Ser solidário durante a pandemia pode fazer toda a diferença na vida dos outros. Saiba como ajudar os mais vulneráveis.
A pandemia de COVID-19, além de constituir uma crise sanitária e de saúde pública à escala mundial, também representa uma ameaça à estabilidade social e económica de todos os países.
Leia também: Quais são os principais apoios sociais para 2021?
Portanto, a solidariedade durante a pandemia ganha ainda mais relevância e oportunidade.Ajudar quem mais precisa e os grupos mais vulneráveis, como é o caso das famílias com necessidades económicas, dos idosos e das classes profissionais mais afetadas por este problema, é algo meritório e louvável.
Se quer “estender a mão” a quem mais necessita, equacione a possibilidade de fazer voluntariado ou contribuir com donativos e juntar-se a alguns dos projetos que a seguir lhe apresentamos e que podem fazer a diferença.
Leia também: Ajude quem precisa em tempos de Covid-19
Apoio Social à População, Segurança Social
Referenciada no Portal da Segurança Social, onde são anunciadas um conjunto de medidas de apoio social e financeiro, as ações de voluntariado da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) podem ser uma alternativa.
Leia também: Quer ser voluntário? Procure o projeto que mais se adequa ao seu perfil
Caso esteja interessado, deve entrar em contacto com a CASES através do e-mail.
A Cooperativa divulga no seu portal um conjunto de ações, pensadas e lançadas no âmbito da pandemia de COVID-19, nas áreas mais diversas. Quer seja para apoio a idosos alojados em lares, quer na assistência a famílias retidas em casa, quer no apoio escolar, entre muitos outros, nomeadamente, ações de mobilização levadas a cabo por Ordens profissionais do sector da Saúde como a dos farmacêuticos ou dos veterinários.
A plataforma permite divulgar e reunir a inscrição de potenciais interessados em ações de voluntariado com valor social e especialmente dedicadas a responder aos efeitos da pandemia.
Pode consultar mais iniciativas de âmbito nacional aqui.
Mas mais, quem estiver disponível para participar em ações de voluntariado, de solidariedade ou que pretenda organizar ações de voluntariado, deve ainda registar-se na Plataforma Portugal Voluntário.
Leia também: Complemento solidário para idosos: o que é e como obter
Programa Abem, Associação Dignitude
O programa Abem é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o Setor Social (Caritas e Plataforma Saúde em Diálogo) e o Setor da Saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica).
Os destinatários deste apoio são todas as pessoas que, por viverem numa situação de carência económica, não conseguem comprar os medicamentos de que precisam.
No contexto atual, o programa Abem criou a Emergência Abem: COVID-19. Para ajudar este movimento solidário, pode contribuir para este fundo de apoio, deixando o seu donativo.
Como fazer o donativo?
- MB WAY (número 932 440 068)
- Transferência bancária (IBAN: PT50.0036.0000.99105930085.59)
- Através do Site
Os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.
Leia também: Títulos de investimento social: o que são e quais os benefícios fiscais associados?
Colaborar com o SNS, Serviço Nacional de Saúde
Numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde, mais do que nunca, precisa de apoio para tratar e cuidar das muitas pessoas que precisam dos seus préstimos, pode inscrever-se como voluntário ou contribuir com equipamentos, serviços ou outros apoios específicos. Isto pode acontecer em nome individual, quer através da sua empresa ou instituição. Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.
Leia também: Tenho COVID-19 e vivo sozinho. A que tipos de apoio posso recorrer?
Acolha um Herói, uppOut
Esta é uma iniciativa solidária da uppOut que pretende disponibilizar alojamento a profissionais de saúde fora da sua zona de residência ou que, por receio de contagiarem a sua família, pretendam manter-se isolados, enquanto estão na linha da frente do combate à pandemia de COVID-19.
Como funciona?
O processo é muito simples. Quem tiver uma casa ou quarto livres e quiser disponibilizá-los a um profissional de saúde, só tem de aceder ao site da iniciativa e registar essa sua disponibilidade, de modo a que ela possa ser aproveitada pelo profissional de saúde que esteja a precisar.
Leia também: As 6 estratégias para poupar durante o confinamento
Os AMIgos são para as ocasiões, AMI
A Assistência Médica Internacional (AMI) pretende contribuir para a contenção da propagação da COVID-19, sobretudo em populações de risco acrescido, apoiadas pelos equipamentos sociais da AMI. O seu projeto já conheceu duas fases, estando para breve o lançamento de uma terceira fase.
O projeto vem reforçar o apoio aos idosos e a outros grupos de risco acrescido. Nomeadamente, doentes oncológicos, pessoas que vivem com VIH, diabéticos, famílias monoparentais e outros casos em situação de isolamento social, beneficiários dos Centros Porta Amiga e outros idosos identificados por outros serviços sociais em contacto com as equipas AMI.
Enquanto aguarda o arranque da Fase III, pode sempre fazer o seu donativo e ajudar.
- MBWAY: 962 777 431
- Através do Site via Multibanco, PayPal ou Visa
Leia também: Com que subsídios Covid posso contar?
Vizinho Amigo
O Vizinho Amigo foi um movimento criado no início da pandemia de COVID-19. O seu propósito é ajudar as populações do grupo de risco nas suas compras diárias (de supermercado, farmácia, entre outras), evitando assim que elas tenham de sair de casa. Consulte mais informações sobre este projetoaqui.
É possível ajudar este movimento de duas formas. Através do voluntariado ou através de donativos.
Modalidade voluntariado
Tornar-se voluntário deste projeto é bastante fácil. Basta preencher o formulário e receberá um e-mail com algumas recomendações e o Cartaz Vizinho Amigo. Deve imprimir esse cartaz, identifica-lo com o seu nome e colá-lo onde pretender, de modo a alcançar o maior número de pessoas que possam precisar de ajuda e possam recorrer à sua.
Modalidade Donativo
Fazer um donativo, por pequeno que seja, é muito simples e útil. O dinheiro dos donativos ajuda a fazer crescer o projeto Vizinho Amigo na luta contra a COVID-19 e a apoiar famílias carenciadas com bens alimentares, medicamentos e material de proteção.
Leia também: Quando pode ser vacinado contra a Covid-19?
Rede de Emergência Alimentar, Banco Alimentar
Esta rede pretende dar resposta a alguns dos efeitos das medidas preventivas do contágio pela COVID-19, nomeadamente o aumento de situações de rutura no apoio alimentar.
Respeitando as recomendações das autoridades de saúde pública, de modo a reduzir o número de contágios, esta rede propõe uma reestruturação da sua forma de distribuição alimentar, equilibrando os cuidados de proteção e segurança, com a necessidade de apoiar quem tem baixos recursos económicos.
Leia também: Campanha Banco Alimentar: Ajude a ajudar
Esta rede conta um corpo de voluntários que, devidamente protegidos, realizam o transporte das refeições confecionadas ou dos produtos até aos pontos de entrega ou até casa das pessoas mais vulneráveis. Obtenha mais dados sobre como participar aqui.
Este projeto pode ser apoiado quer através do voluntariado, quer através de donativos.
Voluntariado ou donativo?
Para Apoiar como voluntário deve informar-se aqui.
Para apoiar como um donativo de seguir as seguintes referências:
- MB Way: 917491866
- Transferência: IBAN PT50 0033 0000 00245880936 05
- Referência Multibanco, a obter aqui
- Donativo de alimentos
Leia também: