Quanto vai pagar de IUC

IUC: o que é e o que mudará neste Imposto Único de Circulação

Mobilidade

Saiba o que representa o Imposto Único de Circulação, as despesas e isenções assim como o que vai mudar em breve. 18-03-2025

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O Imposto Único de Circulação (IUC) abrange veículos ligeiros, pesados, de passageiros ou de mercadorias - quer sejam novos, em segunda mão ou importados. Deve ser pago anualmente pelo proprietário do veículo.

O Orçamento do Estado para 2025 não trouxe qualquer  agravamento do IUC face aos valores registados no ano anterior em todas as categorias. Estão contudo, previstas algumas mudanças para  breve e que mexem diretamente no calendário de pagamento.  

 

O que é o Imposto Único de Circulação?

Pessoas ou entidades com registo de propriedade de automóveis (ligeiros ou pesados, de passageiros ou mercadorias), motociclos, barcos de recreio ou aeronaves têm de pagar anualmente o Imposto Único de Circulação (IUC).

Esta taxa é usada para compensar os custos ambientais e o desgaste das estradas provocada pela condução de veículos. Daí que o cálculo do IUC tenha em consideração a cilindrada do veículo, mas também as emissões de dióxido de carbono.  

O valor do imposto é atualizado no início do ano e deve ser pago durante o mês da matrícula até que deixe de ser o proprietário do veículo ou a matrícula seja cancelada mesmo que os veículos não circulem na via pública.

 

Sabe qual é categoria em que se insere o seu automóvel?

  • Categoria A: automóveis ligeiros de passageiros e misto com peso inferior a 2 500 kg e matrícula entre 1981 e 30 de junho de 2007;
  • Categoria B: automóveis ligeiros de passageiros com matrícula de depois de 30 de junho de 2007, de utilização mista e mercadorias, ou com mais de 3 500 kg e com 9 lugares ou menos;
  • Categoria C: viaturas de mercadorias e uso misto com peso superior a 2 500 kg para transporte privado de mercadorias, transporte por conta própria ou aluguer sem condutor;
  • Categoria D: viaturas de mercadorias e de uso misto com peso superior a 2 500 kg para transporte público de mercadorias, transporte por conta de outros ou aluguer sem condutor;
  • Categoria E:motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores matriculados desde 1992;
  • Categoria F e G: embarcações de recreio de uso particular a partir de 20 kW de potência e aeronaves de uso particular.

 

Leia também:

 

O que mudou em 2025 e 2024? 

Os proprietário de veículos abrangidos pelo pagamento do IUC contaram com um aumento de cerca de 3% para os veículos a  gasolina e de cerca de 2,5% para aqueles a gasóleo.

A subida do IUC para os veículos a gasóleo foi menor porque os carros a gasóleo pagam uma taxa adicional, por atualizar desde 2015. Isto contribuiu para que o menor agravamento percentual do IUC. 

O valor do imposto é calculado através da categoria do veículo, da data de matrícula, da cilindrada e do combustível (níveis de emissão de dióxido de carbono).

Veículos anteriores a julho de 2007

A atualização do valor do imposto altera consoante o combustível (gasóleo ou gasolina) para os veículos com matrículas anteriores a julho de 2007, beneficiando os veículos a gasóleo.

Os carros a diesel anteriores a julho de 2007 vão ter um aumento médio de 2,5%. Já os motociclos e os automóveis a gasolina contam com uma subida de 2,9% do IUC em relação a 2023.

Em 2025, as taxas mantiveram-se inalteradas, assim como o calendário estipulado para a sua liquidação (ver Quando deve pagar o IUC). Ou seja, até ao último dia do mês da matrícula. Uma regra que manterá apenas até ao final deste ano. 

Pode consultar todas as taxas no Código do IUC.

 

TOME NOTA

Caso tenha tendência para se esquecer do pagamento  deste imposto, recorra ao débito directo. É uma maneira de evitar as  multas ou juros de mora que o penalizam. Se passarem 30 dias após a data limite de pagamento. a Autoridade Tributária pode apreender o veículo, com emissão de uma certidão de dívida. 

 

O que mudará em 2026

É já em 2026, que estão previstas mudanças mais significativas no pagamento desta taxa. De acordo com comunicado oficial de janeiro deste ano,  IUC passará  a ser pago até ao final de fevereiro. Esta regra aplica-se de modo generalizado, à  excepção das viaturas que pagam valores de IUC acima de 100€ anuais.

Nestes casos, permite-se a sua liquidação em duas prestações, a pagar em fevereiro e em outubro. Se entretanto cancelar a matricula do seu carro, se o vender ou se o abater, deve ter o cuidado de confirmar no Portal das Finanças se o carro deixou de facto de constar do seu registo patrimonial. 

 

Leia também:

 

Adicional ao IUC

O adicional de IUC mantém-se para os veículos da Categoria A e B a gasóleo. Estes valores não sofreram alterações desde a sua criação, no Orçamento do Estado de 2015.

Data de matrícula para cálculo do IUC em carros importados 

Se o carro tiver sido comprado num país da União Europeia, na Noruega, no Liechtenstein ou na Islândia, a data do certificado de matrícula é usada para calcular o IUC, independentemente da data de importação. Por exemplo, se o automóvel for de 2009, mas só tiver sido importado em 2011, é a data de 2009 que entra nos cálculos do IUC a pagar.

Caso o carro seja originário de um outro país, a data da primeira matrícula em Portugal é que será usada para calcular o imposto. Ainda que o automóvel seja de 2009, se for importado de um país não referido no parágrafo anterior, é a data de 2011 que se tem em conta para o cálculo do IUC.

Isenções: veículos que não pagam IUC

Os valores abaixo de 10€ estão isentos de pagamento assim como todos os automóveis elétricos. Estão isentos do pagamento do IUC os carros 100% elétricos. Mas não só, existe uma lista extensa de isenções de que destcamos as seguintes:

  • Os proprietários de veículos da categoria B com emissões de CO2 até 180 g/km (NEDC) ou 205 g/km (WLTP) e veículos das categorias A e E com grau de deficiência igual ou superior a 60%
  • Veículos Históricos: Automóveis e motociclos com mais de 30 anos, usados ocasionalmente e com deslocações anuais inferiores a 500 km; 
  • Veículos de Sapadores Florestais: Utilizados no Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios;
  • Veículos Elétricos ou com fonte de energia renovável: Veículos não motorizados, exclusivamente elétricos ou movidos a energias renováveis; 
  • Veículos da Administração Pública: Inclui veículos das forças militares, de segurança, bombeiros e câmaras municipais;
  • Ambulâncias e outros veículos de transporte de doentes;
  •  Veículos funerários e tratores agrícolas;
  • Veículos da categoria A para o serviço de transporte em táxi.

 

Leia também:

 

Quando deve pagar o IUC

No primeiro ano da matrícula (incluindo veículos importados), o IUC deve ser pago até 30 dias depois do fim do prazo legal para o registo do veículo. Se comprou o veículo em primeira mão num concessionário automóvel, o pagamento é feito no ato da compra.

Após o primeiro ano da matrícula, o IUC deve ser pago anualmente durante o mês da matrícula do veículo.

O IUC de barcos de recreio e aeronaves deve ser pago em janeiro.

 

Como pagar o IUC

O documento com os dados para pagamento do Imposto Único de Circulação pode ser pedido e pago online ou num balcão de atendimento das Finanças.

 

Obter o documento para pagar o IUC online

Pode obter o documento para pagar o IUC no portal das Finanças, em Entregar IUC:

  • Autentique-se com Chave Móvel Digital (CMD), a sua senha de acesso ou Cartão de Cidadão;
  • Selecione Todos os serviços e no separador IUC clique em Entregar ano corrente;
  • Escolha a categoria do veículo e carregue em Pesquisar;
  • Clique na matrícula;
  • Carregue em Emitir e depois em Emitir para pagamento;
  • No final, clique em Imprimir Documento.

Pode pagar imediatamente por MBWay ou usar as referências para pagamento Multibanco, homebanking ou nos Correios.

Pagar o IUC presencialmente

Faça a marcação para um balcão das Finanças e leve consigo o Documento Único Automóvel ou o registo de propriedade e livrete. Pode ainda  fazer o pagamento diretamente no balcão de tesouraria contra apresentação da guia de pagamento do IUC fornecido pelas Finanças.

Se preferir, pode solicitar o documento para pagamento do IUC num Espaço Cidadão. Neste caso, terá de apresentar também a sua identificação em conjunto com os documentos do veículo.

 

Leia também:

 

 

 

A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.