Câmbio

O que é uma taxa de câmbio? Para que serve e como usar

O Banco e Eu

Se for de viagem para fora da União Europeia, o mais provável é confrontar-se com a necessidade de trocar dinheiro. Veja como. 29-09-2021

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Se na Europa pode fazer as suas compras em euros, noutros países terá de recorrer à moeda local. Mas sabe usar a taxa de câmbio?

Ao viajar para um país fora da zona euro terá de levar a moeda local pelo menos para as primeiras despesas. E para saber quanto vai receber em troca pelos seus euros, é necessário recorrer à taxa de câmbio.

Mas não é só nas nossas viagens que a taxa de câmbio é relevante. Também tem um papel importante na economia de um país, por influenciar diretamente o valor das importações e exportações.

Neste artigo, procuramos explicar de forma simples o que é a taxa de câmbio e qual o impacte no nosso dia-a-dia.

Leia também:

 

O que é a taxa de câmbio?

O câmbio é a operação de troca entre duas moedas. E a taxa de câmbio é, em termos simples, aquilo que vale uma moeda quando a queremos trocar por outra moeda (vulgarmente chamada de cotação). 

A taxa de câmbio é representada pelos símbolos das duas moedas. O primeiro símbolo representa a moeda que vamos trocar e o segundo o símbolo da moeda que vamos querer ter na nossa mão.

Se formos para os Estados Unidos, vamos ter de trocar Euros por Dólares. E, nesse caso, temos de considerar a taxa de câmbio EUR/USD.

A taxa EUR/USD representa o valor em dólares de cada euro. Se a taxa EUR/USD for de 1 1802, por exemplo, significa que por cada euro vamos obter 1 1802 dólares.

Leia também:

 

Como usar a taxa de câmbio?

A taxa de câmbio representa o valor de uma moeda expresso noutra. Mas como a usamos? Quando estamos nos Estados Unidos e gastamos dólares, quanto custam em euros as compras que fizermos?

Neste exemplo, e tendo em conta uma taxa de câmbio EUR/USD de 1 18020, quando trocámos euros por dólares, por cada euro deram-nos 1 18020 dólares.

Imaginemos agora que efetuamos uma compra que nos custou 100 dólares. Para saber o seu custo em euros, basta dividir o valor em dólares pela taxa de câmbio EUR/USD (valor em euros = valor em dólares / taxa de câmbio EUR/USD).

Contas feitas, a compra teve um custo de 84,73 euros.

Leia também:

 

Outra maneira de usar a taxa de câmbio

No ponto anterior utilizámos a taxa de câmbio que nos foi aplicada quando trocamos euros por dólares. Mas para saber quanto nos custou em euros a nossa compra podíamos ter usado a taxa de câmbio inversa.

A taxa de câmbio inversa da taxa EUR/USD é USD/EUR e representa quantos euros podemos obter com um dólar.

Recorrendo à taxa de câmbio do nosso exemplo, o cálculo é feito da seguinte forma:
1: 1 1802 = 0,84731. Ou seja, um dólar vale 0,84731 euros.Assim, a compra de 100 dólares é o equivalente a 100 x 0,84731, ou seja, 84,73 euros.

Como converter?

Para converter o valor de uma moeda, pode utilizar o conversor disponibilizado pelo Banco de Portugal. Basta escolher as duas moedas e a data para ficar a saber o valor que pretende.

Leia também:

 

Por que vejo duas taxas EUR/USD quando vou ao banco? O que significam?

As taxas de câmbio face ao euro são fixadas diariamente entre os bancos centrais europeus e definidas pelo Banco Central Europeu por volta das 14h15. Nesse momento, são publicadas pelo Banco de Portugal.

Denominadas de fixing, são taxas meramente indicativas, servindo apenas para ser usadas pelas empresas, por exemplo, nas suas demonstrações financeiras.

Porém, quando vai ao banco trocar euros por dólares, ou outra moeda, não é essa taxa que vê. De facto, vê duas cotações. A de venda (a da esquerda) e de compra (a da direita) sendo que a cotação de compra é sempre superior à cotação de venda.

Leia também:

 

Mas como saber qual aplicar? Tudo depende da operação que pretende realizar.

Exemplificando, no banco vê a seguinte cotação EUR/USD 1 1720/1 1915.

  1. Se a sua intenção for trocar euros por dólares, estará a fazer uma operação de venda de euros ao banco. Assim, por cada euro, receberá 1 1720 dólares. Se entregar 1 000 euros receberá 1 172 dólares;
  2. Já se tiver dólares e quiser trocar por euros, então estará a fazer uma compra de euros ao banco. Assim, por cada 1 1915 dólares que entregar, receberá 1 euro. Caso regresse da viagem com os 1 172 dólares que trocou, receberá apenas 983,63 euros (1 172 : 1 1915 = 983,63).

 

Tome Nota:

No BPstat pode consultar estatísticas mensais, trimestrais e anuais das taxas de câmbio face ao euro, entre outras moedas.

Leia também:

 

Onde posso fazer operações de câmbio?

Pode fazer operações de câmbio de moeda nos bancos ou agências de câmbio que estejam autorizadas e, por isso, registadas no Banco de Portugal. Antes de ir a uma casa câmbio, verifique na página do BdP se é uma entidade autorizada.

Onde posso trocar dinheiro?

As instituições autorizadas a fazer operações de câmbio podem fixar livremente as taxas de câmbio, assim como as comissões que cobram nesta operação cambial.

Têm, no entanto, de divulgar, em local visível, as taxas de câmbio e as comissões devem constar do seu preçário.

Podem ainda deixar de cobrar comissões autonomamente, incluindo-as implicitamente nas taxas de câmbio aplicadas.

Leia também:

 

As implicações das taxas de câmbio nos preços

Numa época de comércio global, as taxas de câmbio tomam um papel fundamental nos preços de bens transacionados com países com que praticamos esse comércio.

Ou seja, as taxas de câmbio têm influência no valor das importações e das exportações e, com isso, no nível dos preços e na economia. Para facilitar, vejamos um exemplo.

Imagine que vai comprar online umas calças de 118 dólares num site dos Estados Unidos:

  1. No dia em pensou comprar, a taxa de câmbio EUR/USD era de 1 18012. Pelas calças iria pagar nesse dia 99,99 euros (118 : 1 18012).
  2. No dia seguinte, quando decidiu comprar, a taxa de câmbio já era de 1 19015. Ou seja, pelas mesmas calças pagaria apenas 99,15 euros (118 : 1 19015).
  3. Se no dia em que comprou, a cotação fosse de 1 16012, iria pagar 101,71 euros (118 : 1 16012).

 

Do primeiro para o segundo caso, a cotação do euro aumentou e por cada euro obteve mais dólares. Ou seja, houve uma valorização do euro, o que levou a uma redução do preço a pagar. Podemos assim dizer que a valorização da moeda tem um impacto positivo nas importações mas negativo nas exportações.

Leia também:

 

Pelo contrário, no último cenário, em que a cotação EUR/USD era de 1 16012, por cada euro iria receber menos dólares, ou seja, verificar-se-ia uma desvalorização do euro. O que significa que pagaria mais pelo mesmo produto. Daqui se conclui que a desvalorização da moeda tem um impacto negativo nas importações, mas em contrapartida tem um impacto positivo nas exportações.

Quais os efeitos da taxa de câmbio?

Com a adoção do Euro, as implicações das taxas de câmbio na economia europeia foram neutralizadas.

No entanto, tal não acontece nas relações económicas com os demais países, onde as flutuações das taxas de câmbio têm impactes significativos nas importações e exportações com esses países e consequentemente nos preços desses produtos.

As taxas de câmbio, ao influenciarem o preço das importações, têm também repercussões na taxa de inflação de um país.

Leia também: