Presentes Natal

Natal: Presentes económicos e cheios de significado

DABOX

Mimar os mais queridos sem esvaziar a carteira é possível. Confira aqui algumas sugestões cheias de espírito e de baixo custo. 03-12-2021

Os presentes de Natal são invariavelmente uma dor de cabeça para muitos portugueses que sentem que precisam de mimar demasiadas pessoas com uma lembrança, que por vezes ultrapassa largamente as suas possibilidades financeiras.

 

Mas, com algumas decisões estratégicas, não precisa de viver esta fase como um pesadelo e pode apenas aproveitar para disfrutar de uma época que se quer em família e à volta de mesas fartas de comida e bebida.

Neste artigo, vamos perceber como pode gerir da melhor forma a compra de presentes de Natal sem ter que recorrer a créditos, nem ficar com a sua conta a zeros.

 

Controle os custos

Mesmo que tenha planeado uma quantia interessante para mimar os mais próximos, é fácil ultrapassarmos os nossos limites e ceder a algumas boas oportunidades que nos surgem um pouco por todo o lado, fruto de campanhas de marketing com uma forte carga emocional, mas também pela nossa maior disponibilidade para gastar dinheiro nesta altura do ano. O ideal é que mesmo que tenha um orçamento folgado saiba bem o que quer oferecer a cada pessoa e quanto tem disponível para cada presente.

 

Presentes económicos e cheios de significado

Por outro lado, se não quer, ou não pode oferecer os tradicionais presentes de Natal a cada elemento da família, há inúmeras alternativas a que pode recorrer, sendo que é preferível numa fase inicial gerir expectativas e falar sobre o tema junto da sua família e amigos, para que todos estejam alinhados.

 

Presentes de Natal caseiros

Os amigos gabam as suas bolachas de gengibre ou os seus bolos, adoram as suas decorações do it youself, ou acham sempre que tem muito jeito para tricotar? Então acabou de encontrar um potencial presente que irá deixar toda a gente com um sorriso no rosto. Faça algo com as suas mãos e ofereça presentes cheios de significado.

 

Ofereça o seu trabalho

Se tem uma profissão que lhe permita oferecer algo especial, aproveite essa mais-valia. Se é fotógrafo, ofereça sessões fotográficas, ou fotografias da sua autoria emolduradas, se é pasteleiro ofereça os seus bolos, se é massagista ofereça uma massagem de relaxamento. E se a sua profissão não lhe permite uma oferta deste tipo, pense num hobby que tem e que pode utilizar da mesma forma.

 

Amigo secreto

O amigo secreto é uma prática popular nos jantares de empresa. Consiste em colocar o nome de todas as pessoas presentes num papel, ou num dos muitos sites que já foram criados para o efeito, e atribuir um amigo a cada pessoa que estará no jantar, amigo esse a quem teremos que oferecer um presente. Pode alargar esta brincadeira também aos presentes de família. Com antecedência, faz-se o sorteio do amigo secreto em família, estipula-se um valor máximo para o presente de cada pessoa e há apenas que fazer uma oferta em vez de comprar presentes para toda a família.

 

Oferecer em conjunto

Outra forma de poupar dinheiro em presentes, e ainda assim oferecer algo que pode até ter um valor significativo passa por juntar-se com outras pessoas para oferecer um presente conjunto que vá ao encontro do que a pessoa realmente precisa ou gosta de receber.

 

Mimar apenas as crianças

Esta é uma prática muito aplicada pelas famílias nos últimos anos e que consiste em oferecer presentes apenas às crianças da família, sendo que os adultos abdicam da troca de ofertas, que muitas vezes acaba por ser desnecessária e onde recebemos invariavelmente presentes que não valorizamos.

 

Presentes que apoiam causas

Sendo esta uma época em que estamos mais alerta para causas sociais, e sendo os portugueses dos povos mais solidários do mundo, podemos aproveitar para apoiar uma causa e fazê-lo em família. Basta apenas que abdiquem da troca de presentes e cada pessoa contribua com um valor para uma causa que decidem em conjunto apoiar. Ou pode fazê-lo de forma individual comprando lembranças em lojas solidárias e oferecendo essas lembranças aos seus familiares.

Embora seja um cliché, nos últimos anos, depois de períodos conturbados que ainda nos assolam, voltamos a dar mais relevância ao que é realmente importante, o estar em família e poder ter uma mesa recheada junto daqueles que são mais importantes e esse sim é o espírito que devemos privilegiar no Natal, com ou sem presentes.

 

Sabia que…

Pode também começar já a preparar o Natal do próximo ano fazendo um Mealheiro com a designação #Natal2022 onde consegue guardar, todos os meses e de forma automática, uma quantia que lhe permitirá maior folga quando as despesas desta época chegarem.

Susana Rosa, @econoMisses