Já que tem que ficar em casa durante este período de emergência social, fique mesmo. E aproveite. Que este conselho não lhe pareça displicente. Prepare-se para momentos de alguma clausura e para os efeitos que estes estados podem favorecer.
Ponha os nervos de lado e controle-os. Sempre tendo em conta a sua salvaguarda e da sua família. Imagine um cenário em que o inimigo espreita, está invisível e indetetável. Nestas circunstâncias, proteja-se. Este é o conselho que prolifera.
Leia Também: Coronavírus na sua vida financeira
Quais os desafios que tem que saber ultrapassar?
Permanecer na segurança da sua casa, exige alguns conselhos que visam controlar a paz e tranquilidade de todos mas também a proteção do espaço físico, sempre que por motivos de força maior tiver necessidade de sair. Quer para comprar medicamentos ou fazer algumas compras urgentes.
Manter o espírito elevado para que possa manter-se com a estabilidade necessária para cuidar de si e dos outros é um exercício complicado mas tem que ser feito. Resista e persista. Os tempos irão melhorar em breve e estaremos cá todos para o testemunhar. Até lá, temos que ter total noção que os nossos hábitos e rotinas tem que se adaptar rapidamente às circunstâncias. Disto depende o nosso êxito para chegar a bom porto.
Leia também:Como as App o podem ajudar
O que fazer em casa?
Como um gestor em situações de stress, mantenha a moral das tropas, tente que a sua cabeça não se deixe levar pelo clima arrebatador que algumas fontes de informação lhe possam transmitir. É importante manter-se atualizado para se saber adaptar mas, faça alguma triagem dos canais e das notícias.
Confie apenas naquelas que podem verdadeiramente trazer-lhe e restantes entidades oficias que acompanham a situação ao minuto.
Terá mais tempo para ver televisão e acompanhar noticiários. Prefira os que são verdadeiramente credíveis e com cotação no mercado. Nunca confunda informação com emoção. Resista ao pânico e ao clima de tensão.
Leia Também:Gerir o stress e tomar decisões
Rigor e disciplina mas bem-disposta
Tente organizar o seu tempo, preservando as rotinas de quando ia trabalhar. Levantar cedo; ginástica, com a família ou sozinho, pequeno-almoço à hora habitual. Faça de cada manhã, um momento a menos no calendário para o desfecho.
Este exercício de disciplina nas rotinas é crítico para conseguir tudo resto, nomeadamente, se tem crianças em casa. Induza momento de reunião, entre todos, a hora da leitura, a hora do noticiário, a hora da sesta, a hora do recreio, a hora do filme, a hora da música. Determine a sua agenda, conforme os gostos e interesses de todos lá em casa.
Incentive a colaboração entre todos. Muito importante é que cada casa, cada célula familiar, enfrente estes riscos com solidez e bom senso na gestão de humores e potenciais discórdias.
Leia Também: Assegure as suas compras online
E o que fazer fora de casa?
Não saia! Evite consultas, tratamentos e agendamentos que estejam programados. Esforce-se por controlar-se nas saídas de casa. Mas, se o tiver que fazer, para compras ou medicamentos, faça-se acompanhar das cautelas de distanciamento social aconselhadas. Muito cuidado no contacto com superfícies de manuseamento mais generalizado, portas e acessos, assim como as próprias compras.
Tome Nota:
Faça as suas compras online. Em vez de se deslocar às lojas, opte pelos canais digitais. É importante que cumpra isto sempre que lhe for possível porque apenas assim consegue o distanciamento necessário. Tenha todos os cuidados na higienização das suas encomendas quando lhe chegam a casa.
Compras sempre com o cartão
Use sempre o seu cartão em vez do dinheiro – potencial transmissor desta pandemia que nos assola. É fundamental tirar pleno proveito da funcionalidade contactless que hoje em dia a generalidade dos cartões já lhe garante. Basta aproximar o cartão do TPA e já está. Nada de trocos, moedas ou notas – potencias transmissores desta pandemia. Use sempre o seu cartão de pagamentos, mesmo que sem contactless. Sempre que possível recorra aos meios online e às entregas ao domicílio.
Tome Nota:
Pague as suas compras com o cartão. Deixe as moedas em casa e recorra ao contactless. Opte por usar a funcionalidade. Veja que todas as mãos por que passaram as suas moedas ou notas são potenciais transmissoras do Covid19. Evite o seu manuseamento.
E quando regressar a casa?
Basicamente, as cautelas passam pela higienização das suas compras, assim como da roupa e sapatos. Isto sem esquecer toda higienização de si próprio - nos moldes recomendadas pela DGS.
É igualmente importante que cada saída seja sempre feita em ocasiões muito pontuais, sempre pelo mesmo membro da família que, assim pode ficar mais familiarizado com os procedimentos a ter. A responsabilidade de quem sai é também o seu regresso em segurança.
Aproveite para fazer destes regressos a casa um momento para celebrar - mesmo que interiormente - a sua família. Faça de cada dia, o dia que se segue.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Aceite na grande generalidade dos estabelecimentos, a tecnologia do cartões contactless, usada em muitos cartões da Caixa, permite-lhe pagar as suas compras com toda a segurança, sem perder tempo ou custos adicionais. Muito importante, evita o manuseamento excessivo do cartão.
Leia Também: