Hoje não vamos falar nem de dicas de poupança nem de dicas investimento, segurança digital ou de como gerir a vida bancária e financeira.
Hoje vamos falar de como tudo começou. Hoje falamos de outras contas. As contas que mais contam que são as do afeto. Falamos desse património que ao longo do tempo nos permite crescer e tornarmo-nos adultos. Hoje falamos de como fazer felizes aquelas quem mais contribuiram para o lado feliz da vida. Falamos das mães.
Essa figura única e intransmissível, muitas vezes frágil e debilitada, mas que consegue ser tão universal e poderosa no legado que nos deixa.
E esse legado persiste, transmitido como fio condutor sem falhas. Inspira o que damos aos nossos filhos e que eles próprios um dia, têm oportunidade de transferir aos seus filhos.
Geri-lo com zelo é prestar homenagem àquilo que temos, somos e continuamos a construir todos os dias. Mas é também uma forma de preservarmos a nossa resistência e carácter. E agradecer.
Sempre que mantemos o sorriso, todos os dias que nos tratam menos bem, sempre que devolvemos profissionalismo e rigor quando nos querem diminuir, sempre que tomamos à séria aquilo que nos devia fazer rir. E sempre que conseguimos rir e enfrentar quando nos apetecia antes fugir.
Esta é a dívida de gratidão que todos temos com as nossas mães. E por perdurar na História das famílias, o Saldo Positivo tenta aqui homenagear todas as mães – por serem mesmo o princípio de todas as lições. Comecemos então pelo princípio.
Como se conta a História do Dia da Mãe?
O Dia da Mãe não é apenas uma data no calendário, é um marco emocional, Um tributo à mulher que nos ensinou os primeiros passos, as primeiras palavras e, muitas vezes, as primeiras lições sobre como cuidar do que é nosso, desde os brinquedos, ao dinheiro do mealheiro à vida de todos os dias e às nossas emoções.
A origem do Dia da Mãe remonta às civilizações da Grécia e Roma antigas, onde se celebravam as deusas da fertilidade e maternidade, como Rhea e Cibele. Numa versão mais recente, a celebração nasceu nos Estados Unidos, graças a Anna Jarvis, que em 1908 organizou a primeira homenagem oficial à sua mãe e a todas as mães.
Em Portugal, a data foi inicialmente celebrada a 8 de dezembro. Coincida com o Dia da Imaculada Conceição. Mais tarde, foi transferida para o primeiro domingo de maio, onde permanece até hoje, simbolizando o amor maternal e a primavera da vida.
Tome Nota:
Entre os muitos exemplos com que as mães inspiram o dia-a-dia dos filhos está a maneira como lidam emocionalmente com o dinheiro. Frases como “nada de gastar tudo de uma vez” ou “poupa o que realmente importa” podem ter feito a diferença antes e no presente. São frases de quem faz da gestão do lar uma gestão de amor e dedicação para o futuro, como as lições que nos deixa o Sebastião.
Ideias de Presentes para o Dia da Mãe
1. Comece por agradecer todas as memórias de que a sua mãe é guardiã e devolva-lhe esse legado com momentos que a façam sentir valorizada e acarinhada. Por exemplo, leve-a para um passeio bonito ou um almoço agradável sem pressas ou horas marcadas;2. Proporcione-lhe uma tarde em família com a oferta de um álbum de fotografias que resuma o quanto gosta dela e como ela é importante;
3. Faça acompanhar estas experiências de ternura e proximidade com um doce ou iguaria de que ela tenha saudades por nunca mais ter tido possibilidade de o cozinhar;
4. Ofereça-lhe flores e faça deste momento simbólico uma maneira de a alegrar e de ela própria se envolver com este elemento simples da Natureza
5. Marque este dia com todas as experiências boas que conseguir proporcionar-lhe e não se esqueça de lhe dizer o quanto a ama e se lembra dela.
Leia também:
- Abono de família pré-natal: Tenho direito e com que valor?
- Envelhecimento ativo: o que é e quais os benefícios
- 10 direitos no regresso ao trabalho após o nascimento de um filho
- Cultura: onde encontrar opções grátis ou com descontos?
- Apoios sociais para idosos: quais são e como requerer
- Como sensibilizar as crianças para a sustentabilidade ambiental?
- Abono de família: 12 perguntas e respostas sobre como funciona
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.