Tempo estimado de leitura: 10 minutos
Os testes de segurança de carros são fundamentais para responder a uma das principais preocupações dos condutores na hora de escolher a sua nova viatura. Ou seja, até que ponto um modelo é mais seguro do que outro?
A forma como reagem os airbags e as estruturas deformáveis da carroçaria em caso de acidente ou de que modo os sistemas de travagem atuam se houver uma paragem brusca são alguns dos fatores analisados nos testes de segurança das viaturas.
Leia também:
- Pagar multa de trânsito em prestações: como e quando o pode fazer
- Acidente devido a manutenção da estrada? Saiba como reclamar
Os testes Euro NCAP
O European New Car Assessment Programme (Euro NCAP) é um organismo independente que realiza testes de segurança automóvel para informação do público em geral.
Fundado em finais de 1996 pelo Departamento de Transportes do Reino Unido, o Euro NCAP conta com o apoio de vários governos europeus, assim como de organizações de defesa do consumidor, do setor automóvel e do segurador. Atualmente, é considerado a referênciana realização de provas de segurança automóvel no contexto europeu.
A nível mundial existem outros organismos similares, como a Latin NCAP (América Latina e Caribe) ou o Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS), nos Estados Unidos.
Apesar da sua importância, os testes Euro NCAP não têm qualquer validade para a homologação legal de um veículo. A União Europeia tem protocolos próprio de teste a serem cumpridos e ultrapassados com aprovação pelos construtores para que as viaturas possam ser vendidas em território europeu.
Leia também:
- Revalidar ou substituir carta de condução: quando e como o fazer
- E se o responsável pelo acidente fugir do local?
Como se fazem os testes de segurança de carros?
Para avaliar os sistemas de segurança de um veículo é realizado um conjunto importante de provas, que incluem, entre outros, testes de colisão (impacto frontal, lateral e traseiro).Os testes são feitos em ambientes controlados, procurando simular, da forma mais aproximada possível, situações reais.
São utilizados sensores em pontos específicos do carro e colocados manequins (adultos e crianças) no seu interior de modo a analisar o comportamento dos ocupantes, assim como das estruturas e sistemas de segurança do automóvel durante e após a colisão.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Se a segurança é um argumento forte de venda para a compra de um carro novo, pode acontecer-lhe ter que avaliar todas as soluções para viabilizar esta compra. Existem várias, em função dos seus objetivos e necessidades.
Leia também:
- O que faz subir o preço dos combustíveis?
- Contestar multa de estacionamento: quais os prazos e como proceder
Como funciona a avaliação do Euro NCAP?
O Euro NCAP criou o sistema de classificação por estrelas (de zero a cinco), para facilitar a interpretação e comparação por parte dos consumidores sobre os veículos avaliados.
A classificação geral de segurança é feita com base na avaliação em quatro áreas centrais:
- Proteção do Ocupante Adulto (condutor e passageiro)
- Proteção do Ocupante Criança
- Proteção de Peões, e que foi depois alargada aos ciclistas
- Safety Assist, que avalia as tecnologias de assistência ao condutor e prevenção de colisões
O número de estrelas reflete o desempenho do carro nos testes. Mas leva também em linha de conta os equipamentos de segurança do fabricante do veículo em cada mercado. Isto significa que quanto mais estrelas são atribuídas a uma viatura, mais segura pode ser considerada.
Como interpretar as estrelas
5 estrelas: Excelente desempenho geral em caso de colisão. Bem equipado com tecnologia de prevenção de acidentes abrangente e robusta.
4 estrelas: Bom desempenho geral em caso de colisão e a todos os níveis. Tecnologia adicional de prevenção de colisões pode estar presente.
3 estrelas: Proteção média dos ocupantes durante o impacto, mas nem sempre equipado com a tecnologia de prevenção de acidentes mais recente.
2 estrelas: Proteção nominal em caso de colisão, mas carece de tecnologia de prevenção de acidentes.
1 estrela: Proteção mínima em caso de colisão e pouca tecnologia de prevenção de acidentes.
0 estrelas: Cumpre as normas de homologação, ou seja, pode ser legalmente vendido, mas com falhas críticas de tecnologia de segurança moderna.
Leia também:
Todos os carros novos são testados?
Sendo impraticável analisar e avaliar todas as viaturas que todos os anos chegam aos mercados europeus, o Euro NCAP seleciona os modelos mais representativos das escolhas dos consumidores. Na maioria dos casos são carros novos no mercado, mas também podem ser testados carros que já estejam à venda.
Para avaliar um modelo são necessários quatro carros. Por norma, a compra é custeada pelo Euro NCAP, mas também é possível que seja um construtor a patrocinar um dos seus modelos. Segundo a organização, em qualquer um dos casos o processo de avaliação seguido é exatamente o mesmo.
Leia também:
- Quer comprar um carro novo? Conheça antes os benefícios do renting
- As 15 dicas para usar o carro na cidade de forma mais inteligente
Como posso consultar as viaturas avaliadas?
Todos os anos o Euro NCAP divulga a lista de modelos avaliados pelos seus testes e seus resultados. Os consumidores podem consultar esta base de dados do Euro NCAP.
Este ranking de classificação permite às famílias e às empresas avaliar e comparar diversos veículos lançados para o mercado em cada ano, identificando as escolhas mais seguras para as suas necessidades.
Consulte sempre a avaliação mais recente
O sistema de classificação por estrelas está em constante evolução de modo a acompanhar o surgimento e adoção pelo mercado de novas tecnologias. Para refletir estas inovações, os testes de segurança do Euro NCAP vão sendo atualizados e o sistema de classificação vai sendo ajustado ao longo do tempo. Por esse motivo, é importante procurar sempre pela última avaliação de cada modelo.
Leia também:
- Vai emprestar o carro a um amigo? Saiba quais os cuidados a ter
- O que mudou nos direitos do consumidor? Conheça as novidades na lei
- Serviços públicos online: saiba o que pode fazer sem sair de casa
- Fundo de oportunidade: em que consiste e como criar o seu?
- Taxas de juro: Acha que vão mesmo subir?
- Educação financeira: ensinar aos mais novos a importância do dinheiro
- 10 direitos no regresso ao trabalho após o nascimento de um filho
- Maternidade e paternidade: a quantos dias de licença se tem direito?
- O que diz e defende a Lei do Clima?