mudar de habitação

Vai mudar-se? Saiba como destralhar a sua casa em 5 passos

Casa e Família

Vai mudar de habitação ou quer apenas livrar-se de objetos desnecessários? Então siga as nossas dicas para destralhar a sua casa. 02-06-2022

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Destralhar uma casa e livrar-se de todos os objetos que foi acumulando ao longo do tempo pode parecer assustador. Mas, para quem vai mudar de habitação ou para quem está a  braços com a tarefa de desfazer-se do recheio da casa de um familiar que faleceu, por exemplo, é quase inevitável.

Também pode simplesmente entender que chegou a hora de eliminar toda a tralha que juntou, mas de que não precisa realmente. Se for o seu caso, pode sempre aproveitar a ocasião para ganhar algum dinheiro extra ou para ajudar quem mais precisa.

Revender ou doar móveis, peças de decoração, eletrodomésticos e vestuário são excelentes opções para ficar com uma vida mais organizada e com mais espaço para aquilo que de facto lhe interessa. Além disso, são escolhas mais sustentáveis do que deitar fora o que já não quer.

Leia também:

 

Destralhar a casa com o método de Marie Kondo

Marie Kondo é a guru da arrumação da atualidade. Os seus livros sobre organização pessoal estão no topo das vendas e a série da Netflix A Magia da Arrumação, da qual é protagonista, foi nomeada para um Emmy.

Segundo a especialista, arrumar e organizar são “ferramentas poderosas para vivermos a vida com que sonhamos”.

Para transformar a sua casa e a sua vida, estas são 5 regras da filosofia de Marie Kondo a ter em conta:

 

1 - Arrume de uma só vez, e não pouco a pouco
A arrumação intermitente, doar roupas velhas de vez em quando ou limpar as caixas antes de uma mudança, pode resultar em breves momentos de tranquilidade mas, a desarrumação volta sempre.

2 - Pense no estilo de vida que pretende para si
Antes de começar, pense nos motivos pelos quais quer arrumar e organizar a sua casa e o que pretende alcançar quando terminar.

Leia também: Os 8 assuntos a tratar depois de mudar de casa

 

3 - Arrume por categoria
Organize a arrumação por categorias (roupa, livros, itens sentimentais) e não por localização (sala, cozinha, entre outros). A ordem pela qual organiza a sua casa é o grande segredo do método Marie Kondo. Comece pela categoria que é mais fácil e agradável para si.

4 - Foque-se no que quer guardar e não naquilo de que se quer livrar
Descartar os objetos supérfluos é apenas uma parte do processo. O importante é que, no fim de contas, vai guardar apenas os objetos que de alguma forma lhe trazem alegria ou felicidade.

5 - Destralhe com gratidão
A guru da organização acredita que “arrumar é uma festa, uma despedida especial para as coisas que vão sair da casa. Há uma oportunidade de aprender com todas as coisas na nossa vida, incluindo as que descartamos”.

Leia também:

 

Doar móveis e outros objetos

Aquilo que pode ser dispensável para algumas pessoas pode tornar-se em bem precioso para outras. Para fazer chegar móveis e outros objetos a quem realmente precisa, existem diversas instituições de beneficência que se dedicam a essa tarefa.

Por isso, quando estiver a destralhar a sua casa, lembre-se que pode dar uma segunda vida aos seus objetos e, simultaneamente, ajudar alguém.

Estas são algumas das instituições a quem pode fazer a doação de móveis, eletrodomésticos, peças de decoração, roupa, entre outros.

 

Cruz Vermelha Portuguesa

As lojas sociais da Cruz Vermelha Portuguesa têm como finalidade suprir as necessidades imediatas de pessoas ou famílias carenciadas, através da cedência gratuita, ou a um preço simbólico, de produtos ou bens, usados ou novos, doados por particulares, empresas ou comerciantes.

Existem diversas lojas sociais, espalhadas por diferentes pontos do país e o donativo de produtos, como artigos de higiene, cobertores, sacos-cama, calçado, vestuário, eletrodomésticos, utensílios de cozinha ou alimentos não perecíveis, entre outros, “regra geral, são sempre recursos valiosos para a ação da Cruz Vermelha”.

Leia também: Como vender a sua casa sem ajuda da imobiliária?

 

REMAR

A REMAR tem como missão “a melhoria das condições de vida de pessoas, famílias e comunidades”. Esta instituição que luta “contra a marginalização social, a fome, a pobreza, a doença e o subdesenvolvimento”, faz a recolha de móveis usados, equipamento informático, vestuário, calçado e “tudo o que achar por bem”, em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Gaia, Braga, Évora, Beja, Leiria, Viseu, Matosinhos, Aveiro e Algarve.

 

Betel Portugal

A Betel Portugal é uma instituição sem fins lucrativos, de ajuda social e moral a pessoas vítimas de exclusão social. Possui lojas em Almada, no Barreiro, na Amadora, no Porto e na Póvoa de Varzim. Esta instituição faz a recolha ao domicílio e aceita móveis e sofás, eletrodomésticos, roupas, livros e alimentos.

Leia também:

 

Vender o que já não se precisa

Outra solução para quem pretende destralhar a sua casa passa por ganhar algum dinheiro extra. Existem diversas plataformas online onde pode colocar à venda todas as peças que deixaram de caber na sua vida. Conheça algumas:

OLX

Aqui pode colocar à venda tudo que quiser. Basta tirar uma fotografia ao seu artigo, descrevê-lo e publicar o anúncio. Depois, basta aguardar pelo interesse de um comprador. Pode fazer-lhe a entrega pessoalmente ou usar as entregas OLX. 

CustoJusto

No CustoJusto.pt pode colocar à venda tudo aquilo que encontra no interior de uma casa, mas também a própria casa. Criar "ligações perfeitas entre compradores e vendedores” é a missão desta plataforma com sede na cidade do Porto.

Leia também:Sabe qual é a diferença entre loja virtual e marketplace?

 

Facebook Marketplace

Ter conta no Facebook é o único requisito para colocar à venda tudo o que quiser no Marketplace. Esta plataforma funciona como os anúncios de “classificados” e vai muito além da sua rede de contactos.

Vinted

Para quem pretende apenas destralhar o seu roupeiro, a app Vinted existe para esse fim. Aqui pode vender todo o tipo de vestuário, sapatos e acessórios e dar uma nova vida ao que já não usa.

Leia também: