organizar dinheiro

Ano Novo com Vida Nova: organizar dinheiro em casal

DABOX

Se acha que o exercício pode ser difícil, então leia com atenção a lista de cautelas e verá que vale a pena este esforço conjunto. 07-01-2022

Sabia que questões relacionadas com dinheiro são a quarta maior causa de divórcio em Portugal? Vivemos numa cultura em que algumas questões financeiras são vistas como tabu.

Como tal, falar sobre dinheiro no início de um relacionamento é algo muito pouco comum, o que leva muitas vezes os casais a assumirem compromissos sem perceberem de que forma a sua metade lida com questões de natureza financeira. Aliado a este desconhecimento e principalmente em segundos casamentos, vêm também associadas algumas dívidas que acabam por ser omitidas e que podem desencadear problemas futuros.

Assim sendo, devemos sim falar sobre dinheiro e esta deve ser uma conversa que se pode iniciar de forma ligeira logo nos primeiros encontros, já que é aí que surgem também os primeiros gastos. Ainda assim, se esta foi uma conversa que deixou arrastar no tempo e ainda precisa de ser retomada, quero dar-lhe algumas ideias de como pode gerir da melhor forma as suas finanças em casal e sugiro que aproveite o começo deste novo ano para estabelecer algumas mudanças a este nível como meta para os próximos 365 dias.

 

Conversar sobre o tema dinheiro

Este é sem dúvida o primeiro e mais importante passo para que exista uma boa gestão financeira em casal. É através de uma conversa sobre o tema que vai poder tomar todas as decisões abaixo partilhadas e que devem ser tomadas de comum acordo.

Definir metas em conjunto

Por maiores que sejam as diferenças entre o casal naquilo que entendem como uma visão de futuro, também sabemos que é em casal que tomamos algumas das mais importantes decisões financeiras da nossa vida, como por exemplo a compra de casa própria. Assim sendo, é fundamental que o casal esteja alinhado quanto a estas metas importantes, já que vai exigir um esforço de poupança de ambos os lados para que a concretização dos projetos aconteça.

Ser transparente em relação a contas e gastos

Se um dos elementos do casal for demasiado gastador e acabar mesmo por recorrer a créditos devido às compras compulsivas, esta questão irá certamente afetar o relacionamento caso seja escondida e o mesmo acontece com dívidas anteriores à relação, ou com comportamentos relacionados com vícios, como é o caso do jogo. Por mais difícil que seja partilhar estas questões, lembre-se que o outro lado merece conhecer a sua verdadeira realidade em termos financeiros.

Tomar decisões importantes

Há algumas decisões que podem e devem ser tomadas de forma antecipada e para as quais é preciso que haja um acordo, mesmo que mais à frente possam ser ajustadas ou totalmente modificadas. Nomeadamente:

  • Que contas bancárias devem existir? Uma para ambos, uma para cada um, uma para cada um e outra comum.
  • Quem vai gerir as finanças em comum? Poderão ser ambos, ou pode um dos elementos do casal a assumir esta gestão.
  • Como vão ser divididas as contas? Cada elemento pode pagar metade das despesas, ou podem optar por uma percentagem de acordo com aquilo que são as receitas mensais de cada um.
  • Como serão feitas as poupanças e investimentos? Poderão ser feitas individualmente ou em conjunto.
  • Quem fica responsável pelo pagamento de contas em comum? Mais uma vez poderá ser apenas um dos elementos, ou ambos, sendo que deve ficar bem definido quais delas cabem a cada um.

 

Embora este possa parecer um processo com demasiadas nuances, saiba que precisa apenas de desenhar uma estratégia e estruturar um método para que posteriormente, mês após mês, tudo corra de acordo com o previsto e as finanças sejam um tema de conversas agradáveis e interessantes e não um foco de discussões.

 

Sabia que…

Caso tenha uma conta bancária partilhada, a app DABOX também ajuda na gestão do dinheiro em casal? Caso tenha uma conta partilhada com outra pessoa, pode selecionar a opção de conta partilhada e do seu lado apenas se refletem 50% das despesas dessa conta para que possa fazer uma organização financeira mais realista. Caso esta divisão faça pouco sentido, basta apenas que opte por registar a sua conta como se tivesse apenas um dos elementos do casal como titular.

Susana Rosa, @econoMisses

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valoriza estas dicas, conheça e aceda à App Dabox. A Dabox é a App da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. A Dabox disponibiliza serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos. Planei a sua vida financeira numa única App de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

Saiba Mais Aqui