O ABC da motivação pós-férias

Negócios

Regressar ao trabalho depois do período de férias é um momento de balanço mas também serve para fortalecer o espírito de equipa. 03-09-2019

Vamos ser sinceros? Voltar ao trabalho após alguns dias ou algumas semanas de descanso não é fácil, mesmo para quem adora o que faz. O corpo vem com outro ritmo e ainda não se adaptou à rigidez dos horários. O bronzeado e as fotos de férias no ecrã do computador evocam esses dias em que reuniões, relatórios, vendas e conversas com clientes ficaram esquecidos.

Aos poucos, a realidade acaba por se impor, quanto mais não seja pela quantidade de e-mails por abrir, pelos recados deixados na secretária ou pela urgência em terminar aquele projeto que se atrasou nas últimas semanas.

As férias até podem ter sido fonte de renovação de energia mas, é normal que, nestes primeiros tempos, a motivação esteja um pouco abaixo do normal. O outono aproxima-se, os dias longos vão ficando para trás e a rotina acaba por se instalar, até que surja a perspetiva de um novo período de férias.

Não tem de ser assim. Para que a sua equipa consiga alcançar os objetivos traçados, há que manter a motivação elevada, mesmo que, para isso, tenha de tomar algumas medidas. E algumas, apesar de simples, podem ter bastante impacte na motivação pós-férias dos seus colaboradores e no espírito de grupo.

Obviamente que as estratégias a adotar dependem do tipo e da dimensão da empresa, da proximidade geográfica entre colaboradores e, em última análise, do orçamento da empresa, se quiser fazer um investimento financeiro para aumentar os índices de motivação.

As ideias mais simples são, por vezes, as mais eficazes. E como não há nada mais simples do que o ABC, deixamos três ideias com base nas três primeiras letras do alfabeto:

O ABC da motivação pós-férias: ideias eficazes

Animar para mobilizar

Mesmo que a sua equipa mantenha, por regra, altos níveis de mobilização, o regresso ao trabalho pode proporcionar alguma mudança no espirito. Pode, contudo converter esse risco numa oportunidade. Ou seja, criar um momento para lembrar tudo o que foi conseguido até agora e assim, incrementar o bom trabalho de equipa para os dias que se seguem.

É altura para recordar que estes meses são os últimos metros de uma longa corrida, por isso há que manter a velocidade ou até aumentá-la, caso os objetivos traçados ainda estejam longe de ser alcançados.

E porque não representar graficamente essa corrida, desenhando, por exemplo no quadro da sala de reuniões, o caminho que falta para a meta e ir assinalando sempre que se está mais perto?

Se notar que um colaborador ou até todo um setor está com a motivação mais fraca, transmita confiança e apoio. Demonstre que acredita nessa equipa e predisponha-se a ajudar e dar o seu contributo para superar alguns obstáculos.

Por vezes, basta uma palavra de incentivo para que uma venda se realize ou para que uma ideia surja ou saia do papel.

A animação pode ser também literal, ou seja, fazer uma pequena celebração. Um pequeno-almoço em que todos trazem algo para partilhar, uma bebida com toda a equipa ao final da tarde ou até um jantar de rentrée, ideal para que todos possam falar sobre as suas férias.

Beneficiar para recompensar

A ideia não é beneficiar uns em detrimento de outros, mas sim dar pequenos benefícios que possam motivar o seu grupo de trabalho neste período mais crítico do ano.

Por exemplo, determinar que, durante os próximos meses, é possível sair mais cedo à sexta-feira. Ou permitir, a quem o desejar, encurtar a hora do almoço para que possa sair mais cedo um dia por semana para ir buscar os filhos à escola.

Ou, aproveitando a época de regresso às aulas, dar aos seus colaboradores aquela sensação tão boa da infância de estrear algo novinho em folha quando se voltava à escola? Porque não atualizar os computadores ou o mobiliário de escritório? Uma ideia mais simples e económica pode passar por dar canetas ou capas para telemóveis, por exemplo.

Outra ideia, e se lhe agrada despertar o espírito competitivo da sua equipa, é premiar quem tenha melhor desempenho, oferecendo, por exemplo, um voucher para um spa ou para um novo restaurante.

Comunicar para motivar

Não há equipas motivadas se não existir comunicação. A comunicação entre os membros da equipa e desta com os seus líderes é a primeira condição para que todos percebam quais os objetivos e quais as dificuldades.

A troca de ideias ajuda a encontrar soluções, mas é igualmente importante ouvir e tentar perceber as razões da menor motivação, as expectativas individuais e coletivas e, até, as propostas para resolver procedimentos ou situações que não estejam a funcionar.

É igualmente importante a forma como comunica: deve ser clara, assertiva e adaptada a cada um dos interlocutores. Se o líder não consegue traçar com exatidão um objetivo, como é possível que a equipa encontre ou aponte o caminho?

O C pode significar também criatividade. Se usar um motor de pesquisa e escrever “como motivar colaboradores”, encontrará dezenas de páginas sobre o tema. Mas é provável que nenhuma das soluções apresentadas seja a melhor para a sua empresa.

Por isso, há que ser criativo e, usando o conhecimento que tem do seu grupo de trabalho, encontrar a melhor forma de aumentar a motivação da sua equipa.