O ABC da motivação pós-férias: ideias eficazes
Animar para mobilizar
Mesmo que a sua equipa mantenha, por regra, altos níveis de mobilização, o regresso ao trabalho pode proporcionar alguma mudança no espirito. Pode, contudo converter esse risco numa oportunidade. Ou seja, criar um momento para lembrar tudo o que foi conseguido até agora e assim, incrementar o bom trabalho de equipa para os dias que se seguem.
É altura para recordar que estes meses são os últimos metros de uma longa corrida, por isso há que manter a velocidade ou até aumentá-la, caso os objetivos traçados ainda estejam longe de ser alcançados.
E porque não representar graficamente essa corrida, desenhando, por exemplo no quadro da sala de reuniões, o caminho que falta para a meta e ir assinalando sempre que se está mais perto?
Se notar que um colaborador ou até todo um setor está com a motivação mais fraca, transmita confiança e apoio. Demonstre que acredita nessa equipa e predisponha-se a ajudar e dar o seu contributo para superar alguns obstáculos.
Por vezes, basta uma palavra de incentivo para que uma venda se realize ou para que uma ideia surja ou saia do papel.
A animação pode ser também literal, ou seja, fazer uma pequena celebração. Um pequeno-almoço em que todos trazem algo para partilhar, uma bebida com toda a equipa ao final da tarde ou até um jantar de rentrée, ideal para que todos possam falar sobre as suas férias.
Beneficiar para recompensar
A ideia não é beneficiar uns em detrimento de outros, mas sim dar pequenos benefícios que possam motivar o seu grupo de trabalho neste período mais crítico do ano.
Por exemplo, determinar que, durante os próximos meses, é possível sair mais cedo à sexta-feira. Ou permitir, a quem o desejar, encurtar a hora do almoço para que possa sair mais cedo um dia por semana para ir buscar os filhos à escola.
Ou, aproveitando a época de regresso às aulas, dar aos seus colaboradores aquela sensação tão boa da infância de estrear algo novinho em folha quando se voltava à escola? Porque não atualizar os computadores ou o mobiliário de escritório? Uma ideia mais simples e económica pode passar por dar canetas ou capas para telemóveis, por exemplo.
Outra ideia, e se lhe agrada despertar o espírito competitivo da sua equipa, é premiar quem tenha melhor desempenho, oferecendo, por exemplo, um voucher para um spa ou para um novo restaurante.
Comunicar para motivar
Não há equipas motivadas se não existir comunicação. A comunicação entre os membros da equipa e desta com os seus líderes é a primeira condição para que todos percebam quais os objetivos e quais as dificuldades.
A troca de ideias ajuda a encontrar soluções, mas é igualmente importante ouvir e tentar perceber as razões da menor motivação, as expectativas individuais e coletivas e, até, as propostas para resolver procedimentos ou situações que não estejam a funcionar.
É igualmente importante a forma como comunica: deve ser clara, assertiva e adaptada a cada um dos interlocutores. Se o líder não consegue traçar com exatidão um objetivo, como é possível que a equipa encontre ou aponte o caminho?
O C pode significar também criatividade. Se usar um motor de pesquisa e escrever “como motivar colaboradores”, encontrará dezenas de páginas sobre o tema. Mas é provável que nenhuma das soluções apresentadas seja a melhor para a sua empresa.
Por isso, há que ser criativo e, usando o conhecimento que tem do seu grupo de trabalho, encontrar a melhor forma de aumentar a motivação da sua equipa.