final Europeia, a 20 de abril.

Leia também:

 

O que é o European Money Quiz

O European Money Quiz consiste num jogo de literacia financeira, que já conta com cinco edições e coloca em competição direta milhares de alunos, primeiro a nível nacional e, depois, a nível europeu.

Para isso, o jogo testa conhecimentos em áreas como poupança e crédito, risco, endividamento, gestão das finanças pessoais, segurança online, entre outras. Esta prova destina-se a alunos entre os 13 e os 15 anos de idade.

Leia também:

 

As etapas da competição

Etapa 1: Seleção nacional

Na primeira etapa foram realizadas as competições nacionais, com competições intra-escolas com os alunos de cada país participante. Nesta etapa, foram selecionados 55 vencedores com a melhor pontuação dos 28 países inscritos para concorrerem na Final Europeia.

Em Portugal, das escolas inscritas, 40 foram selecionadas para participar da Seleção Nacional, com 80 alunos a disputar por uma vaga na Final. Os dois vencedores desta etapa foram Álvaro Vieira de Castro, da Escola Básica Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão e Lucas Lagarto, aluno da Escola Básica D. Duarte, em Viseu.

A seleção nacional respondeu a 20 questões sobre planeamento e gestão do orçamento, meios de pagamento, risco, segurança digital, entre outros temas.

Leia também:

 

    Os vencedores da competição nacional

    O 1º lugar na disputa foi conquistado pelo aluno da Escola Básica Júlio Brandão, situada em Vila Nova de Famalicão, Álvaro Vieira de Castro. O estudante reforçou a importância das novas gerações dominarem a literacia financeira: “A minha geração tem a obrigação de se empenhar para que possamos crescer com outra capacidade de ver, alertar e mitigar os riscos financeiros associados às nossas decisões, individuais e coletivas”, destacando a “extrema importância educativa desta iniciativa”.

    A conquista do 2º lugar da Final Nacional foi do aluno Lucas Lagarto, da Escola Básica D. Duarte, situada em Viseu. O estudante também destacou o papel da literacia financeira para o futuro:Vejo esta experiência como um choque que nos pretende acordar e preparar para o mundo que vamos ver no dia de amanhã, como adultos, em que necessitaremos (entre muitos outros) da literacia financeira para “sobreviver”.

    Leia também:

     

    Etapa 2: Final Europeia

    As duplas vencedoras em cada competição nacional representaram os seus países na Final Europeia, de 20 de abril, através de uma plataforma digital onde os participantes responderam a 17 questões sobre literacia financeira.

    A grande vencedora desta edição foi a estudante da Hungria, Zsófia Strasszer com um prémio em dinheiro no valor de 3 mil euros. A escola da estudante vencedora também receberá um prémio com o mesmo valor para investir em projetos de educação financeira.

    O 2ª lugar foi conquistado pela estudante da Irlanda Georgia O'Keefe, e o 3º lugar pela estudante da Eslováquia, Veronika Makelová. Portugal ficou entre os dez países com melhor desempenho.

    O CEO da Federação Bancária Europeia Wim Mijs, destacou o formato exclusivamente digital desta competição que pelo segundo ano consecutivo se realizou em pandemia. Nas suas palavras, “a resiliência e dedicação contínuas da comunidade European Money Quiz garantiram o sucesso da competição em formato online, pelo segundo ano consecutivo. Enquanto esperamos poder receber os finalistas em Bruxelas no próximo ano, estamos orgulhosos dos professores e dos nossos membros, cujo trabalho árduo tornou o quiz uma realidade, mesmo neste cenário tão desafiante”.

    Pode assistir ou rever a finalíssima europeia, aqui.

    Leia também:

     

    Competição online devido à pandemia

    A edição de 2021 do European Money Quiz teve de ser jogada online, assim como aconteceu com a edição de 2020 que também teve de se adaptar devido aos constrangimentos impostos pela pandemia de COVID-19.

    No ano passado, o European Money Quiz foi jogado por mais de 500 mil alunos, provenientes de 28 países europeus, uma participação record. Em Portugal, participaram 50 escolas e mais de 2 mil alunos. Davide Casimiro, do Agrupamento de Escolas da Sertã, e Rodrigo Medina, do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, foram os grandes vencedores da final nacional.

    Leia também:

     

    Como decorreram edições anteriores

    Em 2019, o European Money Quiz foi jogada por 3 mil alunos de 60 escolas nacionais, o que valeu à APB o prémio de “Melhor utilização do EMQ 2019”. Nesse ano, participaram no European Money Quiz mais de 100 mil alunos, a nível europeu, provenientes de 2 mil escolas e de 28 países. Em 2019, o nosso país fez-se representar em Bruxelas com uma equipa do Colégio Vasco da Gama, de Meleças, Belas, tendo saído vitoriosa uma equipa da Eslovénia. Saiba mais sobre a edição de 2019 neste artigo Saldo Positivo.

    Leia também:

     

    Projetos de literacia financeira

    Assim como o European Money Quiz é uma iniciativa que visa melhorar a literacia financeira dos jovens e integra um esforço concertado entre várias entidades, nomeadamente da Associação Portuguesa de Bancos, neste âmbito de intervenção social e financeira. Algumas destas ações são por exemplo:

    1. A Semana da Formação Financeira (evento dinamizado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros);
    2. A Semana Mundial do Investidor (iniciativa da International Organization of Securities Commissions, em que a APB tem como parceira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), durante a qual é dinamizado o Open Day na Banca;
    3. O European Money Week (iniciativa da European Banking Federation), dinamizada em Portugal pela APB, com sessões de esclarecimento sobre temas financeiros e bancários, dirigidas ao público em geral, aos jornalistas ou às empresas (PME), entre outros públicos mais específicos.

     

    O EXEMPLO DA BANCA NACIONAL

    A Banca nacional tem dado inúmeros exemplos do seu empenho no incremento dos níveis de literacia financeira da comunidade. No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade (cujo último Relatório de Resultados pode conhecer melhor aqui).

    A Caixa Geral de Depósitos foi pioneira no lançamento de um plano articulado com aquele propósito especifico – onde o projeto Saldo Positivo é a sua face mais visível. 

    Conheça melhor as políticas, estratégias e desempenho da CGD no âmbito da Sustentabilidade aqui /Sustentabilidade/Pages/Sustentabilidade.aspx

    Leia também:

     

    Qual o contexto da literacia financeira em Portugal

    Em 2020, Portugal ficou em 7º lugar no inquérito internacional à literacia financeira dos adultos, promovido pela International Network on Financial Education da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE/INFE).

    O indicador de literacia financeira avalia três vertentes: conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros. O nosso país ocupou a 5º posição nos indicadores de atitudes e de comportamentos financeiros, tendo ficado em 16º lugar no indicador de conhecimentos financeiros.

    Já o 2º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, divulgado em 2016 pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, tinha detetado várias lacunas nos conhecimentos financeiros dos portugueses. Por exemplo, só 21,4% dos inquiridos sabiam o que é o spread e apenas 10,5% o que era a Euribor.

    No que respeita à literacia financeira entre os jovens, em 2018, Portugal participou pela primeira vez no exercício de avaliação de literacia financeira do Programme for International Student Assessment (PISA), tendo ficado em 6º lugar.

    Leia também:

     

    O Money Quiz no contexto nacional

    Rita Machado, responsável pelo Projeto de Educação Financeira da APB, reforçou a importância do European Money Quiz, como meio de contribuir para a formação de jovens com melhor literacia financeira. Nas suas palavras, “esta adesão das escolas a mais uma edição do quiz de literacia financeira da APB éreveladora da importância reconhecida a este tema para a formação dos seus alunos. (…) A APB e o setor bancário estão empenhados em contribuir para a sensibilização dos jovenspara que as suas futuras opções financeiras sejam mais esclarecidas e responsáveis.”

    Leia também: