As vantagens da Banca online

Banco online: quais as vantagens de aderir?

Formação e Tecnologia

Ir ao banco onde estiver, através do telemóvel ou do computador, tem inúmeras vantagens. Saiba quais e experimente. 26-12-2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Ir ao banco quando quiser, onde estiver, com rapidez, transparência e menos burocracias, assim é o banco online. Tudo o que precisa é de um computador, um tablet ou um telemóvel. Neste artigo, dizemos-lhe quais as vantagens em aderir ao banco online e como experimentar.

Quais são as grandes vantagens de ter o banco online?

Há cada vez mais pessoas a utilizar o banco online para realizar as operações bancárias do dia a dia. De acordo com a Marktest, os canais digitais eram utilizados, em 2020, por 4,7 milhões de portugueses, 59% dos portugueses com conta bancária. Já em maio de 2023, estimava-se que quase dois terços (61,7%) dos clientes bancários tinham aderido ao banco digital.

O balcão digital já reúne, assim, a preferência da maioria dos clientes quando comparado com o balcão tradicional. Vejamos as principais vantagens.

Ir ao banco em qualquer lugar e a qualquer hora

Sim, é possível. Só precisa de ter um smartphone, um computador ou um tablet e acesso à internet para realizar todo o tipo de operações bancárias. Não está restringido ao horário de funcionamento dos bancos e evita as filas de espera.

Realizar operações bancárias com mais facilidade

Pode fazer transferências, pagamentos de serviços, consultar saldos, carregar o telemóvel ou mesmo subscrever uma poupança, de forma simples e sem ter de aguardar pela sua vez. No banco online é logo atendido.

Poupar nas comissões

O banco online é rápido, cómodo e pode proporcionar-lhe alguma poupança na cobrança de comissões.  Alguns bancos isentam ou reduzem o custo a pagar pelas comissões bancárias várias operações quando realizadas através dos canais digitais. As transferências ou a consulta de saldos são alguns exemplos.

 

Tome Nota:
Os custos das operações bancárias variam de banco para banco, ou seja, cada um tem o seu preçário. Pode saber quais as comissões cobradas por cada banco para os serviços online ou prestados ao balcão no comparador de comissões do Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Aceder ao banco e pagar as suas contas sem deslocações é uma das grandes vantagens de se converter aos novos canais digitais da Banca. Procure soluções adaptadas às suas reais necessidades e decida sobre aquela que lhes pode responder
Saiba Mais Aqui

 

Leia também:

 

Mais informação e menos burocracia

Ir ao banco online é também mais prático e menos burocrático. Exige menos papéis e assinaturas. Para consultar informação relacionada com a sua conta, movimentos, cartões ou poupanças, basta aceder através de um dispositivo eletrónico.
Pode sempre reunir toda a sua informação bancária sem recorrer ao uso de papel o que lhe traz poupança na gestão do espaço e do Ambiente.

As três razões para aderir e utilizar o banco online

Há cada vez mais razões para utilizar o banco online. Através dos canais digitais, pode realizar de forma rápida e segura operações do dia a dia, como transferências, pagamentos, consultar saldos, subscrever serviços ou gerir as suas poupanças em tempo real.  

Transferências mais rápidas e seguras

Para fazer uma transferência bancária, nacional, internacional ou entre as suas próprias contas, basta entrar no seu banco online.

 

Tome Nota:
No caso de uma transferência normal em Portugal entre contas do mesmo banco, o dinheiro fica disponível de imediato. Já se for entre bancos diferentes, o valor fica disponível num prazo limite até 36 horas

 

Pagamentos ao Estado e de serviços sem atraso

Pode efetuar pagamentos, por exemplo das suas contribuições ou obrigações fiscais, de forma simples, rápida e segura, através do banco online, sem atrasos, falhas nos pagamentos e, portanto, sem multas

Contas poupança à distância de um clique

Também é possível aderir e subscrever um depósito a prazo ou uma conta poupança com possibilidade de, em auto-serviço, avaliar a opção de que precisa em cada momento.

 

Leia também:

H3. Como saber mais sobre a banca digital?

Espera-se que a interação entre os clientes e o banco seja cada vez mais digital, através da internet e de plataformas tecnológicas. É por isso importante incrementar a literacia digital de todos  - num esforço de os aproximar do mundo digital  sem fronteiras mas com fortes exigências do ponto de vista da segurança.

Este tem vindo a ser aliás o esforço do Saldo Positivo assim como de outras entidades como são os casos da Associação Portuguesa de Bancos e do Banco de Portugal.

 

Leia também: