Calendário de exames a ser anotado com lápis

Ano letivo 2024/2025: as mudanças nas provas de aferição e exames

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Qual o calendário de exames para 2024/2025? Quero saber o que muda e conhecer as provas que substituem as provas de aferição. 11-03-2025

Tempo estimado de leitura:6 minutos

No âmbito do novo modelo de avaliação externa, Avaliar Melhor, Aprender Mais, em vigor a partir do ano letivo de 2024/2025, as Provas de Aferição foram substituídas pelas Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA).

De acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) o modelo está alinhado com as práticas internacionais, tendo em vista a comparação dos resultados de desempenho académico ao longo dos anos e entre diferentes ciclos de ensino. Serve para reforçar o recurso ao digital nos processos de avaliação.

Conheça as principais novidades e o calendário de exames para o ano letivo 2024/2025.

 

O fim das provas de aferição

As Provas de Aferição, que até aqui eram realizadas nos 2.º, 5.º e 8.º anos, foram substituídas, a partir deste ano letivo de 2024/2025, pelas Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), aplicadas no final dos 1.º e 2.º ciclos, ou seja, nos 4.º e 6.º anos.

Estas provas são obrigatórias e avaliam as disciplinas de Português, Matemática (com Estudo do Meio no 4.º ano e com Ciências Naturais no 6.º ano), assim como uma terceira disciplina rotativa a cada três anos.

 

4.º ano

6.º ano

  • Português (ou Português Língua Não Materna ou Português Segunda Língua, para alunos estrangeiros);
  • Matemática e Estudo do Meio;
  • Disciplina rotativa: Inglês (em 2025 e 2028), Educação Artística (em 2026) e Educação Física (em 2027).
  • Português (ou Português Língua Não Materna ou Português Segunda Língua, para alunos estrangeiros);
  • Matemática e Ciências Naturais;
  • Disciplina rotativa: História e Geografia de Portugal (em 2025 e 2028) Inglês (em 2026), Educação Visual e Educação Física (em 2027).

 

As provas ModA contam para a avaliação final?

Embora as ModA sejam fundamentais para acompanhar o progresso dos alunos, não influenciam a classificação final, à semelhança do que acontecia com as anteriores provas de aferição. O principal objetivo é avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e disponibilizar dados detalhados sobre o seu desempenho.

Apesar de não impactar as notas finais, cada aluno recebe uma classificação quantitativa, numa escala de 0 a 100, depois registada na ficha individual.

As classificações das provas ModA são públicas, embora apresentadas sem o nome dos alunos. Anónimas, permitem a comparação do desempenho entre escolas e concelhos.

O MECI compromete-se a publicar, até novembro de cada ano, relatórios nacionais com dados estatísticos detalhados, para permitir a análise pública até ao fim de cada ano civil.

 

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Preparação para as provas ModA

As provas ModA são em formato digital. Estão previstas algumas medidas para preparação dos alunos, nomeadamente:

  • Assegurar que dedicam um número mínimo de horas, em contexto pedagógico, à realização de tarefas e exercícios na plataforma do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa;
  • Garantir provas de ensaio a meio do ano letivo, nas disciplinas com provas digitais ou híbridas, para que os alunos se familiarizem com o formato digital;
  • Permitir que estas provas de ensaio possam ser contabilizadas para a classificação interna.
  •  

    O enunciado das provas ModA não é tornado público, para que as perguntas possam ser repetidas nas provas dos anos seguintes. Desta forma, facilita-se a comparação de resultados ao longo do tempo.

     

    Preparação para provas e exames: 11 dicas para ajudar

    • Organizar os materiais de estudo. Reúnam apontamentos, livros, fichas e outros recursos necessários. Certifiquem-se de que estão atualizados e completos;
    • Certifique-se de que o seu educando participa em todas as atividades relacionadas com a preparação das provas e com a familiarização com a plataforma IAVE;
    • Aconselhe o seu filho a tirar dúvidas com os professores. As aulas são um bom momento para esclarecer dúvidas e pedir orientações sobre os temas mais importantes;
    • Criem em conjunto resumos e esquemas. Resumam as matérias em tópicos curtos, utilizando gráficos, esquemas ou mapas mentais para facilitar a memorização;
    • Motive o seu filho a praticar exercícios diariamente. Ajudam a fixar os conteúdos e a identificar áreas onde precisa de melhorar;
    • Organize estudo em grupo. Trocar ideias e conhecimentos com colegas pode ajudar a esclarecer dúvidas e a complementar o estudo;
    • Pausas regulares. Aproveitem os intervalos durante o estudo para evitar cansaço e melhorar a concentração;
    • Ajude o seu filho a cuidar do corpo e da mente. Dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico para melhorar a concentração e reduzir o stress são boas estratégias;
    • Revejam na véspera, sem exageros, os pontos principais no dia anterior. Evite que o seu filho estude de forma intensa para não ficar sobrecarregado;
    • Assegure que o seu filho chega cedo e preparado no dia da prova. Deve levar todo o material e procurar chegar com antecedência para evitar stress;
    • Confie no esforço do seu filho. Acredite no trabalho que realizou e mantenha uma atitude positiva de reforço da autoconfiança antes e depois da prova.

     

    Calendário das provas ModA

    Calendário das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) em 2024/2025:

     

    De 19 a 23 de maio

    De 26 a 30 de maio

    De 2 a 6 de junho

    4.º Ano

    • Português
    • Português Língua Segunda
    • Português Língua Não Materna - nível A2

    4.º Ano

    • Inglês

    4.º Ano

    • Matemática e Estudo do Meio

    6.º Ano

    • Português
    • Português Língua Segunda
    • Português Língua Não Materna

    6.º Ano

    • História e Geografia de Portugal

    6.º Ano

    • Matemática e Ciências Naturais

     

    Recomendação de proibição ou limitação de telemóveis
    O Governo recomendou a proibição do uso de telemóveis nos 1.º e 2.º ciclos de ensino. Para o 3.º ciclo, sugere a implementação de medidas que limitem e desincentivem a sua utilização. No ensino secundário, recomenda o envolvimento dos alunos na definição das regras relativas à utilização destes dispositivos. Estas orientações podem tornar-se obrigatórias no ano letivo de 2025/2026, dependendo dos resultados da avaliação de impacto. Paralelamente, alunos com baixo domínio da língua portuguesa podem utilizar o telemóvel como ferramenta de tradução ou quando, comprovadamente necessitem de funcionalidades do dispositivo por razões de saúde.

     

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    Provas no final do 9.º ano: o que muda?

    A principal novidade do 9º ano de escolaridada está no formato das provas, que passam a ser digitais nas disciplinas de Português e de Matemática. No caso da prova de Matemática, existe a opção de realizar uma parte em papel, para superar as dificuldades associadas à escrita matemática em computador.

    A classificação é apresentada em duas escalas: uma numérica, de 1 a 5, e outra quantitativa, de 0 a 100. O peso da prova na classificação final do aluno continua a ser de 30%. Os enunciados das provas finais de ciclo do 9.º ano também não são divulgados publicamente.

     

    Calendário de exames do 9.º ano

    Calendário da 1.ª fase das provas finais do ensino básico em 2024/2025:

    20 de junho

    25 de junho

    9h30 - 9.º Ano

    • Matemática - Turno 1

    9h30 - 9.º Ano

    • Português (91) - Turno 1
    • Português Língua Segunda
    • Português Língua Não Materna
    • Português Língua Não Materna

    12 horas - 9.º Ano

    • Matemática (92) - Turno 2

    12 horas- 9.º Ano

    • Português (91) - Turno 2

       

    • Afixação de pautas: 15 de julho;
    • Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 8 de agosto.

     

    Calendário da 2.ª fase das provas finais do ensino básico:

    18 de julho

    22 de julho

    9h30 - 9.º Ano

    • Português
    • Português Língua Segunda
    • Português Língua Não Materna
    • Português Língua Não Materna

    9h30 - 9.º Ano

    • Matemática

     

    • Afixação de pautas: 5 de agosto;
    • Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 29 de agosto.

     

    Correção de exames nacionais do ensino secundário passa a ser feita eletronicamente

    Os exames do ensino secundário começam a ser classificados eletronicamente, ainda que não na totalidade. As folhas de resposta dos alunos vão ser digitalizadas nos Agrupamentos do Júri Nacional de Exames e carregadas numa plataforma digital de classificação, onde são distribuídas pelos professores corretores.

    A correção será realizada por itens, em vez de toda a prova, permitindo que diferentes professores avaliem partes distintas do mesmo exame. Esta metodologia reduz a subjetividade associada à avaliação de um único professor. Além disso, possibilita uma avaliação mais detalhada do desempenho dos próprios professores corretores.

    No ano letivo de 2024/2025, este modelo de classificação eletrónica é implementado apenas na disciplina de Filosofia, com previsão de extensão a todas as disciplinas no ano letivo seguinte.

     

    Calendário de exames do ensino secundário

    Calendário da 1.ª fase dos exames finais nacionais do ensino secundário em 2024/2025:

    17 de junho

    • 9h30 - 12.º Ano - Português; Português Língua Segunda; Português Língua Não Materna;
    • 14 horas - 11.º Ano - Mandarim; Espanhol (547); Espanhol (847); Alemão; Italiano.

    18 de junho

    • 9h30 - 11.º Ano - Geografia A
    • 14 horas - 11.º Ano - História da Cultura e das Artes

    20 de junho

    • 9h30 - 11.º Ano - Biologia e Geologia
    • 14 horas - 11.º Ano - Francês

    23 de junho

    • 9h30 - 12.º Ano - História A
    • 14 horas - 11.º Ano - Inglês

    25 de junho

    • 9h30 - 11.º Ano - Geometria Descritiva A
    • 14 horas - 11.º Ano - Economia A

    26 de junho

    • 9h30 - 11.º Ano - Física e Química A
    • 14horas - 11.º Ano - Literatura Portuguesa

    27 de junho

    • 9h30 - 12.º Ano - Desenho A
    • 14horas - 11.º Ano - Filosofia

    30 de junho

    • 9h30 - 12.º Ano - Matemática A
    • 9h30 - 11.º Ano - Matemática B; Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    • 14h00 - 11.º Ano - História B; Latim A

    A afixação de pautas está prevista para 15 de julho e a fixação dos resultados dos processos de reapreciação será a 8 de agosto.

     

    Calendário da 2.ª fase dos exames finais nacionais do ensino secundário:

    18 de julho

    • 9h30 - 12.º Ano – Português; Português Língua Segunda; Português Língua Não Materna
    • 14 horas - 11.º Ano - Geografia A

    21 de julho

    • 9h30 - 11.º Ano - Física e Química A; Literatura  Portuguesa
    • 14 horas - 11.º Ano - Economia A; História da Cultura e das Artes; Latim A

    22 de julho

    • 9h30 - 12.º Ano - Matemática A
    • 9h30 - 11.º Ano - Matemática B; Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    • 14 horas - 11.º Ano - Filosofia

    23 de julho

    • 9h30 - 12.º Ano - História A
    • 9h30 - 11.º Ano - Geometria Descritiva A; História B
    • 14horas - 11.º Ano - Biologia e Geologia

    24 de julho

    • 9h30 - 12.º Ano - Desenho A
    • 9h30 - 11.º Ano - Inglês
    • 14h00 - 11.º Ano – Alemão; Espanhol (547 e 847); Francês; Italiano;  Mandarim

    A Afixação de pautas será a 5 de agosto e dos resultados dos processos de reapreciação a 29 de agosto.

    Consulte informação adicional sobre este novo modelo de avaliação externa, Avaliar Melhor, Aprender Mais.

     

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    A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.