Ativiedades extracurriculares

Atividades extracurriculares: importância no desenvolvimento das crianças

Formação e Tecnologia

As atividades extracurriculares são importantes para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Saiba porquê. 31-01-2024

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O processo educativo e o desenvolvimento de uma criança ou jovem vai muito além da aprendizagem dentro da sala de aula. Na medida certa, as atividades extracurriculares desempenham um papel crucial no seu desenvolvimento integral.

Neste artigo, vamos explorar algumas das razões pelas quais é fundamental proporcionar aos seus filhos uma educação plena e abrangente.

A importância das atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares, como o próprio nome indica, visa todas aquelas fora do currículo regular definido pelo Ministério da Educação. São opcionais e podem ser realizadas após o horário escolar ou aos fins de semana.

De acordo com um estudo da Canadian International School, a participação de crianças e jovens nestas atividades, alinhadas com os seus interesses, pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de competências úteis para os seus percursos académicos. Pode também ser benéfico para a sua saúde física e mental ou até para a descoberta de uma paixão capaz de se transformar em atividade profissional.

As atividades extracurriculares podem incluisive contribuir para o aumento da autoestima, diminuição do risco de depressão e melhoria das relações interpessoais com colegas, professores e família.

Além disso, fomentam o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais, como altruísmo ou a capacidade de empatia, e a diminuição de comportamentos de risco.

 

O que dizem os especialistas…
Reunimos a opinião de diferentes especialistas sobre alguns benefícios

Desenvolvimento Cognitivo: oferecem estímulos adicionais ao cérebro das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo. A exposição a diferentes áreas, como música, artes ou desporto, fortalece as capacidades de resolução de problemas, a criatividade e o pensamento crítico.

 

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Que áreas de atividades extracurriculares existem?

Exemplos comuns destas atividades incluem clubes de alunos dedicados aos mais diversos temas, desportos, teatro, música, dança, atividades artísticas, voluntariado em ações de sustentabilidade ambiental ou social, escotismo, entre outras.

A oferta deste tipo de atividades pode ser encontrada em associações culturais, clubes desportivos, museus, bibliotecas, teatros, centros de juventude, coletividades, instituições públicas e privadas, ou nas próprias escolas.

 

Tome Nota:
Antes de escolher uma atividade extracurricular, é importante ter em conta as idades e os interesses dos seus filhos. Envolva-os na escolha das atividades e se possível, opte por aulas experimentais antes de tomar uma decisão.

 

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Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)  partem de um programa do Ministério da Educação que procura oferecer aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (do 1.º ao 4.º ano) oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências em áreas diversas, complementares ao currículo escolar.

São de caráter facultativo: os alunos podem escolher se querem ou não participar, e têm uma natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural. Pretendem ser divertidas, educativas e enriquecedoras para os alunos.

As AEC funcionam geralmente no horário pós-letivo e têm uma duração variável, dependendo da oferta de cada escola e da disponibilidade dos alunos. São asseguradas por entidades externas à escola, como associações, empresas, autarquias ou instituições de ensino superior, que estabelecem protocolos de colaboração com os agrupamentos.

 

Tome Nota:
As AEC são de oferta obrigatória nas escolas e gratuitas para alunos e suas famílias, sendo financiadas pelo Estado e por entidades parceiras.

 

Incidem nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação. Servem para proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas, que estimulem a sua criatividade, a sua cidadania, o seu espírito crítico, a sua autonomia e o seu gosto pelo conhecimento.

Servem também para apoiar as famílias, oferecendo uma resposta educativa para os seus filhos no período pós-letivo, contribuindo para a conciliação entre a vida profissional e familiar.

 

AEC e Escola a Tempo Inteiro
No âmbito da transferência de competências para os órgãos municipais e as entidades intermunicipais no domínio da educação, está prevista no Decreto-Lei n.º 21/2019, artigo 39.º, a responsabilidade das Câmaras Municipais de darem resposta a algumas das necessidades das famílias quanto à conciliação da vida profissional, pessoal e escolar, assegurando o acompanhamento das crianças em meio escolar, durante os períodos letivos e as respetivas interrupções letivas.

 

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Atividades extracurriculares na medida certa

A importância das atividades extracurriculares e os seus benefícios são inegáveis, incluindo a motivação para o estudo e êxito escolar. Contudo, é igualmente importante encontrar um equilíbrio entre as aulas, as atividades extracurriculares e o tempo de lazer.

A sobrecarga pode levar à fadiga, stress, falta de tempo para descanso, comprometer o desempenho académico e impactar negativamente a saúde mental. Os pais e educadores devem ficar atentos a sinais que possam indicar esta sobrecarga, nomeadamente algum cansaço, nervosismo, dificuldades em dormir ou alimentar-se, perda de interesse nas atividades ou isolamento social.

Crianças e jovens precisam de tempo para brincar, relaxar, divertir-se, estar com a família e os amigos, descansar. É preciso tempo para “fazer nada”, quem o diz é Diane Ehrensaft, psicóloga clínica e autora de vários livros sobre desenvolvimento infantil.

É fundamental que as atividades extracurriculares não tirem tempo ou substituam rotinas fundamentais, como dormir, comer, ir às aulas, fazer os trabalhos para casa, estudar, estar com a família, brincar.

 

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