Idade recomendada de leitura: 7 a 10 anos
O ESPELHO DA FLORESTA MÁGICA
Certo dia, o Sebastião foi passear com o seu grupo de amigos. Era domingo, não havia escola e foram conhecer a floresta onde todos diziam que se podiam encontrar bichos raros que falavam com quem deles se aproximasse.
Os amigos diziam-lhe:
- Mas tu acreditas que isso existe? São fábulas antigas e tu tens idade para ter juízo. Esquece!
Mas o Sebastião que é teimoso e muito curioso insistiu… Temos que ir e eu quero conhecer o que lá existe.
Assim foi. Partiram e depressa entram numa floresta luminosa onde as copas das árvores se uniam quase a tocar o céu. Era tudo muito bonito, limpinho e cheio de vida. De repente, era como se tivesse entrado num lindo arco-íris, com um brilho forte e de onde vinha um aroma muito doce a romãs.
A floresta parecia imensa, a perder de vista e fazia lembrar uma bonita manhã de primavera, cheia de pássaros a chilrear; folhas verdinhas a esvoaçar e onde se sentia uma brisa calma a soprar…
Subitamente, escutaram um eco que vinha de cada vez mais perto. Seria o vento?
O que encontraram?
Iam caminhado para tentar descobrir do que se tratava e de repente, entenderam. Nessa altura, foram parados por uma enorme cascata. Parecia um lençol transparente e translúcido, a estender-se do alto até ao fundo do lago que se ia enchendo de água.
A água caia e era maravilhoso. Parecia estarem diante de um espelho gigante que refletia toda a floresta à sua volta e eles próprios. Era como se estivessem a ver um filme ou uma enorme fotografia onde eles próprios apareciam. E mais, apareciam como se ali sempre tivessem vivido. Estavam felizes.
Para testar se o que viam era mesmo como estavam a vê-lo, o Sebastião atirou uma pequena pedra àquele espelho enorme de água.
A pedra em vez de atravessar a água, recuou e a grande velocidade veio bater na cabeça do Sebastião. Fez ricochete. O espelho parecia deixar-lhes uma mensagem. E, quando menos esperavam, essa mensagem chegou mesmo pela voz de alguém que lhe falava de perto:
- Quando atingires a natureza estás a atingir-te a ti próprio. Nunca te esqueças, a natureza é um espelho que reflete a maneira como a tratas. Se a tratares bem, assim também tu serás bem tratado. Este bosque representa todo o planeta. As suas florestas, os seus rios, os mares, as suas montanhas e todos os animais e peixes que o habitam.
A voz que escutavam continuava a falar, parecia ser a própria cascata que devagar lhes explicava - com uma voz de criança - como é importante cuidar da natureza e do meio-ambiente à volta e continuou a explicar…
- Sempre que maltrates o meio-ambiente estás a maltratar-te a ti próprio, à tua família a aqueles de quem gostas…Isto porque o planeta é como um pequeno bosque encantado que precisa de ser cuidado para continuar a brilhar. É um bosque que é partilhado por todos, animais, natureza e Homem.
Sebastião e os amigos pareciam estar a sonhar mas, olharam uns para os outros e rapidamente perceberam todo o recado. O espelho era a sua vida e a sua vida estava naquele espelho.
Foram-se embora e ainda hoje falam da voz que ouviram e que os alertou para a importância da Natureza. Continuam sem perceber quem lhes falava. Se era a cascata ou um dos animais encantados que procuravam quando decidiram visitar aquele bosque que tanto os marcou.
Como podes tratar bem o meio-ambiente e o planeta?
É simples cuidar do Ambiente. Basta lembrares-te desta história e teres em conta que te fala da importância que podes ter nalguns cuidados todos os dias. Mais para a frente, vamos acompanhar-te com mais ideias para conseguirmos defender o ambiente. Chama-se a isso ser sustentável. Juntos, vamos descobrir o que isso é, da sustentabilidade.