Dinheiro digital: o mistério das notas e moedas invisíveis

Os Contos do Sebastião

O dinheiro deixou de circular apenas em notas ou moedas. Hoje já pode circular nos computadores, nos telefones e até pelos telemóveis. Vem dai descobrir o dinheiro digital. 02-09-2025

Idade recomendada de leitura: Dos 6 aos 8 anos

 

DINHEIRO DIGITAL: O MISTÉRIO DAS NOTAS E MOEDAS INVÍSIVEIS

 

Era uma vez um monte de notas – todas direitinhas, alinhadas e sem grande mistério. Bastava contá-las e deixavam de ter segredos para quem as quisesse usar. O Sebastião usava-as cada vez que os pais lhe davam a semanada e ele ia gastando.

Certo dia, o Sebastião percebeu que muito em breve podia deixar de ser assim. Num dos dias em que depois de sair da escola foi para casa dos avós, a máquina de lavar louça avariou.  Foi lá o técnico para a consertar e quando terminou a reparação, disse-lhes quanto tinha custado o trabalho.  

A avó Matilde ficou em pânico quando percebeu que afinal, e ao contrário do que pensara, nem ela nem o avô Alberto tinham dinheiro em casa. Tinham-se esquecido de passar pelo Multibanco e hoje, o avô estava a sentir-se adoentado por isso, não podia sair de casa…

 

Como resolveram a falta de dinheiro em casa?

O Sebastião percebeu a atrapalhação dos avós e lembrou-se de lhes dizer para ligarem ao pai que trabalhava não muito longe da casa dos avós Matilde e Alberto. Os seus avós MA.

Foi exatamente isso que aconteceu. O pai, do outro lado da linha pediu-lhes para passarem o telefone ao técnico com quem falou e se esclareceu sobre a verba a pagar e de que maneira podia ser paga. Como o técnico não parava de falar, devia haver uma lista enorme de maneiras para pagar a conta da reparação.  E mais, qualquer delas parecia muito fácil de conseguir.

Os avós acalmaram-se imediatamente e o Sebastião pressentiu que tudo se resolvera em bem.

 

As notas invisíveis que pagaram a conta

O Sebastião ficou intrigado. Mas, afinal, de que maneira teria o pai conseguido pagar a conta sem sequer se ter deslocado a casa dos avós?

À noite quando chegou a casa, perguntou-lhe que espécie de truque misterioso teria o pai conseguido fazer. Piscou-lhe o olho como se aguardasse ser surpreendido com alguma estória mirabolante - daquelas de onde o pai sempre o ajudava a livrar-se.

O pai explicou-lhe.

- É muito simples…disse ele. Hoje, o dinheiro não circula apenas com notas ou moedas que precisam de ser manuseadas, ou seja, a passar de mão em mão.

O dinheiro pode circular com a mesma facilidade com que envias uma mensagem pelo teu telemóvel. Ou mesmo com que falas pelo telefone. É usado sem o veres ou tocar.

Por exemplo, pelo teu telemóvel, envias informação, certo? Partilhas mensagens ou vídeos e imagens. O dinheiro passou a ser trocado como se fosse informação. Tudo graças à tecnologia.

 

Mas que tecnologia?

Depois da avaria da máquina de lavar roupa, e da aflição dos avós, o Sebastião não confiava grande coisa na tecnologia
- A sério?! Perguntou o Sebastião.

E o pai continuou. Podes aceder ao dinheiro da tua conta sem precisar de o levantar no banco. Basta informares o teu banco que o queres usar e com que destino. Foi isso que fiz esta manhã. Liguei o computador e dei uma ordem de transferência.

O dinheiro circulou da minha conta para a conta da empresa de reparação, com uma ordem de pagamento através de chaves de acesso que se usam como a chave que usamos para entrar em casa.

Mas - mais uma vez - sem se ver qualquer chave! Completou o pai.

O mundo do dinheiro digital pode parecer-te invisível. Mas em breve, perceberás que não é bem assim, continuou.

A conversa acabou desta maneira sem que o Sebastião lhe fizesse mais perguntas. Lembrou-se apenas da prima da Amélia, uma colega de quem ouvira a estória da prima.

A prima da Amélia já tinha aberto uma conta digital em seu nome. Como era mais velha, os pais acharam que a podia ajudar a compreender o valor dinheiro e como geri-lo.  

Segue as próximas aventuras do Sebastião e em breve compreenderás mais detalhes sobre o mundo do dinheiro digital.

 

As próximas aventuras do dinheiro digital...
O dinheiro digital é uma forma moderna de usar dinheiro sem precisares de moedas ou notas. Ele vive nos telemóveis, nos cartões e nos computadores. Pode parecer complicado, mas com a ajuda do Sebastião vais aprender os truques para o usar com inteligência e segurança — como quando aprendeste a andar de bicicleta todos os dias sem ajuda dos pais

 

0 mensagens novas
A Assistente é baseada em Inteligência Artificial. Ao interagir com ela, está a aceitar as condições gerais de utilização.
Por favor, não partilhe dados pessoais ou de terceiros.
Olá, sou a CAIXA,
a sua assistente digital.
Em que posso ajudar?
Quer começar uma nova conversa?
Se continuar, vai perder toda a informação inserida até aqui.