A medida Verão Seguro é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna (MAI) que lhe disponibiliza a possibilidade de garantir vigilância à sua casa, enquanto se ausenta em férias. Pode recorrer a este serviço gratuito até 15 de setembro.
Todos sabemos que partir de férias é muitas vezes um momento de grande alegria e libertação, para a família inteira. Representa, afinal de contas, a nossa oportunidade de finalmente atirarmos para trás das costas rotinas e obrigações do dia-a-dia.
Muito de nós, porém, já terão passado pela chocante experiência de – no regresso a casa – se darem conta de que, enquanto fora, a casa tinha sido objeto de inesperada visita dos amigos do alheio. Ou seja, que alguém a tinha assaltado. Muitas vezes, sem sequer suscitar qualquer alarme na vizinhança, tal a discrição e recato da visita. Os donos da casa dão-se conta do que aconteceu depois de meter a chave à porta. Saiba aqui como recorrer à Medida Verão Seguro.
Leia também: Como enfrentar as taxas Covid?
Em que consiste este Programa? Pode recorrer até 15 de setembro
A medida visa apoiar as famílias que tenham necessidade de se ausentar de suas casas durante um período de tempo mais alargado, nomeadamente durante as suas férias.
Nessa altura, e numa tentativa de salvaguardar a segurança de casa e recheio, têm maneira de aceder a um serviço de vigilância que lhes permita partir sem receio de que algo menos bom possa ocorrer.
Trata-se de um serviço gratuito a que já pode recorrer desde 15 de Junho e que se mantém disponível por quatro meses, ou seja até 15 de setembro. Além disso, inclui todo o território nacional sob jurisdição da PSD ou da GNR.
Leia também: Tarifa social de eletricidade: quem tem direito e quanto pode poupar
Como pode solicitar esta vigilância?
O sistema permite-lhe escolher entre deslocar-se a um posto da GNR ou da PSP mais próximo da sua área da residência, e aí solicitar este acompanhamento. Em alternativa, pode aceder à plataforma online, onde pode registar os seus dados de residência.
O procedimento é bastante funcional e intuitivo e apenas tem que seguir os passos que o portal lhe for dando a partir do botão Efetuar Pedido. Após identificação do posto mais próximo da sua zona de residência, distrito, concelho e freguesia, deve preencher o formulário que lhe será apresentado de maneira automática.
Leia também: Quero arrendar a minha casa: como devo proceder?
Boas férias com conselhos úteis de segurança
O site da Medida Verão Seguro deixa-lhe algumas sugestões:
- Possibilidade de instalar um alarme de intrusão;
- Importante manter a aparência de que ainda está alguém em casa;
- Evitar partilhar datas de saída com estranhos;
- Acautele a guarda dos valores mais preciosos;
- Assegure-se de que encerra todos os pontos de entrada da sua casa,
- Caso seja possível, dê conta da sua saída a um vizinho da sua maior confiança, pedindo-lhe alguma vigilância
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Em matéria de segurança, a Caixa e a Fidelidade podem ajudá-lo com soluções capazes de lhe trazer mais tranquilidade em caso de roubo ou de outro tipo de danos - na sua casa ou condomínio.
De acordo com o mais recente Relatório Anual de Segurança Interna, relativo ao ano de 2019, o número de incidências por furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas, estará em queda. Situou-se nos 10 961 casos, o que significa na prática uma diminuição de quase 10 % face ao número de casos registados no ano anterior.
Mesmo assim, o Saldo Positivo aconselha a prudência necessária quando for de férias. Recorra aos meios que puder pôr mão para evitar que incidentes como estes possam acontecer na sua própria casa.
Leia também:
- Moratórias alargam prazos e benefícios
- Contas de água e luz: como evitar o corte?
- Quais as diferenças entre permuta e venda de casa?
- Vai comprar uma casa? Conheça os seguros habitação obrigatórios