Visite Covid19 estamoson

Casa e Familia

Enfrentar tempos de crise não é fácil por isso, toda ajuda é pouca. Visite Covid19 estamoson e perceba de que modo pode ser-lhe útil. 20-03-2020

 

Enfrentar tempos de crise não é fácil por isso, toda a ajuda é pouca. Visite o Covid19 EstamosOn e perceba de que modo pode ser-lhe útil.

O portal foi lançado esta semana com o objectivo de servir de guia para os esclarecimentos sobre a crise que se desencadeou com a pandemia de Covid19. Trata-se de uma iniciativa do Governo que assim reúne, num único ponto de acesso online, informação bastante completa e transversal sobre o que mais preocupa as famílias.

Quais as vantagens?

Numa altura em que o medo e o desconhecimento tomam conta de muitas famílias que já cumprem o seu período de quarentena, os portugueses passam a contar com uma fonte segura, credível e consistente para o ajudar com muitas das suas interrogações.

Além do escrupuloso cumprimento das regras de segurança que hoje se tornaram de bom senso, há uma cautela de informação. 

Deve manter-se a par das novidades e das respostas às dúvidas que este vírus pode suscitar. Mas deve sempre fazê-lo com base em fontes consistentes. Esforce-se por acompanhar os comunicados, pontos de situação, dicas e conselhos que as autoridades, têm prestado nomeadamente o primeiro-ministro e a directora-geral de Saúde.  Serão sempre fontes seguras e directas de acesso à informação. 

O portal Covid19 EstamosOn vem justamente responder a esse objectivo de agregar, num único ponto,  informação rigorosa, oficial e transversal sobre a pandemia do Covid19.

Como se organiza

Além de todas as linhas de contacto de urgência criadas para acudir ao contexto pandémico, linhas de Saúde; do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou da Segurança Social, este ponto agregador de informação presta ainda serviço sobre muitas das interrogações com que nos confrontamos. Por exemplo, os dados mais recentes da doença e sua propagação em território nacional. 

Paralelamente garante acesso online à documentação oficial que recentemente foi editada por causa deste facto epidemiológico. Nomeadamente, regulamentação, formulários úteis para apresentar em casos de isolamento profilático; comunicados oficiais.

Tome Nota:
Neste momento de inquietação e muita insegurança das pessoas, recorra aos meios de comunicação mais credíveis. Atenção à desinformação e à informação que lhe chega sem valor prático e efectivo sobre os reais cuidados que deve tomar neste contexto de pandemia.

Pode ainda encontrar - e muito importante - esclarecimentos sobre as medidas excepcionais em curso para enfrentar a pandemia e os seus efeitos, em concreto medidas de apoio às empresas e às famílias. Paralelamente, existe uma secção com perguntas frequentes (FAQ) e ainda uma vasta área de informação sobre o exercicio de teletrabalho, assim como das ferramentas disponíveis para ajudar cidadãos e pequenas empresas.