Avaliações Externas

O desempenho ao nível da Sustentabilidade da Caixa é também avaliado por diferentes entidades nomeadamente avaliações ESG.
Esta prática permite acompanhar tendências e as melhores práticas e refletir essa informação na adequação da Estratégia de Sustentabilidade.

Destas Avaliações destacam-se:

Classificação de Liderança (A-) no questionário de Climate Change do Carbon Disclosure Project (2023)

CDP
A Caixa alcançou a classificação de Liderança (A-) no Carbon Disclosure Project 2023, uma classificação notável em comparação com a média europeia e global do setor financeiro. Na análise realizada, verificou-se que grande parte dos elementos avaliados obtiveram a classificação máxima (A), tendo sido registada uma melhoria significativa nas componentes de Targets e Opportunity Disclosure, para as quais contribuiu a definição do Plano de Transição para a Neutralidade Carbónica publicado pela Caixa.

O CDP é uma entidade não-governamental que fornece um dos mais reconhecidos e completos sistemas de informação ambiental empresarial e que tem como objetivo promover as melhores práticas empresariais em matérias de Governance, face às Alterações Climáticas e à Transição do setor empresarial para uma Economia de Baixo Carbono. Saiba mais sobre o CDP.

Classificação Management (B) no questionário de Climate Change do Carbon Disclosure Project (2022)

CDP
A Caixa alcançou uma classificação de Management (B) no questionário de Climate Change 2022, sendo este resultado superior à média do setor financeiro (B-) e à média global (C). Consulte a resposta da Caixa aqui.

O CDP é uma organização não-governamental que fornece um dos mais reconhecidos e completos sistemas de informação ambiental. Desde a sua fundação, em 2000, que o CDP tem como objetivo promover a transição do setor empresarial para uma economia de baixo carbono.

Classificação Management (B) no Supplier Engagement Rating 2022 do Carbon Disclosure Project

CDP
A Caixa alcançou uma classificação de Management (B) no Supplier Engagement Rating 2022, resultado acima da média do setor financeiro (B-). Este resultado reflete a qualidade das medidas desenvolvidas pela Caixa com vista a incentivar a sua cadeia de valor a adotar compromissos e práticas ambientais que contribuem para a mitigação das alterações climáticas.

Neste âmbito, destaca-se a Declaração de Princípios Éticos e Boas Práticas Empresariais a que os fornecedores da CGD aderem contratualmente e que definem requisitos de conduta relacionados com a sustentabilidade, constituindo-se como um importante mecanismo para mitigar riscos ambientais na cadeia de fornecimento.

Classificação de Advanced no Communication on Progress da United Nations Global Compact

UNGC
Em 2022, a Caixa conseguiu alcançar a classificação mais elevada: GC Advanced no CoP, o que comprova o alinhamento das práticas adotadas por parte do Banco. O Communication on Progress (COP) é uma divulgação anual através da qual a empresa informa as partes interessadas sobre os seus esforços para implementar os 10 princípios em cada uma das 4 áreas (direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Classificação "Robust" no rating Vigeo Eiris

VE
A agência de rating Vigeo Eiris avalia a integração de fatores sociais, ambientais e de governação nas estratégias, operações e gestão das organizações. Em 2020, a CGD obteve a classificação "Robust" com 54/100 pontos encontrando-se acima da média no ranking do setor.

Europe’s Climate Leaders 2022

De acordo com o ranking “Europe’s Climate Leaders 2022” divulgado pelo Financial Times, a Caixa é uma das 400 empresas europeias que lideram o combate às alterações climáticas. Para saber mais clique aqui.