Férias em casa

Como fazer férias em casa sem ficar deprimido?

Casa e Família

Férias em casa não tem apenas desvantagens. Saiba como planear dias de descanso divertidos entre portas. 08-07-2014

Optar por passar as férias em casa não tem de ser sinónimo de falta de diversão ou dias deprimentes, passados em frente à televisão. Em épocas de maior dificuldade económica, em que o orçamento familiar fica reduzido, há que poupar. Os gastos com férias são os primeiros a sofrer cortes.

Para não ficar deprimido, lembre-se que as férias em casa são cada vez mais uma tendência a nível mundial (e não apenas uma opção por falta de dinheiro). Em 2012, foi inventada nos Estados Unidos uma nova palavra para descrever este tipo de férias, staycation  - por oposição a vacation.

Por isso, se não tem disponibilidade financeira para férias luxuosas, ou até mesmo para férias low cost longe de casa, não se preocupe porque é possível planear dias de descanso igualmente interessantes e divertidos tendo como base a sua própria casa. Para começar, faça uma lista de todos os locais que gostaria de visitar e eventos que deseja ir na sua cidade ou região e nunca tem tempo para o fazer quando está a trabalhar ou aos fins-de semana.

Encarne a personagem e seja um turista na sua própria cidade. Vá ao Posto de Turismo, guie-se pelos mapas, descubra ruas e zonas da cidade por onde nunca passou, visite museus e monumentos, assista a concertos, faça um piquenique no jardim, vá a uma matiné de cinema, deixe o carro à porta de casa e ande de bicicleta ou transportes públicos. Para fugir da cidade, e com o calor a apertar, planeie idas às praias mais próximas e que nunca tenha visitado. O  mesmo conselho é válido para o interior do país, onde a oferta de praias fluviais de excelente qualidade é cada vez maior.

Se não lhe apetece sair, opte por programas caseiros diferentes do habitual, como uma sessão de cinema com pipocas na sala, jogos tradicionais, caça ao tesouro, karaoke, pinturas ou churrasco e campismo no jardim. Pode ainda criar os seus próprios produtos de beleza e improvisar um spa, dedicar-se à culinária e experimentar novas receitas, ler um livro ou dormir uma merecida sesta. A imaginação é o limite.

Número: 92.212 km2
De acordo com a Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) que é publicada todos os anos, esta é a superfície total de Portugal (89.088,92 km2 no continente; 2321,96 km2 nos Açores e 801,12km2 na Madeira).

Está à sua disposição para conhecer e explorar nas suas férias mais caseiras. A linha de costa, pela qual Portugal é famoso aqui e lá fora, estende-se ao longo de cerca de mil quilómetros, com centenas de praias banhadas pelo Oceano Atlântico.