Tempo estimado de leitura: 8 minutos
Saber como pesquisar no Google, à partida, não é algo que ofereça grande dificuldade. Hoje em dia, o difícil é não recorrer a este motor de busca para tirar dúvidas, encontrar um produto ou serviço, aprender a executar uma tarefa ou descobrir mais sobre determinado tema.
A cada segundo são feitas milhares de pesquisas através desta ferramenta, como pode verificar, em tempo real, na secção Sociedade & Meios de Comunicação no site World Meters Mas será que, enquanto utilizador, sabe mesmo tirar partido de todo o seu potencial?
A rapidez com que obtemos as respostas e a sua precisão são essenciais, pelo que é importante conhecer algumas dicas para encontrar mais facilmente aquilo que pretende quando faz uma pesquisa.
Os portugueses e o Google: alguns números a ter em conta
O estudo Como Pesquisam os Portugueses, divulgado no blog do Google em setembro de 2021 revela que:
- 85% dos utilizadores inquiridos em Portugal usam o Google diariamente para pesquisar informação (43% usam 1 a 5 vezes por dia e 28% mais de 10 vezes por dia);
- 58% dos inquiridos não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online;
- 48% gostaria de saber mais sobre este tema;
- 61% usa os motores de busca para aceder aos meios de comunicação e ler notícias;
- 43% quer ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras;
- 39% procura informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia, entre outros).
Leia também:
Como avaliar a sua pesquisa no Google?
O Google disponibilizou em Portugal, desde outubro de 2022, a ferramenta Acerca deste Resultado. Este recurso, junto aos resultados da pesquisa (com a configuração de três pontos por alínea) permite saber mais sobre a origem da informação obtida.
O objetivo, segundo a empresa, é que o utilizador possa tomar uma decisão mais informada sobre os sites a visitar e quais os resultados mais úteis para si.
Por esta via, o utilizador pode saber mais sobre a fonte e descobrir testemunhos de outras pessoas sobre cada site sugerido. Tem também a possibilidade de na secção Acerca deste Tópico encontrar informação adicional, incluindo notícias principais ou resultados de pesquisa vindos de outras fontes.
Na app da Google está também disponível a opção Acerca desta Página, para que o utilizador possa obter um contexto útil sobre websites enquanto navega na web.
A Google disponibiliza ainda outras ferramentas para ajudar a avaliar a credibilidade das informações online, num esforço de combater fake news. Se, por exemplo, pretende saber se uma imagem foi editada ou usada fora do contexto, basta pesquisar no Google Images usando essa imagem. Assim pode perceber se esteve online e em que contexto surgiu.
Caso queira verificar se uma notícia é verdadeira, pode escolher a opção Notícias (disponível nas Google Apps do lado superior direito do ecrã) e ver se outros meios de comunicação noticiaram o mesmo facto. Em https://news.google.com/ verá, para cada notícia, a cobertura completa. Ou seja, todas as notícias que outros meios de comunicação estão a publicar sobre o tema.
Como pesquisar em segurança?
Ao pesquisar no Google é importante ter em conta a segurança. Abra apenas sites seguros ou verificados (que comecem por https://www); mantenha o seu antivírus atualizado e evite clicar em links suspeitos. Confira nesta infografia as 24 dicas para zelar pela sua segurança online 24 horas por dia.
Leia também:
- Quais os meus direitos na compra de conteúdos e serviços digitais?
- O que é uma API e para que serve? Descomplicamos a tecnologia
As 5 dicas para pesquisar no Google
Há muitas dicas para pesquisar no Google com mais eficácia e rapidez. Alguns truques são partilhados pela própria empresa, outros são dados por internautas e especialistas. Reunimos algumas ideias para que as suas pesquisas sejam mais fáceis.
1. Cuidado com os anúncios
Geralmente, os resultados que surgem no princípio da página são anúncios, o que quer dizer que correspondem a informação pela qual as empresas pagam para aparecer nessa posição. Sem lhes tirar relevância, estes conteúdos podem não corresponder diretamente às suas necessidades de esclarecimento.
Por exemplo, se pesquisar com as palavras restaurantes em Coimbra ou canalizadores em Lisboa, verá que surgem uma série de resultados identificados como anúncios. Ou seja, para encontrar os resultados não patrocinados deve descer um pouco mais na página.
Leia também:
- 8 passos para garantir a segurança do smartphone
- Sabe o que é um chatbot e para que serve?
- Como usar a tecnologia para poupar no dia-a-dia?
2. Usar as palavras certas
Para encontrar mais rapidamente o que procura, coloque a frase ou palavra de pesquisa entre aspas. Por exemplo, “como pesquisar no Google”. Se pretender excluir algo de uma pesquisa, utilize o sinal menos. Por exemplo, receitas de carne-frango.
Caso o objetivo seja pesquisar páginas que contenham no título a palavra pesquisada use a expressão intitle. Por exemplo,intitle lei do condomínio.
Se o objetivo é restringir a pesquisa a uma página web específica, use a palavra site seguido do domínio onde quer procurar a informação. Por exemplo, site: saldo positivo herança.
Leia também:
- Cloud: que tecnologia é esta e para que serve
- Glossário do mundo da tecnologia: 28 termos que deve conhecer
3. Refinar as pesquisas
Pode restringir a sua pesquisa às páginas portuguesas. Uma das formas é fazer a pesquisa em google.pt, em vez de google.com mas, pode não ser suficiente. Por isso, é necessário refinar a sua pesquisa.
Imagine que pesquisou a palavra cibersegurança. Surgem resultados de sites portugueses e brasileiros. Na parte superior da página, selecione a opção Ferramentas e a seguir, em vez de Qualquer país selecione País: Portugal. Esta opção, contudo, apenas aparece se, nas definições da sua conta Google, o seu idioma preferencial for o Português.
Na opção Ferramentas, pode também selecionar um determinado intervalo de datas (clicar na opção qualquer altura e escolher a data pretendida), o idioma (clicar em qualquer idioma) ou apenas as palavras exatas (nesse caso, em vez de todos os resultados, deve selecionar ipsis verbis).
Caso queira pesquisar por um intervalo específico de preços, identifique os valores com o uso de reticências. Por exemplo, casas em Lisboa 200 000…250 000 euros.
Quer saber o significado de uma palavra? Se estiver à procura de uma definição utilize a expressão define. Por exemplo, define cibersegurança.
Leia também:
- Como ensinar amigos e familiares a usar a internet?
- Direito ao esquecimento: o que é e como posso exercer essa opção?
- Inteligência Artificial: o que é e como influencia o seu dia-a-dia
4. Não sabe a palavra? Use o asterisco
Quantas vezes já quis procurar o nome de uma rua, de um livro ou de um filme, mas não se lembrava de todas as palavras? Muitas vezes o Google dá uma ajuda, sugerindo automaticamente palavras para completar essa frase ou nome.
No entanto, para ser ainda mais simples encontrar o que quer, pode usar um asterisco no início, no meio ou mesmo no fim. Imagine que não se lembrava de toda frase a pesquisar, insolvência com a exoneração do passivo restante. Pode pesquisar resultados por exemplo,
insolvência com * passivo.
5. Não influencie a resposta do Google
Por vezes, ao fazer uma pergunta, pretende apenas confirmar a resposta que considera a correta. Nestes casos, não deve usar como palavras de pesquisa as palavras da resposta. É que os resultados apesar de irem ao encontro das palavras usadas, podem não ser os mais exatos.
Por exemplo, acha que um filme foi lançado em determinado ano. Ao fazer a pergunta, não escreva regresso ao futuro 1985, mas apenas, ano de lançamento regresso ao futuro. A resposta certa é, efetivamente, 1985 mas ao pesquisar vai perceber que o filme teve duas sequelas que chegaram aos cinemas em anos posteriores. O ano de 1985 é a resposta certa, mas apenas em parte.
Tome Nota:
Para respostas imediatas, use a pesquisa por voz, disponível na app.
Leia também:
- O que fazer para combater conteúdos ilícitos na internet?
- Reconversão profissional: o caminho para um emprego com futuro
- Desvalorização do euro face ao dólar: bom ou mau para a sua carteira?
- Quer construir a sua casa? Veja os passos essenciais
- Os trabalhadores podem fazer uso pessoal do email profissional?
- Cobrança indevida de imposto: quais os meios para reagir?
- Entidades reguladoras: quais são e para que servem?
- Literacia Financeira precisa-se para uma economia sustentável