O que é o cashback

Cashback: compensa ter cartões de pagamento que devolvem dinheiro?

Banco e Eu

Saiba em que consiste o cashback, quais as vantagens e cuidados a ter. Descubra se vale a pena ter e porquê. 22-02-2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Traduzido de forma literal, cashback significa dinheiro de volta e é uma funcionalidade, cada vez mais em voga, associada à utilização de alguns cartões de crédito (mas não só).

Mas será que vale realmente a pena ter um cartão de crédito com esta funcionalidade? Saiba como funciona o cashback, quais as vantagens e os cuidados que deve ter para fazer um uso consciente do seu cartão de crédito.

O que é o cashback?

Um cartão com a funcionalidade de cashback permite-lhe receber uma percentagem (definida pela instituição financeira emissora do cartão, 1% a 3%, normalmente), do valor dos pagamentos registados no mês anterior, nomeadamente em lojas associadas. A devolução deste montante pode ser feita para a conta associada ao cartão ou de outro modo, consoante as respetivas condições de utilização.

Estes cartões incentivam os clientes a uma utilização mais frequente, tendo em conta os benefícios contratados.

Quais as vantagens?

  • Permite acumular dinheiro que pode gastar livremente, sem estar condicionado, como ocorre com os sistemas de troca de pontos;
  • Muitos cartões com cashback associado oferecem a anuidade do cartão;
  • Estes cartões de crédito podem, ainda, ter outras vantagens associadas, como acumulação de pontos, acumulação de milhas aéreas ou descontos em parceiros da entidade que o emitiu.

 

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Usar o seu cartão de pagamento, nomeadamente o cartão de crédito implica alguns cuidados de segurança, mas também cuidados de gestão. Lembre-se que deve manter-se sempre dentro dos limites do seu equilíbrio financeiro. Para isso, deve encontrar uma solução à medida das suas necessidades e perfil.

Leia Mais Aqui  

 

Leia também:

 

Compensa ter um cartão com cashback?

Depende do seu perfil de consumidor. Regra geral, os reembolsos em cashback estão associados a determinada tipologia de compras ou estabelecimentos. Por exemplo, combustível, restauração; viagens; alojamento; entre outros.

Se foge um pouco ao perfil de utilização associado ao cashback, pode não compensar em pleno, principalmente se tiver de fazer face aos custos e comissões a pagar pelo cartão de que se deve esclarecer com toda a cautela. 

Se pelo contrário, faz um uso mais intensivo do cartão, nomeadamente naquelas compras que contam para o efeito cashback ou seja, se se enquadra no perfil de consumidor do cartão, pode de facto compensar.

Em qualquer caso, deve saber fazer as contas certas sobre o que paga e o que consegue recuperar ao longo do tempo com o cashback

 

Exemplo de cashback
Imagine que gasta uma média mensal de 100 euros em compras. Com uma taxa de cashback de 1%, poderia reaver 12 euros (100 X 12 X 0,01) ao fim de cada ano. Se, por outro lado, gastar cerca de 500 euros por mês, esta devolução pode chegar aos 60 euros (500 X 12 X 0,01).

 

Tome Nota:
Para não pagar juros quando utiliza o seu cartão de crédito, opte pelo pagamento integral (a 100%) do valor da dívida, dentro do prazo de pagamento.

 

Que cuidados deve ter?

Antes de tomar uma decisão, deve ter em conta um conjunto de pontos:

  • A anuidade e as taxas de juro (TAEG) associadas ao cartão com cashback. Compare com outros sem esta opção;
  • As taxas aplicadas para cálculo do cashback;
  • As condições necessárias para receber o cashback. Por exemplo, verifique se existe algum limite mínimo de gastos ou algum limite máximo de reembolso. Alguns cartões só reembolsam em compras superiores a determinado montante;
  • Assegure-se de que os encargos previstos com o cartão ficam aquém das vantagens associadas.

 

Cashback e cash advance: quais as diferenças?
Embora o nome seja parecido e ambas as modalidades estejam normalmente associadas a cartões de crédito, são funcionalidades distintas. Enquanto o cashback permite receber uma percentagem do valor das compras, o cashadvance é um adiantamento de dinheiro a crédito (com ou sem juros associados). Tendo sempre em consideração o plafond contratado, o cashback permite levantar dinheiro das caixas multibanco ou uma transferência do saldo autorizado para o saldo disponível de modo imediato.

 

Leia também: