Os Contos do Sebastião

Ficar sem bicicleta é muito triste. Sobretudo se estás muito habituado a levá-la para todo o lado. Foi o que aconteceu ao Sebastião. 28-07-2022

Idade de leitura recomendada: entre 6 e 8 anos

 

E SE FICARES SEM BICICLETA?...

 

Naquele dia, o Sebastião foi para a escola de bicicleta. Assim que o tempo melhorava, ele preferia a bicicleta ao carro dos pais que os obrigava a perder tempo no trânsito e a gastar gasolina.

Deixou-a no mesmo sítio que era habitual, dentro da escola, e trancou-a com o cadeado. No final dessa manhã, quando foi buscá-la para regressar a casa, a bicicleta tinha desaparecido.   

O Sebastião ficou sem reação. Tentou perguntar à D. Adelaide se vira o que se tinha passado mas, era o dia de folga daquela auxiliar e portanto não a encontrou. Ninguém vira nada ou testemunhara nada de estranho.

Alguém tinha levado a bicicleta e o Sebastião ficou sem a única bicicleta que sempre teve. 

 

Começar a poupar para não faltar…

Mal chegou a casa, cabisbaixo e de mãos nos bolsos, os pais perceberam que algo se tinha passado.

O Sebastião contou-lhes tudo. Estava inconsolável e as lágrimas começaram cair-lhe - de tão triste que se sentia. A preocupação deles foi consolar o Sebastião que, sabiam,  gostava muito daquela bicicleta.

Responderam-lhe desta maneira:

- Não chores Sebastião, vamos ajudar-te recuperar a bicicleta. Não temos como comprar-te uma nova mas temos uma ideia para que sejas tu a conseguir fazê-lo.

O Sebastião ficou espantado e disse-lhes:

- Mas como posso eu comprar uma bicicleta nova? Não tenho nenhum dinheiro comigo. E aquelas bicicletas são bem caras.

- Calma! Responderam os pais. Lá por não teres dinheiro contigo agora, não quer dizer que não venhas a ter em breve. Vamos explicar-te…O truque é que consigas poupar esse dinheiro. Assim conseguirás reunir uma quantia suficiente para a compra da bicicleta. E mais, quanto mais poupares, mais depressa a podes comprar.

- Mas como? Respondeu o Sebastião com os olhos arregalados?

- É simples. Quanto custa a bicicleta?

- Ainda não sei.

- Então vais fazer o seguinte, disse a mãe:
1 passo: vais saber o preço de uma bicicleta nova
2 passo: Eu e o teu pai vamos oferecer-te uma quantia inicial. Esta quantia tem que ir crescendo à medida do que fores poupando das tuas semanadas.

Todas as semanas, em vez de gastares o dinheiro onde te apetece, por exemplo, para ir ao cinema com os amigos, comprar bolos, gelados ou cromos, vais pondo um valor de lado. Ou seja, poupas todas as semanas com o objetivo de comprar uma bicicleta nova.

A cara do Sebastião compôs-se de contente. Os olhos de repente brilharam….e pensou:

- É isso mesmo. Vou poupar e assim terei sempre um dinheiro de lado.

- Sabes onde podes guardar esse dinheiro?

- No vaso das flores? Respondeu o Sebastião. Tinha ouvido que isso fazia crescer as moedas…

- Não. Temos uma ideia melhor ainda. A quantia de dinheiro que te oferecermos ser-te-á entregue num mealheiro. Depois apenas tens que ir acrescentando moedas.

Muito importante, nunca te podes esquecer do teu objetivo que é poupar para comprar a bicicleta. Poupar dinheiro é muito importante para que não te venha a faltar.

O que significa poupar?

Poupar significa deixar de gastar dinheiro no presente para o poderes gastar com um objetivo que queiras atingir no futuro. Por exemplo, comprar uma bicicleta ou um livro, ou mesmo comprar uma peça nova de roupa. O Sebastião quis comprar uma bicicleta e por isso o que fez foi poupar com a semanada dos pais. Ao juntar a quantia de dinheiro suficiente, conseguiu comprar a bicicleta e concretizar o seu objetivo. Poupar no presente para gastar lá mais à frente é o truque. Experimenta fazer isso também.