Poupar no Natal, sem esvaziar a carteira ou perder a cabeça nas compras e, ao mesmo tempo, conseguir manter todo o espírito das festas é bem mais simples e fácil do que imagina. Existem múltiplas maneiras de viver o Natal, sem que isso implique largar as rédeas da carteira.
Trocar presentes entre a família e os amigos é um dos rituais que ninguém dispensa. Mas da mesma maneira que é uma maneira de nos aproximarmos de quem gostamos também pode trazer alguns diassabores. Sobretudo se não conseguir controlar as despesas que isso implica. As boas notícias é que existem muitas maneiras de viver o Natal sem perder o equilibrio finnaceiro.
Esqueça a ansiedade consumista, evite a febre habitual dos presentes e agarre-se à energia positiva dos laços familiares e de todos os que lhe são próximos. Estenda essa boa onda com ligação à comunidade e apoie quem precisa. Deixamos as 5 ideias essenciais para o ajudar na troca de presentes deste ano.
1. Faça você mesmo
Cada um de nós tem o seu talento. Muitas vezes temos apenas poucas oportunidades de o revelar. Faça deste Natal a sua oportunidade. Poupe nas compras e faça você mesmo.
Se tem um talento para a cozinha ou para os doces trate dos ingredientes e meta as mãos na massa. Se os seus dotes forem menos pantagruélicos, escreva um poema, pinte uma peça de cerâmica ou crie um quadro. Se é apreciador de uma boa fotografia, porque não oferecer uma imagem recolhida por si? Um retrato de família, talvez.
A imaginação não tem limites e aqui o objetivo é viver o espírito de Natal sem ultrapassar os limites da carteira. Inspire-se em si mesmo e ofereça essa inspiração. A memória à volta deste presente será com toda certeza mais duradoura.
Algumas dicas para presentes feitos por si:
- Centros de mesa;
- Molduras transformadas;
- Compotas;
- Peças restauradas de mobiliário;
- Velas decorativas;
- Sabonetes;
2. Compare antes de comprar
Se a sua opção, é mesmo comprar uma lembrança do modo mais tradicional possível, então sugerimos que antes de as comprar, compare preços.
Existem múltiplas plataformas onde pode comparar preços e com isso obter uma margem de poupança importante. Recorra a plataformas como o Kuanto Kusta; Forretas ou o comparador de preços da Deco Proteste.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Nos momentos de maior tendência para consumir, saiba controlar-se e nunca perca de vista que antes de gastar deve sempre pôr uma poupança de lado. Pode sempre garanti-lo com o registo do que gasta e do que pode gastar.
Saiba Mais Aqui.
Leia também:
- E se quiser devolver um presente de Natal? Conheça os seus direitos
- Subsídio de Natal: quem recebe e como se calcula
- Comprar em segunda mão: o ambiente e o seu bolso agradecem
3. Compre online
Com os devidos cuidados típicos da segurança online, as compras na net podem ser uma opção prática e capaz de lhe possibilitar alguma poupança adicional. Prefira um cartão virtual para pagar as suas compras online.
Consegue comparar preços entre plataformas e aproveitar as promoções específicas a cada momento. Mas, mais uma vez, nada de euforias, o barato pode sair caro se estiver menos atento. Desconfie sempre de ofertas excessivas.
Ao comprar online, pode ficar mais exposto ao risco de burlas. Mas se tiver em conta os cuidados básicos de acesso e uso, os canais digitais são sempre uma excelente opção. Até para gerir a sua vida bancária.
4. Opte por soluções simbólicas e que evoquem memórias
Ao optar por comprar presentes em vez de os fabricar, valorize sempre a experiência e o espírito em vez do valor de cada peça a oferecer.
Basta que a sua criatividade e imaginação as apresente com a estória que melhor o identifica a si. Aquela marca que o representa diante dos seus amigos e familiares. Recorra a peças com significado e que possam ser associadas a experiências partilhadas.
Para isso, não precisa de grandes exuberâncias, basta o gesto e alguma criatividade na escolha. Imagine que quer oferecer algo a um amigo de infância com quem partilhava tempos de férias.
Porque não oferecer uma peça de artesanato típica da terra que ambos conheciam tão bem? A surpresa e a originalidade fazem logo a diferença. Deixe que a emoção faça o resto e envolva amigos e família com memórias comum.
5.Seja solidário e apoie boas causas
Se der um uso mais cauteloso ao seu cartão de crédito, mesmo sendo fã dos beneficios e da opção de cashback que muitos proporcionam, pode focar-se mais facilmente nas alternativas. São múltiplas as entidades que agradecem a solidariedade e o apoio alheios. Muitas convidam-nos a adquirir objetos que produzem e vendem para angariação de fundos. Identifique estas entidades pelo seu radar de proximidade.
Por exemplo, muitas paróquias têm estas ações de angariação de fundos, mas muitas mais entidades existem que se envolvem e trabalham neste sentido. Procure informação nas autarquias.
A oferta solidária pode ainda exceder a aquisição de objetos. Por exemplo, se prestar um serviço de voluntariado, encontrará um amigo ou familiar que preza e valoriza muito este seu esforço. Porque não fazer desta ação voluntária um exemplo de inspiração para aqueles mais próximos? Ofereça-lhe esta ação de entrega ao próximo, o coração agradecerá com toda certeza.
Algumas entidades com venda solidária
- Aldeias SOS
- Associação Helpo
- Make a Wish Portugal
- Associação Acreditar
- Unicef
- Operação Nariz Vermelho
- AMI
- Fundação Fé e Cooperação
- CTT
Este Natal tente gastar menos do que é habitual. Compense o entusiasmo habitual com compras e excessos com uma entrega diferente e mais dedicada às grandes causas do Natal. O seu espírito prevalece em cada dia do ano e é por isso fundamental que em cada momento de celebração sejamos autênticos e verdadeiros com esse principio - por exemplo na entrega dos presentes.
Leia também:
- Natal sustentável: Dicas para reciclar, reutilizar e poupar
- Natal em família: festejar e poupar
- Partilhar e doar para inspirar
- Regras para gerir a carteira este Natal
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.
