Tudo tem regras, já lá diziam os ensinamentos ancestrais da nossa vida em sociedade. Regras que também se aplicam ao ambiente descontraído que reclama ter em sua casa.
Com mais ou menos descontração, eis que é em sua casa que passou a ter que trabalhar. Ou seja no mesmo espaço, e em regime de convívio permanente com a sua família e tarefas caseiras - num desafio pela harmonia.
Mas, trabalhar em casa tem regras e, se as cumprir, verá que o êxito é garantido. Saiba quais e de que modo o podem ajudar a enfrentar este novo desafio.
Leia Também: Formação online: enfrente a crise
Saber organizar o seu espaço
Trata-se de um primeiro passo para se organizar e tirar verdadeiro proveito do tempo e do espaço partilhado. Estabelecer esta fronteira entre o seu ambiente de trabalho – sem o mudar a cada instinto de vontade – ajuda-o a si e aos restantes membros da família. Nomeadamente, a saber respeitar o momento para trabalhar e o momento para se dedicar à família. É importante que preserve um e outro. Sempre que possível, restrinja estes espaços e defenda-os de maneira implacável.
Leia Também: Aproveite o tempo em casa
Saber organizar o tempo: cumpra rotinas
Faça por se levantar à mesma hora de quando ia para o escritório. Este é outro ponto de partida fundamental para conseguir levar avante este período diferente da sua carreira.
Nada de condescender com mais cinco minutos na cama. Normalmente, resultam em meia hora e daqui podem facilmente escorregar para maior demora.
Lembre-se que somos criaturas de hábitos mas há que saber dar-lhes rumo. Mantenha-se fiel aos hábitos da manhã antes da partida para o trabalho. Obrigue-se a cumpri-los e estabeleça um horário para se sentar no seu espaço de trabalho. Um horário para entrar mas também um horário para sair.
Leia Também: Gerir o stress e tomar decisões
Cuidar de si
Estar em casa deve trazer-lhe novos desafios para se manter em forma e com boa aparência. É certo que o ambiente, assim como as múltiplas tarefas a acontecer em simultâneo, podem fazê-lo esquecer-se deste cuidado. Mas, mantenha-se fiel ao principal. Mesmo que sem ginásio ou possibilidade de sauna, aproveite as primeiras horas da manhã e reserve-as para si. Ginástica, exercícios e o controlo de como se deve apresentar são importantes. Para si, mas também para o seu desempenho ao longo do dia. Prepare-se por isso logo de manhã, mesmo que isso implique saltar da cama mais cedo.
Leia Também: As dez regras para cumprir com o Estado de Emergência
Respeitar os momentos de pausa
Almoço e lanche são dois momentos de que não dispensava na empresa. Portanto, não vale dispensar qualquer deles com a desculpa do trabalho. Muito menos, neste momento em que a boa forma pode ficar facilmente comprometida.
Se já é mais difícil manter-se em forma pelas restrições nas saídas de casa, as refeições são para se cumprir. Mais uma vez, da mesma maneira que não deve deixar invadir o espaço do trabalho pela atenção que tem necessariamente que dedicar à família, evite fazer o inverso e anular o que contínua imprescindível para si.
Além disso, parece ser consensual que fazer pequenas pausas ao longo do dia, e não apenas para as refeições, reforça a criatividade e a produtividade.
Leia também: Pontualidade no trabalho
Organize e avalie prioridades
Mesmo que não seja grande adepto das listas que enumeram tarefas a cumprir e que depois podem revelar-se irrealistas ou impossíveis de realizar, opte pela disciplina militar e organize o trabalho de maneira realista.
Comprometa-se diariamente com um conjunto de objetivos e leve-os a termo, mesmo que tenha necessidade de flexibilizar um pouco o horário que estipulou para si próprio. Faça de cada início de dia a declaração de compromisso com essas metas. E nada de dramatizar se isso implicar - pontualmente e nada mais que isso - alguma cedência ao fecho dos assuntos profissionais face aos que dizem respeito à família.
Leia também: Conciliar trabalho e família
Picar o ponto e até amanhã
Na altura de largar o expediente de trabalho, deve fazê-lo. A disciplina que se impõe serve também para isso: fazê-lo desligar e descontrair.
A família deve ser o seu ponto de encontro consigo próprio. Não se esqueça disso. E portanto o que puder ser fechado no dia seguinte de trabalho, não deve obstar ao seu tempo com os que o rodeiam.
O hábito de picar o ponto tem vantagens porque, mais uma vez, delimita o espaço de trabalho e fora dele. Faço-o, mesmo de modo imaginário. Permita-se à quebra de final de dia e deixe-se levar pelas rotinas da família. Encontre momentos de lazer e descontração e garanta que tira pleno proveito deles. Mesmo que com todas as reservas em vigor.
Leia Também: Ir ao Teatro em Casa
Desafiar os limites da flexibilidade
Ficar em casa é uma prova de compromisso - com a família e com o seu trabalho. Encontrar este equilíbrio pode ser complicado e muitas vezes motivo de stress. Desiluda-se se pensa que a tarefa que tem pela frente é simples mas, também não é impossível. Ela tem que ser cumprida.
O bom senso deve reinar assim como a calma e a racionalidade. Este período é mais complexo pela grande novidade que lhe está a impor. O teletrabalho estava ainda longe de ser generalizado em Portugal.
Faça portanto deste momento, de novidade, uma oportunidade – para aguçar o seu espirito de compromisso mas também de criatividade e empreendedorismo. Inove e encontre novas maneiras de se organizar e resolver as tarefas do dia-a-dia.
Leia também: